Desenvolvendo de habilidades espaciais no Ensino Fundamental com TICs
-
-
Cadeias de Markov e tecnologias digitais: reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em Matemática
Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinícius de Azevedo Basso -
Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos -
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos -
Embodied Learning Environments for Graphing Motion: a Systematic Literature Review
Carolien Duijzer, Marja Van den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis, Michiel Doorman, Paul Leseman
Desenvolvendo empatia e mindfulness com TICs
-
"The Program Affects Me 'Cause it Gives Away Stress": Urban Students' Qualitative Perspectives on Stress and a School-Based Mindful Yoga Intervention
Jacinda K. Dariotis, Fallon Cluxton-Keller, Roxanne Mirabal-Beltran, Laura Feagans Gould, Mark T. Greenberg, Tamar Mendelson -
“After film club, I actually got better at everything”: School engagement and the impact of an after-school film club
Laurie A. Chapin, Carolyn L. Deans, Monique A. Fabris -
A controlled experiment to evaluate the effects of mindfulness in software engineering
Beatriz Bernárdez, Amador Durán, José A. Parejo, Antonio Ruiz--Cortés -
A Digital Storytelling Approach for Fostering Empathy Towards Autistic Children: Lessons learned
Tharrenos Bratitsis -
A Framework for Interactive Mindfulness Meditation Using Attention-Regulation Process
Kavous Salehzadeh Niksirat, Chaklam Silpasuwanchai, Mahmoud Mohamed Hussien Ahmed, Peng Cheng, Xiangshi Ren
Ensino de pessoas com deficiência
-
A avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Juliana Nascimento de Alcântara, Raquel Souza Silva, Solano Sávio Figueiredo Dourado -
A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL, O BRINQUEDO E A TECNOLOGIA ASSISTIVA: RELATO DE UM CASO
Ivani Cristina Voos -
A INCLUSÃO NO CONTEXTO DIGITAL POR MEIO DO USO DE LEITORES DE TELA: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃ DE NOVOS RECURSOS AO LEITOR DE TELA NVDA
Davi Braga da Cruz, Paloma Alinne A.Rodrigues -
A Interação de Escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Ambientes Digitais/Virtuais de Aprendizagem e de Convivência
Morgana Tissot Boiaski, Lucila Maria Costi Santarosa -
A interação e apropriação tecnológica de pessoas com deficiência através de ferramenta multimídia acessível
Lourenço De Oliveira Basso, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto
Formação docente
-
A docência e os desafios da cultura digital
Paula Beatriz Camargo Súnega, Iara Vieira Guimarães -
A fluência digital do professor: uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras
Isis da Costa Pinho, Marilia dos Santos Lima -
A systemic model for differentiating school technology integration
Tel Amiel, Luis Claudio Kubota, Willian Washington Wives -
As interfaces da implementação do projeto UCA na Bahia e Santa Catarina
Elisa Maria Quartiero, Maria Helena Silveira Bonilla, Mônica Fantin, Nelson De Lucca Pretto, Lívia de Andrade Coelho -
As tecnologias móveis na formação docente
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete
Letramento matemático e pensamento computacional
-
A abstração reflexionante no pensamento computacional e no desenvolvimento de projetos de robótica em um makerspace educacional
Maria Inês CASTILHO, Karen Selbach BORGES, Léa da Cruz FAGUNDES -
A experiência de implantação de uma disciplina obrigatória de pensamento computacional em um colégio de educação básica
André Luís Allice RAABE, André Luiz Maciel SANTANA, Elieser Ademir de JESUS, Eduardo Alves da SILVA, James Roberto BOMBASAR, Natália Ellery Ribeiro COUTO -
A tool for the introduction of programming and computational thinking with motivation using Virtual Reality
Herminio Paucar CURASMA, Alberto Barbosa RAPOSO -
Aplicação da ferramenta scratch para o aprendizado de programação no ensino fundamental I
Gercineide Torres da SILVA, José Luziel de SOUZA, Luiz Augusto Matos da SILVA -
Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional
Débora Priscillla da Silva SILVA, Simone Shirley SIDNEI, Ângelo Magno de JESUS, Carlos Eduardo Paulino SILVA
Pensamento crítico auxilia no desenvolvimento de soft skills
Em breve, os artigos desta pesquisa serão disponiblizados.
Robótica na educação
-
A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino
Gabriela Lígia Reis, Luis Fernando Freire Souza, Márcio Falcão Santos Barroso, Eduardo Bento Pereira, Erivelton Geraldo Nepomuceno, Gleison Fransoares Amaral -
A revolução da robótica utilizando lixo eletrônico no ensino básico: formação ampliada e menor vulnerabilidade de jovens à violência nas escolas públicas
Carolina Cajazeira de Melo e Silva, Josualdo Junior Dias da Silva, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Débora Abdalla Santos, Hugo Saba -
A robótica como técnica de aprimoramento no ensino da matemática no quilombo do Peafú - Monte Alegre/Pará
Juliane Conceição de Meireles, José Ricardo e Souza Mafra -
A utilização da robótica educacional nas aulas de ciências
Josilda dos Santos Nascimento Mesquita, Mirian Pacheco Silva Albrecht -
Aplicação da robótica educacional em escolas públicas: relato de experiência
Maria C. Brito, Deise A. Peralta, Gustavo Morceli, José P. A. Prado
TICs e discalculia na educação básica
-
Effect of a Virtual Environment on the Development of Mathematical Skills in Children with Dyscalculia
Marcus Vasconcelos de Castro, Márcia Aparecida Silva Bissaco, Bruno Marques Panccioni, Silvia Cristina Martini Rodrigues, Andreia Miranda Domingues -
Game Design Recommendations Focusing on Children with Developmental Dyscalculia
Matheus A. Cezarotto, André L. Battaiola, Panayiotis Zaphiris, Andri Ioannou -
Uma Proposta de Utilização de Jogos Sérios no Auxílio ao Diagnóstico da Discalculia
André Filipe Medeiros, Alan Tavares, Yuri Kelvin Silva, Rodrigo Valença
TICs e habilidades de vida
-
A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio
Deivid Alex dos Santos, Paula Mariza Zedu Alliprandini -
Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças
Elaine Silva Rocha Sobreira, Alessandra Aparecida Viveiro, João Vilhete Viegas d’Abreu -
Can we teach to think in primary schools? A comparative analysis of the English and the Brazilian National Curriculum and the impact of a small-scale cognitive enhancement study in Brazil.
Stela Marques -
Jogos digitais e aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado
Daniela Karine RAMOS, Fernanda Albertina GARCIA -
KHAN ACADEMY: TECNOLOGIA FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Jonatan Ismael Eisermann, Julhane Alice Thomas Schulz
TICs e habilidades socioemocionais
-
Design and implementation of a student-generated virtual museum in a language curriculum to enhance collaborative multimodal meaning-making
Caroline M.L. Ho, Mark Evan Nelson, Wolfgang Müeller-Wittig -
Designing global futures: A mixed methods study to develop and validate the teaching for global readiness scale
Shea N. Kerkhoff -
Development and validation of the Malaysian 21st century skills instrument (M-21CSI) for science students
Kamisah Osman, Tuan Mastura Tuan Soh, Nurazidawati Mohamad Arsad -
Educating the next generation of atmospheric scientists within a European Network of Excellence
E. Schuepbach, E. Uherek, A. Ladstätter-Weissenmayer, M.J. Jacob -
Informatics meets foreign languages COOL ideas for a cross-curricular cooperation
Barbara Sabitzer
TICs e transtornos do neurodesenvolvimento
-
A Comunicação Alternativa para além das Tecnologias Assistivas
Leila Regina Nunes, Catia Crivelenti de Figueiredo Walter -
A proposal software for multidisciplinary treatment of autistic children
E. Guerra, F. Furtado -
A tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista
Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Neiza de Lourdes Frederico Fumes -
Accuracy in dictation after improvement of reading and copying skills in a student with learning difficulties
Ana Claudia Moreira Almeida Verdu, France Matos de Oliveira -
Atividades aplicadas pelos pais para ensinar leitura para filhos com autismo
Ana Rubia Saes Menotti, Camila Domeniconi, Priscila Benitez, Ana Rubia Saes Menotti, Camila Domeniconi, Priscila Benitez
TICs em alfabetização
-
A ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O USO DO COMPUTADOR: O SUPORTE DIGITAL COMO MAIS UM INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Julianna Silva Glória, Isabel Cristina Alves da Silva Frade -
A Coefficient of Agreement for Nominal Scales
Jacob Cohen -
A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
Sérgio Antonio da Silva Leite, Cynthia Bauab Fabricio D’Estefano -
Adoletras: Um jogo de Realidade Aumentada para auxiliar no processo de Alfabetização
Tatyane Silva, Amanda Da Silva, Jeane Melo -
Alfabeta: Uma proposta de objeto de aprendizagem para apoio a alfabetização
Livia Barreto, Isabela Cavaco, Danielle Rousy Silva
TICs em currículos inovadores
-
Educação para transformação social: entre o projeto Âncora e projeto Araribá
Alessandra Possebon -
Experiências inovadoras: aspectos filosóficos e metodológicos da Escola Projeto Âncora, Escola da Ponte e Pedagogia Waldorf
Geovar Miguel dos Santos -
Mudando a educação com metodologias ativas
José Morán -
O cuidado como atitude básica para uma educação interdimensional: análise de uma experiência
Júlio Magno Horta
TICs em letramento matemático
-
FÁBRICA DE MATEMÁTICAS: UMA ESCOLA EXPANDIDA POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E DA COOPERAÇÃO
Camila Aliatti -
Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Veneziano, Maraisa Helena Borges Estevão Pereira, Lucas Thomaz, Thales Eduardo Gomes Moreira, Neuza Meller -
Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque
Wagner Marques -
Genius Math: uma aplicação mobile para auxiliar a aprendizagem da matemática na pré-escola.
Stefane Menezes, Jiani Da Roza -
INSTIGANDO MÚLTIPLAS FORMAS DE NUMERAMENTO COM ATIVIDADES EM SMARTPHONES
Wagner Marques
TICs na formação de professores
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: UM MOSAICO DE CONCEPÇÕES E EMOÇÕES
Daniela Karine Ramos -
A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO PEDAGOGO: (RE) DEFININDO CONCEITOS
Nathana Fernandes, Naila Cohen Pomnitz -
Aplicativos para Tablets: Ferramentas para o Pensar
Débora Valletta -
Autoevaluación y Emociones en la Formación Inicial de Profesores de Educación Física
Alberto Moreno D, Carmen Trigueros C, Enrique Rivera G -
CINEMA: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Solange Castro Schorn
TICs no ensino de matemática
-
A Atenção Voluntária na Construção de Conceitos Trigonométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica
-
A Experiência de Alunos de uma Escola Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de Matemática
-
A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS FRACTAIS
-
A Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista
TICs para compreensão de leitura
-
A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
Adair Aguiar Neitzel, Taíza Mara Rauen Moraes, Cleide Jussara Muller Pareja -
A leitura, por crianças pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada
Mônica Daisy Vieira Araújo -
A percepção dos alunos sobre o uso de webquest no desenvolvimento da leitura hipertextual
José de Ribamar Carvalho Júnior, Silvana Neumann Martins -
EDUCATION, TECHNOLOGY AND CREATIVE INDUSTRY: A CASE STUDY OF WATTPAD
Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa, Rodrigo Otávio dos Santos -
Inovação no ensino: letramento crítico no smartphone em sala de aula de língua portuguesa / Innovation in education: critical literacy using smartphones in the Portuguese language lesson
Élida Paulina Ferreira, Daiane Conceição Simões Santos
TICs para letramento de surdos
-
A Framework to Inform Design of Learning Objects for Teaching Written Portuguese (2nd Language) to Deaf Children via Sign Language (1st Language)
Cayley Guimaraes, Moisés H.R. Pereira, Sueli Fernandes -
Aplicação de um Programa de Ensino de Palavras em Libras Utilizando Tecnologia de Realidade Aumentada
Dariel de Carvalho, Eduardo José Manzini -
Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos
Letícia P. Medeiros, Marcos Elia, Mônica P. dos Santos -
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS SURDAS
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Ana Paula Cortina Liz
Carregando...