TICs para compreensão de leitura
Tecnologias digitais educacionais para a compreensão de leitura em contextos de letramento
Quais são as evidências científicas sobre os usos das tecnologias digitais educacionais aplicadas à compreensão leitora e/ou ao processo de letramento em Língua Portuguesa?
De que forma os estudos reportados na literatura tematizam os usos das tecnologias digitais educacionais no processo letramento com vistas à compreensão de leitora na educação básica brasileira?
Quais as tecnologias digitais educacionais são usadas no contexto de letramento escolar para compreensão leitora?
Usos das tecnologias educacionais digitais com abordagens semióticas, na construção de sentidos da leitura, na literatura digital e na leitura hipertextual;
Práticas de leitura da literatura online em suportes digitais como estratégia a serem incluídas na formação de leitores;
Usos das tecnologias educacionais digitais para compreensão de leitura de gêneros textuais digitais diversos e para o desenvolvimento de hipóteses de escrita;
Experiências desenvolvidas no ensino fundamental I e II, ensino médio e educação infantil.
Predominância de estudos qualitativos do tipo pesquisa-ação e de cunho descritivo;
Estudos desenvolvidos a partir de sequências didáticas de leitura e escrita;
Formação do professor como pressuposto para o desenvolvimento de experiências com o uso das tecnologias educacionais digitais;
Experiências de usos das tecnologias em detrimento de evidências de aprendizagens;
Abordagem superficial sobre as subáreas de Língua portuguesa: leitura, compreensão, letramento e literatura.
- Adriana Cavalcanti dos Santos
- Viviane Caline de Souza Pinheiro
- Yana Liss Soares Gomes
-
A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital
Adair Aguiar Neitzel, Taíza Mara Rauen Moraes, Cleide Jussara Muller Pareja -
A leitura, por crianças pequenas, de obras de literatura digital e digitalizada
Mônica Daisy Vieira Araújo -
A percepção dos alunos sobre o uso de webquest no desenvolvimento da leitura hipertextual
José de Ribamar Carvalho Júnior, Silvana Neumann Martins -
EDUCATION, TECHNOLOGY AND CREATIVE INDUSTRY: A CASE STUDY OF WATTPAD
Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa, Rodrigo Otávio dos Santos -
Inovação no ensino: letramento crítico no smartphone em sala de aula de língua portuguesa / Innovation in education: critical literacy using smartphones in the Portuguese language lesson
Élida Paulina Ferreira, Daiane Conceição Simões Santos -
Memes de internet nas aulas de Língua Portuguesa: algumas alternativas para o estudo do gênero
Isnalda Berger, Úrsula Cunha Anecleto -
Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental
Maria Auxiliadora Silva Freitas, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Dirlene Márcia Costa Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel -
Mídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais
Ana Cláudia Pavão Siluk, Lilian Roberta Ilha Saccol, Angela Balbina Picada Roveder -
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses
Jefrei Rocha, José Breves Filho, Marcos Negreiros Gomes -
O uso das tecnologias digitais na busca da superação do analfabetismo
Larisse Santiago, Marcos Dionisio, Rita Sampaio -
Registros Digitais: desafios e sucessos nas aulas de Literatura do Ensino Médio (Digital Records: Challenges and Achievements at Literature Classes in High School)
Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira -
Uso de "software" como mediador na aprendizagem da leitura: estudo de caso
Aline Sberse Sengik, Carla Beatris Valentini, Jordana Wruck Timm