Voltar à lista

Desenvolvendo de habilidades espaciais no Ensino Fundamental com TICs

TICs para o desenvolvimento de habilidades espaciais: uma revisão sistemática da literatura

Estudos analisados na revisão/mapeamento
29
artigos acadêmicos
Publicados de
2015
a
2019
Principal Pergunta de Pesquisa

Como as TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais no Ensino Fundamental e quais evidências na utilização das TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais?

Principal Achado
Outros Achados

Quais TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais do Ensino Fundamental?

As TDIC encontradas para o desenvolvimento de habilidades espaciais foram: o computador conectado à internet como instrumento principal da integração e podem favorecer o processo de ensino e de aprendizagem, revelando possibilidades de criação dialógica propiciada pelas interações de pensamentos, conceitos, imagens, mídias e ideias, nas quais o sujeito atua de forma consciente com os objetos do conhecimento, o tablet, smartphone, SuperLogo, softwares de geometria dinâmica como Geogebra 3D, Tretis, Vídeo Game, o Régua e Compasso, GeoLibras, atividades de robótica, Objetos de Aprendizagem (OA), Poly e Tangram Ninja.

Como as TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais, têm sido avaliadas?

Seja qual for a abordagem para o uso das TDIC na Educação Matemática para o desenvolvimento de habilidades espaciais, é preciso que o professor, ao realizar atividades educativas, elabore o seu planejamento a partir de estratégias didáticas e mecanismos de avaliação para atender aos objetivos e necessidades do grupo que sustentem um espaço que vai se desdobrando para uma diversidade de caminhos que não estabeleçam limites para a imaginação.
Produção de conhecimento sobre o tema

Mediante o desafio lançado para a busca de evidências em pesquisas nacionais que envolvessem as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais na educação básica não foi fácil, tendo em vista que ainda é precário o cenário para tal temática, e nos remete a reflexões sobre as possibilidades e potencialidades que esse binário, TDIC e Habilidades Espaciais, possui para produzir significados nos processos de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico.

Os argumentos aqui apresentados defendem a ideia de que ainda é possível desenvolver práticas com as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais com os alunos da educação básica, em espaços para ensinar e aprender Geometria Espacial pela interação, exploração de atividades, na experimentação e na colaboração entre os sujeitos envolvidos neste espaço, a fim de que se proporcionem evidências para reflexões no processo formativo de uma área ainda pouco explorada.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Geometria e anos iniciais Habilidades espaciais e TDIC Práticas geométricas e anos iniciais TDIC e Geometria
Autores
  • Carloney Alves de Oliveira
  • Joenneyres Raio de Souza Amancio
  • Leila Augusta de Oliveira Barros
  1. Games for Teaching Mathematics in Nigeria: What Happens to Pupils’ Engagement and Traditional Classroom Dynamics?

    Opeyemi Dele-Ajayi, Rebecca Strachan, Alison Jane Pickard, Jonathan J. Sanderson
  2. Improving the Working Memory During Early Childhood Education Through the Use of an Interactive Gesture Game-Based Learning Approach

    Tareq Alzubi, Raquel Fernández, JuliáN Flores, Montserrat Duran, José M. Cotos
  3. Reducing Mistakes in Mathematics Problem Solving through Behavioral Training with a Tablet Computer

    Youngjae Kim, Cheolil Lim, Haewook Choi, Minsoo Hahn
  4. The Effect of Programmable Tactile Displays on Spatial Learning Skills in Children and Adolescents of Different Visual Disability

    Fabrizio Leo, Elena Cocchi, Luca Brayda
Carregando...