Desenvolvendo de habilidades espaciais no Ensino Fundamental com TICs
TICs para o desenvolvimento de habilidades espaciais: uma revisão sistemática da literatura
Como as TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais no Ensino Fundamental e quais evidências na utilização das TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais?
As TDIC podem ser usadas nas aulas de Matemática para explorar suas potencialidades nos processos de ensino e de aprendizagem, articulando a teoria e a prática, de forma crítica e autônoma, na construção do conhecimento de maneira significativa para o desenvolvimento de habilidades espaciais, como a capacidade para gerar, reter, recuperar e transformar imagens visuais bem estruturadas, além da capacidade de manipular informações complexas por meio de diferentes níveis, tanto para ensinar sobre computação como para ensinar praticamente qualquer assunto, constituindo-se em alternativas inovadoras para a geração de situações de aprendizagem mais coerentes com o perfil atual.
Quais TDIC têm sido utilizadas em pesquisas nacionais no ensino de Matemática, de modo particular, para o desenvolvimento de habilidades espaciais do Ensino Fundamental?
Como as TDIC que auxiliam o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental no que tange a habilidades espaciais, têm sido avaliadas?
Mediante o desafio lançado para a busca de evidências em pesquisas nacionais que envolvessem as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais na educação básica não foi fácil, tendo em vista que ainda é precário o cenário para tal temática, e nos remete a reflexões sobre as possibilidades e potencialidades que esse binário, TDIC e Habilidades Espaciais, possui para produzir significados nos processos de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da escola, para a reorganização do pensamento matemático relativo às mudanças curriculares, buscando encarar desafios, numa construção coletiva de conhecimento científico.
Os argumentos aqui apresentados defendem a ideia de que ainda é possível desenvolver práticas com as TDIC para o desenvolvimento de habilidades espaciais com os alunos da educação básica, em espaços para ensinar e aprender Geometria Espacial pela interação, exploração de atividades, na experimentação e na colaboração entre os sujeitos envolvidos neste espaço, a fim de que se proporcionem evidências para reflexões no processo formativo de uma área ainda pouco explorada.
- Carloney Alves de Oliveira
- Joenneyres Raio de Souza Amancio
- Leila Augusta de Oliveira Barros
-
Bridging Primary Programming and Mathematics: Some Findings of Design Research in England
Laura Benton, Celia Hoyles, Ivan Kalas, Richard Noss -
Cadeias de Markov e tecnologias digitais: reflexões sobre a construção de conhecimentos dos discentes em licenciatura em Matemática
Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Rodrigo Sychocki da Silva, Dante Augusto Couto Barone, Marcus Vinícius de Azevedo Basso -
Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos -
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos -
Embodied Learning Environments for Graphing Motion: a Systematic Literature Review
Carolien Duijzer, Marja Van den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis, Michiel Doorman, Paul Leseman -
Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos
Cristina Paludo Santos, Carlos Loose -
Games for Teaching Mathematics in Nigeria: What Happens to Pupils’ Engagement and Traditional Classroom Dynamics?
Opeyemi Dele-Ajayi, Rebecca Strachan, Alison Jane Pickard, Jonathan J. Sanderson -
GENDER POSITIONS AND HIGH SCHOOL STUDENTS’ ATTAINMENT IN LOCAL GEOMETRY
Hailu Nigus Weldeana -
Improving the Working Memory During Early Childhood Education Through the Use of an Interactive Gesture Game-Based Learning Approach
Tareq Alzubi, Raquel Fernández, JuliáN Flores, Montserrat Duran, José M. Cotos -
Investigating Complexity to Assess Student Learning from a Robotics-Based Task
Annie Savard, Viktor Freiman -
Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria
Jamerson dos Santos Pereira, Andreia Maria Pereira de Oliveira, Jamerson dos Santos Pereira, Andreia Maria Pereira de Oliveira -
Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada Pelo Uso de TDIC
João da Silva, Gilvandenys Leite Sales, Eliana Leite, Luiza Pontello -
O Software Régua e Compasso como Facilitador na Aprendizagem Significativa da Geometria Plana
Carmen Carmo, Delfa Zuasnabar -
Poly e GeoGebra 3D: um experimento de ensino na educação básica
Andressa Trainotti, Rodrigo Sychocki da Silva -
Problem-solving for STEM learning: navigating games as narrativized problem spaces for 21st century competencies
Azilawati Jamaludin, David Hung -
Reducing Mistakes in Mathematics Problem Solving through Behavioral Training with a Tablet Computer
Youngjae Kim, Cheolil Lim, Haewook Choi, Minsoo Hahn -
Tangram Ninja: uma aplicação interativa como recurso pedagógico para aprendizagem de geometria
Gerson Rodrigues Santos, Richarlyson DEmery, Zildomar Felix, Glauber Magalhães Pires, Livia Pires, Maicon Herverton Lino Ferreira da Silva, Jorge Correia Neto, Hidelberg Oliveira Albuquerque -
The Effect of Programmable Tactile Displays on Spatial Learning Skills in Children and Adolescents of Different Visual Disability
Fabrizio Leo, Elena Cocchi, Luca Brayda -
Uma Experiência de Formação Continuada com Professores de Arte e Matemática no Ensino de Geometria
Marli Regina dos Santos, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Marli Regina dos Santos, Maria Aparecida Viggiani Bicudo