Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque
Resumo
Nossos estudantes estão conectados e o fazem, invariavelmente, com smartphones. Sentimo-nos inclinados a investigar a inserção desse recurso em aulas que envolvem cálculos e informações trazidas do cotidiano, com o propósito de averiguar a possibilidade de emersão de novas práticas de numeramento com alunos do ensino médio profissionalizante, do curso técnico de eletromecânica, quando os aprendizes se apropriam dessa tecnologia ao resolverem problemas elaborados com as lentes das atividades instigadoras. Sob uma abordagem intervencionista na própria prática e uma dinâmica de ensino totalmente aberta, criamos um grupo no WhatsApp que iniciou suas postagens após a publicação de um vídeo e provocação realizada por este pesquisador, professor regente da turma, suscitando aporte para elaborarmos e implementarmos tarefas, a serem realizadas em grupos, trios ou duplas, durante o horário de nossas aulas, pautando-se os cálculos no uso do aplicativo gratuito MyScript Calculator. Pressupostos da neurociência apresentam indícios de sustentarem uma análise posterior, pois podem nos fornecer subsídios que permitam investigar como os estudantes resgatam, manipulam, formam novas imagens e as oferecem (ou não) ao domínio público, a partir da interação com um objeto, mediada pela tecnologia digital. Gravações de áudio e vídeo, fotografias, folha de atividades dos alunos, resoluções no aplicativo, postagens no grupo de WhatsApp e diário do pesquisador foram os instrumentos que nos oportunizaram a produção e captura dos dados. Desta forma, o presente texto, recorte de uma pesquisa de doutoramento em fase de qualificação, ilustra o desenho das telas e deixa sinais das próximas cenas para que o leitor vá formando suas imagens.