TICs na formação de professores
Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação de professores em habilidades socioemocionais
As tecnologias digitais e de informação e comunicação (TIDCs) têm sido adotadas no Brasil em processos de formação docente em habilidades socioemocionais?
Existem evidências do uso de tecnologia educacional na formação docente em habilidades socioemocionais?
Houve a descrição ou referência a estudos similares pelos autores?
Os estudos apresentam conclusões de forma clara?
Quais os resultados da aplicação de tecnologia no processo de uso das TIDICs na formação docente em habilidades socioemocionais?
As produções selecionadas e analisadas se reportam ao período de 2009 a 2019 e refletem uma concepção teórico-prática que permeia o contexto educacional brasileiro neste período. No que diz respeito ao uso de TIDCS na formação docente em habilidades socioemocionais consideramos inexistente cursos ou programas de formação docente que utilizem as tecnologias como meio para se desenvolver o conteúdo em habilidades socioemocionais e possibilite seu uso para aplicação na educação básica. A inserção de critérios responsáveis pela utilização das TIDCs na formação docente aparecem a partir de experiências individualizadas em contextos particulares e demonstram o uso de tecnologias utilizadas apenas como instrumento utilizado em cursos e/ou capacitação. Nesse sentido as TIDCs não aparecem como possibilidade teórico-metodológica. Em relação às habilidades socioemocionais verificamos que a mesma aparece como uma habilidade a ser desenvolvida na formação docente, mas, nunca como conteúdo principal. Consideramos que isso reflete a forma como se dá historicamente a construção dos modelos teórico-metodológicos da formação docente no Brasil que consideram as habilidades e competências cognitivas como fundantes do processo educacional. A especificação e preocupação dos aspectos socioemocionais surgem num período recente, a partir dos anos 2000, sendo citada no Relatório Delors e apontada em estudo subsequente realizado pela UNESCO como mais importantes do que os aspectos cognitivos no ensino e aprendizagem. Os estudos apontam de forma isolada o trabalho com competências emocionais, emoções, habilidades socioemocionais e sempre como habilidade a ser desenvolvida por estudantes e alunos e não como teoricamente norteadoras da formação docente. Considerando enquanto especificação o contexto de produção e expressão das habilidades socioemocionais as mesmas aparecem no sentido de proporcionar um melhor respaldo para que docentes possam lidar com aspectos sociais e emocionais dentro da escola sem contudo apontar a importância de como desenvolvê-las. A formação docente concentra-se no saber-fazer e nos saberes cognitivos. Podemos dizer em relação as tecnologias que boa parte apontam uma preocupação com os caminhos trilhados pela educação básica nacional sobre sua utilização e sobre a produção de materiais com um enfoque meramente tecnicista. As tecnologias digitais não aparecem como possibilidade teórico-metodológicas de trabalho pedagógico. Inerente a isto, evidenciamos que ainda não é objetivo ou preocupação do Estado, a partir de suas ações e proposições de políticas públicas uma formação docente adequada e efetiva em relação à temática analisada em nosso estudo. Percebe-se que o contexto das habilidades ( ou competências) socioemocionais é relativamente novo no contexto brasileiro e surge nos documentos legais norteadores das Políticas Públicas recentemente, obtendo destaque apenas na Base Nacional Comum Curricular de 2018. Isto impõe urgência na elaboração de Políticas efetivas de formação docente.
- Ana Paula Freire de Araújo
- Edilene Bezerra da Silva
- Marilene Salgueiro
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