Ensino de pessoas com deficiência
Tecnologias da informação e da comunicação para apoiar o ensino de pessoas com deficiência
Como as tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas na educação de pessoas com deficiência?
Quais as principais tecnologias utilizadas na educação de pessoas com deficiência?
Qual a prevalência de uso de tecnologia para educação em relação ao tipo de deficiência?
Que tipos de evidências empíricas foram encontradas sobre uso da tecnologia na educação de pessoas com deficiência?
Quais os principais focos dos estudos?
- gestão da educação e técnicas relacionadas a formas de gerenciar e gerir o processo educacional
- avaliação de ferramenta, método, processo
- evidência: algum tipo de prova, empírica ou não, sobre um tema
- ferramenta: proposição ou descrição de uma ferramenta, não necessariamente avaliando ou provendo evidência
- método: proposição ou descrição de uma abordagem sistemática e sequencial para algo relacionado ao processo de ensino
- modelo: proposição de modelos ou representações do conhecimento (como ontologias) que seriam utilizados por outros sistemas; modelos conceituais, com uma base de conhecimento sobre determinado tópico.
Quais os públicos-alvo das tecnologias?
Quais as faixas etárias dos estudantes com deficiência participantes dos estudos?
Em quais áreas de conhecimento prevalece o uso de tecnologias na educação especial?
As tecnologias analisadas estão disponíveis para uso em escala?
Houve um aumento expressivo na quantidade de publicações [70% de 2012 a 2017] relacionadas ao tema de educação especial utilizando TICs.
Existe uma grande concentração de estudos na região Sul, seguida pelas regiões Sudeste e Nordeste, em função da existência de uma pós-graduação consolidada naquela região.
- Armando Toda
- Seiji Isotani
- Wilmax Marreiro Cruz
-
A avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Juliana Nascimento de Alcântara, Raquel Souza Silva, Solano Sávio Figueiredo Dourado -
A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL, O BRINQUEDO E A TECNOLOGIA ASSISTIVA: RELATO DE UM CASO
Ivani Cristina Voos -
A INCLUSÃO NO CONTEXTO DIGITAL POR MEIO DO USO DE LEITORES DE TELA: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃ DE NOVOS RECURSOS AO LEITOR DE TELA NVDA
Davi Braga da Cruz, Paloma Alinne A.Rodrigues -
A Interação de Escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Ambientes Digitais/Virtuais de Aprendizagem e de Convivência
Morgana Tissot Boiaski, Lucila Maria Costi Santarosa -
A interação e apropriação tecnológica de pessoas com deficiência através de ferramenta multimídia acessível
Lourenço De Oliveira Basso, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto -
A tecnologia assistiva SCALA na promoção de narrativas de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista sobre as suas experiências escolares e o autismo
Ivanise Bittencourt, Neiza Fumes -
A Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista
Andrea Pereira, Cristiane Da Silva Stamberg, Anderson Stochero, Bruna Willig Kopplin, Samuel Forrati -
A Utilização de Role Playing Games Digitais como Ferramenta Complementar no Processo de Aprendizagem de Crianças Deficientes Visuais
Felipe Sobral, Luan Umeres, William Schanoski, Roberta Bartelmebs, Marcos De Assis -
aBoard: uma Plataforma Computacional na Nuvem para Comunicação Alternativa e Educação Inclusiva
Thiago Lima, Edson Silva, Augusto Lima, Natália Franco, Robson Fidalgo -
aBoard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa
Natália Franco, Thiago Lima, Augusto Lima, Edson Silva, Rinaldo Lima, Ticia Cavalcante, Robson Fidalgo -
Acessibilidade na Educação a Distância: desenvolvimento de um player de mídia acessível utilizando HTML5 e WAI- ARIA e sua integração com o Moodle
Alan Ghelardi, Joice Lee Otsuka, Cristian Kawakami -
Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica
Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Maristela Compagnoni Vieira, Fernanda Schneider, Jean Felipe Patikowski Cheiran -
Acessibilidade para pessoas com deficiência visual no Moodle
Cristina Madeira Coelho, Patricia Neves Raposo -
Algoritmo Premium: uma ferramenta de ensino para auxiliar o aprendiz com deficiência intelectual nos cursos técnicos em informática
Lia Martins -
AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada: O acesso do deficiente motor severo a softwares e Web
T R Garbin, C A Dainese -
Análise de Atividades Gráficas para Crianças com Síndrome de Down
Agnes Lara Eringer Borges, Miryam Bonadiu Pelosi, Janaína Santos Nascimento, Juliana Valéria de Melo -
Aplicativo de quis sobre Química Inorgânica acessível a pessoas com deficiência visual: QuiSalino
Priscila Vaz -
Aplicativo Identificador de Cédulas para Apoio ao Ensino do Sistema Monetário Brasileiro a Pessoas com Deficiência Visual
Jaline Mombach, Daniel Welfer -
Aplicativos de tradução para Libras e a busca pela validade social da Tecnologia Assistiva
Ygor Corrêa, Maristela Compagnoni Vieira, Lucila Maria Costi Santarosa, Maria Cristina Villanova Biasuz -
AprenDER - Ferramenta de Apoio à Construção de Diagrama Entidade Relacionamento para Deficientes Visuais
Rafael L Magalhães, Michelle M F Neto -
Aprendizado Acessível
Marcos Devaner Nascimento, Bruno Queiroz, Michael Guimaraes, Lidiane Castro Silva, Eder Soares, Francisco Oliveira, David Ribeiro, Cristiane Ferreira -
Aprendizagens partilhadas: O uso da tecnologia por um deficiente visual aos seus professores na educação superior
Natália Hends de Medeiros, Miguel Silva -
Apresentando o BEM: Um Objeto de Aprendizagem para mediar o processo educacional de crianças com deficiência visual e videntes nas operações básicas de Matemática
André Luiz P. Dantas, Gabriela R. P. Rezende Pinto, Claudia Pinto P. Sena -
AssistLibras: Um Assistente Gráfico para Construção de Sinais 3D da LIBRAS
Denys Fellipe Souza Rocha, Ig Ibert Bittencourt, Patrick Brito -
Audioteca Virtual de Letras: tecnologia para inclusão
Marcus Vinícius Liessem Fontana, Elton Vergara Nunes -
Avaliação da eficácia do software "Alfabetização Fônica" para alunos com deficiência mental
Julia Margarida Hein, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Alessandra Gotuzo Seabra, Elizeu Coutinho de Macedo -
Avaliação visual da aprendizagem: uma alternativa para alunos surdos
Elifas Levi Silva, Elayne Kanashiro -
Avaliando a Ferramenta xLupa como recurso para a Educação Especial Inclusiva
Jorge Bidarra, Clodis Boscarioli, Sarajane Marques Peres -
Avaliando os alunos com deficiência mental educável através do método de Reuven Feuerstein em ambiente informatizado
Roberto Castro -
Blinds, Basic Education: jogo digital inclusivo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual
Kayo Santana, Claudia Pinto Pereira, André Fernandes, Ana Jaize de Oliveira Silva Santos, Rafael Macedo -
Blinds, Education And Mathematics: Objeto De Aprendizagem Sobre As Operações Básicas Da Matemática Com O Uso Dos Recursos De Síntese E Reconhecimento De Voz
Rafael Macedo, Claudia Pinto Pereira, André Fernandes, Kayo Santana, Ana Jaize de Oliveira Silva Santos -
Computação Embarcada e sua Aplicabilidade na Concepção de um Dispositivo para Leitura Perceptivo Tátil
Cristina Paludo Santos, Alexandre Roque, Gustavo Teixeira, Emanuel Zago -
CONTÁTIL: (RE)ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller -
Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis
Maristela Compagnoni Vieira, Ygor Corrêa, Jean Felipe Patikowski Cheiran, Lucila Maria Costi Santarosa, Maria Cristina Villanova Biasuz -
Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas em suas atividades diárias
Afranio Neto, Hugo Rufino, Paula Nakamoto, Rodolfo Palis, Diovane Beira -
Desafios e Experiências no Ensino de Programação Java através de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência
Alexandre Castelo Branco, Paulo Maia, Flávio Dos Santos, Eudenia Barros, Francisco Tearle Pinheiro, Lidiane Castro Silva, Marcos Do Nascimento -
Desempenho operatório de crianças com queixas de desatenção e hiperatividade em jogos eletrônicos baseados em provas Piagetianas
Claudia Broetto Rossetti, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, Fabíola Röhrig, Queila Cássia Corrêa Guimarães, Simone Chabudee Pylro, Taisa Rodrigues Smarssaro Bahiense -
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Alessandro Antunes Silva -
Desenvolvimento de software educacional livre e inclusão de alunos com deficiência visual
Mírian Bruckschen, Sandro José Rigo, Édina Fagundes -
Desenvolvimento de uma solução de comunicação alternativa para dispositivos móveis para crianças com distúrbios de comunicação baseada em normas de acessibilidade
Mauro Conte -
Desenvolvimento Participativo de Aplicativos para Pessoa com Paralisia Cerebral Utilizaando Método DAPDA
Daniel Costa -
Design Centrado no Usuário para Objetos de Aprendizagem Inclusivos
Raquel Ehlert -
Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas
Filomena Moita, Lucas Henrique, Vilma Candido, Felipe Miranda Medeiros -
DIGITAL INCLUSION EXPERIENCE WITH VISUAL HANDICAPPED
Charlize Naiana Griebler, Maria Cristina Rakoski, Maidi Terezinha Dalri -
Diretrizes de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Moodle: Guia para Professores
Edith Dos Santos Lemos, Giliane Bernardi, Josiane Pozzatti Dal-Forno -
Docência com Portadores de Deficiência Visual no Curso Técnico em Informática
Jiani Cardoso da Roza, Marcelo Pedroso da Roza, Heleno Carmo Borges Cabral, Úrsula Adriane L Fernandes Ribeiro, others -
Dvolver Movie Maker: uma experiência pedagógica interativa de estudantes com deficiência intelectual
Ana Cláudia Pavão Siluk, Karolina Waechter Simon, Liziane Forner Bastos -
EASY: Novas Perspectivas na Educação a Distância para o Deficiente Visual
André Luiz Andrade Rezende -
EDUQUITO: ferramentas acessíveis no processo de ensino/aprendizagem de um aluno com paralisia cerebral
Tatiana Lima dos Santos da Cunha, Lucila Costi Santarosa, José Valdeni de Lima -
Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0
Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Lourenço de Oliveira Basso -
encaixAR: um livro de atividades em Realidade Aumentada para PNEE
Guilherme Augusto Ferreira, Melise Maria V. De Paula -
Enem inclusivo: identificando técnicas para a realização assistida pelo computador
Hedi Minin, Daniela Trevisan, José Viterbo -
Especificação e desenvolvimento de um ambiente educativo móvel para a prática da escrita Braille
Antonio Rodrigo S. Silva, Agebson Rocha Façanha, Windson Viana, José Aires de Castro Filho, Jaime Sánchez -
Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças
Adriana Alves -
Ferramenta acessível para produção multimídia: estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais
Lourenço de O Basso, Lucila M C Santarosa -
Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Veneziano, Maraisa Helena Borges Estevão Pereira, Lucas Thomaz, Thales Eduardo Gomes Moreira, Neuza Meller -
FILME SURDO - OUTRA MANEIRA DE VER?
Elenice Corrêa, Tania Mara Gali Fonseca, Liliana Passerino -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTANCIA E EM SERVIÇO ATRAVÉS DE AMBIENTES DIGITAIS - A VIVÊNCIA DO PROINESP
Lucila M Costi Santarosa, Liliana Maria Passerino, Mára Lúcia Carneiro, Marlise Geller -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO CENÁRIOS INCLUSIVOS TEACHER'S TRAINING: BUILDING INCLUSIVE SCENARIOS
Lucila Maria Costi Santarosa -
Formando professores para a Educação Inclusiva: a experiência de criação do site “IHA Informa” a partir das demandas e práticas docentes
Luiz Alexandre da Silva Rosado, Cristiane Correia Taveira -
GCompris: Auxiliando o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Pessoas com Deficiência Intelectual
Antonia S. Freitas, Delfa Zuasnabar -
Hearing the World: Ambiente de Auxílio à Alfabetização e Comunicação de Portadores de Deficiência Auditiva e Surdez
Danielle C Ribeiro -
How do deaf or hearing impaired programmers perform in debugging java code?
Marcos Devaner Do Nascimento, Francisco Carlos de Mattos Brito Oliveira, Adriano Tavares De Freitas -
Implantação de um Software Gratuito para o Uso de Computador Via Comandos de Voz em Escolas Públicas de Ensino
Larissa de S Guimarães, Igor E F Costa, Fabíola P O Araújo -
Implementação de Maquete Tátil Sonora para Pessoas com Deficiência Visual
Bruno Leal Bastos, João D’Abreu, Marcos Borges, Cristiane Ferreira -
Inclusão sociodigital no contexto UCA Total
Lucila Maria Costi Santarosa, Debora Conforto, Fernanda Chagas Schneider -
Introdução ao GenVirtual: uma interface musical com realidade aumentada para apoiar o “fazer musical” de pessoas com deficiência motora e cognitiva
Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Marilena Nascimento, Irene Karaguilla Ficheman, Roseli De Deus Lopes -
Investigação sobre o comportamento de uma Pessoa com Deficiência para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada que a reproduza como um Aprendiz
Rubens dos Dos Santos Guimarães, Válter Strafacci Júnior, Paulo Marcelo Tasinaffo -
Investigando processos de comunicação alternativa via tecnologia tangível: um estudo exploratório
Eliana Moreira, M. Cecília Baranauskas -
Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação
Monaliza Ribeiro Mariano, Cristiana Brasil de Almeida Rebouças, Lorita Marlena Freitag Pagliuca -
Litera Azul: Protótipo de software de apoio a alfabetização de autistas
Gabriel Da Silva Martins, Jamilli Dos Santos Doumany, Elza Moura Uchôa, Arrelias J.S Arrelias J.S, Ederson Leite -
Material de Ensino Bilingue Português/Libras para Pequenos Curiosos
Flaviana Teixeira, Lucimar Daniel Simões Salvador, Duanne Antunes Bomfim, Josilene Duarte Nunes Ávila, Raquel Mello Vianna -
Matraca: Ferramenta Computacional para Auxílio à Inclusão Digital de Deficientes Visuais
Delano Hélio Oliveira -
Mchq-alfa: Uma proposta de ferramenta para aprendizagem da língua portuguesa na educação de surdos utilizando o potencial das histórias em quadrinhos mediada por mapa conceitual
Maria Andréia Rodrigues dos Santos, Eloi Luiz Favero -
Modelo Computacional para a Acessibilização de Materiais Didáticos Digitais para Alunos com Deficiência Visual
Maurício C Rosito, Greice Roman -
O estudo da função polinomial do 1o grau: diferenças entre ver e ouvir um objeto de aprendizagem na inclusão de sujeitos com deficiência visual em sala de aula
Arilise Moraes de Almeida Lopes, Liliana Maria Passerino, Thiago Aguiar Rodrigues -
O Fazer Musical de Pessoas com Deficiência: as novas tecnologias propiciando a inclusão
Ana Grasielle D Corrêa, Irene Karaguilla Ficheman, Roseli de Deus Lopes -
O software “Brincando com leitura”: estimulação de habilidades para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com deficiência
-
O trabalho com a escrita: a produção de hqs eletrônicas
Fernanda Maria Pereira Freire -
O uso de leitores de tela no TelEduc
Roberto Sussumu Wataya -
O USO DO SOFTWARE COMUNIQUE COMO RECURSO TECNOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNO(S) COM PARALISIA CEREBRAL
Ramon Orlando Filho, Luciana Zenha, Anna Paula Matos Couto -
Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância
Lívia Raposo Bardy, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Manoel Osmar Seabra Júnior -
Optical aids for low vision: use of the Internet to guide teachers of the visually impaired
Gelse Beatriz Martins Monteiro, Edméa Rita Temporini, Keila Monteiro de Carvalho -
Plataforma SAM: a gamificação e a colaboração em uma plataforma de aprendizagem para o ensino da matemática em crianças portadoras de Síndrome de Down
Antonio Lundgren, Zildomar Felix -
Presença social em ambientes de escrita coletiva
-
Produção de Videoaulas de Programação em Java Acessíveis no Contexto de um Projeto de Capacitação Profissional para Pessoas Surdas
Enyo Gonçalves, Jéssyka Vilela, Mariana Peixoto, Francisco Oliveira, Jaelson Castro -
Programa Participar: Software Educacional de Apoio à Alfabetização de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Henrique Veneziano, Maraísa Helena Borges Estevão Pereira, Tiago Galvão Mascarenhas Freire, Renato Domingues Silva -
Projeto arara de brinquedo
Cátia Cristina Silva, Clélia Regina Ramos, Paulo Roberto Bortoli, René José Da Silva -
Projeto e Implementação de uma Ferramenta Voltada ao Desenvolvimento do Vocabulário em Língua Portuguesa de Crianças Surdas
Nathália Amaral Carvalho, Benedito de Jesus Ferreira -
Projeto Incluir: inclusão digital para pessoas com deficiência
Wender Antônio Da Silva, Ornélio Hinterholz Junior, Ângelo Augusto Costa Freire, Gracieth Mendes Valenzuela -
Proposta de um aplicativo móvel para percepção de imagens estáticas por alunos com deficiência visual
Jaline Gonçalves Mombach, Daniel Welfer -
Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos
Bruno Pereira Brito, Benedito De Jesus Ferreira -
Realidade Aumentada e Gamificação na Educação: uma aplicação para auxiliar no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
Rogério Colpani, Murillo Rodrigo Petrucelli Homem -
Requisitos para Aplicações Gamificadas e de Realidade Alternada para Alfabetização e Aquisição da Linguagem em Crianças com Síndrome de Down
Igor De Souza, Antão Moura, Carla Ghirello-Pires -
SCALA: um sistema de CAA centrado no contexto do usuário
Barbara Gorziza Ávila, Liliana Maria Passerino -
Sincronismo, colaboração e acessibilidade na Web 2.0
Lucila Santarosa, Débora Conforto, Rodrigo Prestes Machado -
Sistema de Avaliação Didática Acessível Portátil para Pessoas com Deficiência Visual: estudo de caso com a plataforma Android
Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Patrícia Araújo de Oliveira, Laisa Costa, Danilo Leite Damon, Roseli De Deus Lopes -
Software livre de produção textual com predição de palavras: um aliado do aluno especial
Monica Jordan, Percy Nohama, Alceu de Souza Britto Júnior -
Softwares educativos para alunos com Deficiência Intelectual: estratégias utilizadas
Ketilin Mayra Pedro, Miguel Claudio Moriel Chacon -
SolAssist Learning: formação em tecnologias assistivas através de um MOOC e uma biblioteca virtual de soluções assistivas
Rosana Wagner, Roberto Franciscatto, Liliana Passerino, José Valdeni de Lima, Sidnei Silveira -
Tecnologia 3D: Ferramenta para o ensino de Artes Visuais para pessoas com deficiência visual
Jailson Rodrigues da Silva, Girlane Florindo, Veruska Machado -
TECNOLOGIA ASSISTIVA EM SAÚDE PARA CEGOS: ENFOQUE NA PREVENÇÃO DE DROGASa
Cezario Kg, Pagliuca Lmf -
Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes
Ygor Corrêa, Maristela Compagnoni Vieira, Lucila Maria Costi Santarosa, Maria Cristina Villanova Biasuz -
Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Alunos com Deficiência no Projeto UCA
Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Patrícia Araújo De Oliveira, Marilena Do Nascimento, Irene Karaguilla Ficheman, Gilda Aparecida De Assis, Shirley Takeco Gobara, Elda Gomes Araújo, Roseli De Deus Lopes -
Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula
Herik Zednik, Liane M. R. Tarouco, Luis Klering, Ana García-Valcárcel, Eder P. M. Guerra -
The influence of assistive technology devices on the performance of activities by visually impaired
Suzana Rabello, Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto, Cassia Cristiane de Freitas Alves, Gelse Beatriz Martins Monteiro, Keila Monteiro de Carvalho -
Um Modelo de Atividades no Contexto de Cursos de Educação a Distância para Deficientes Visuais
Ronaldo Ribeiro Fernandes, Arturo Hernández Domínguez -
Uma análise exploratória do uso da Realidade Aumentada por Pessoas com Necessidades Educativas Especiais
Melise M Veiga de Paula, Guilherme A Ferreira, Rosiani A da Silva -
Uma ferramenta de autoria síncrona acessível para cegos: um estudo de caso no curso PROINESP
Regina Bärwaldt, Lucila Maria Costi Santarosa, Liliana Maria Passerino -
Uma ferramenta para avaliação de ambientes e-learning quanto aos aspectos da acessibilidade visual
Willian Ferlin, Avanilde Kemczinski, Isabela Gasparini -
Uma Tecnologia Assistiva Baseada na Semiótica Peirceana para a Educação Inclusiva de Crianças Surdas e Ouvintes
Denys Rocha, Ig Ibert Bittencourt, Rafael De Amorim Silva, Patricia Ospina -
Usuários com Síndrome de Down: Como realizar Testes de Usabilidade?
Wendel Soares Pereira, Yuska Paola Costa Aguiar, Juliana de Albuquerque, Gonçalves Saraiva -
Utilização de jogos para pessoas com necessidades educativas especiais: uma análise experimental
Rosiani A Silva, Melise M V Paula, Liane M V Sarlas -
Virtual Reality as an Assistive Technology to Support the Cognitive Development of People With Intellectual and Multiple Disabilities
Rian Cunha, Rodrigo Luis de Souza da Silva -
VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelectual
Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Edgard Afonso Lamounier Jr, Alexandre Cardoso, Cleusa Aparecida de Oliveira Santos -
VISUAL JO2: Um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Programação Java a Deficientes Físicos e Auditivos através do Estímulo Visual–Um Estudo de Caso
Maikon Igor da Silva Soares, Corneli Gomes Furtado Júnior, Lidiane Castro Silva, Rafael Bezerra de Oliveira, Nelson Alex Silva Lima, Éder Furtado Soares, others -
Zoom Case: um protótipo de case e software de apoio ao ensino e a aprendizagem de pessoas com baixa visão
Jonas Araujo, Luís Silva