TICs e habilidades de vida
Habilidades de vida e programas de intervenção mediados por tecnologias digitais educacionais
Quais Programas Educacionais utilizam Tecnologias Educacionais para o desenvolvimento de Habilidades de Vida na Educação Básica e estão documentados na bibliografia científica nos últimos 10 anos?
As amostras dos estudos incluídos eram bem definidas e representativas dos resultados alcançados?
Os artigos trazem políticas ou programas educacionais relacionados com habilidades de vida?
Há evidências sobre investigação de habilidades cognitivas básicas para o desenvolvimento das "Habilidades de Vida" na literatura científica no contexto educacional?
São mencionadas as ameaças à validade e também como essas ameaças afetam os resultados e conclusões?
Houve a descrição ou referência a estudos similares pelos autores?
Há o uso de tecnologias educacionais ou digitais?
Sim, todos os artigos incluídos fazem uso de diversos tipos de tecnologias educacionais e digitais, como jogos 3D, criação de programas e realidade virtual, todos relacionados ao desenvolvimento de habilidades de vida, principalmente habilidades cognitivas.
Média de idade dos participantes: 11,4 anos
Média de participantes por experimento: 23,6 participantes
Os artigos que conduziram experimentos apresentaram baixo número de participantes quando analisados de forma individual, indicando que neste campo poucas pesquisas são conduzidas em larga escala.
O principal ponto relacionado a produção de conhecimento sobre o tema é a carência de trabalhos que façam o casamento entre "Habilidades de Vida" e "Tecnologias Educacionais". Existem estudos sendo desenvolvidos, que focam no desenvolvimento de habilidades cognitivas que precedem as habilidades de vida, como definido pela OMS, porém faltam trabalhos que foquem nas Habilidades de Vida e sua importância para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar, a partir da utilização de programas educacionais mediados pelo uso de tecnologias educacionais.
Foi percebido que das dez habilidades de vida passíveis de trabalho, a recorrência dos artigos incide sobre cinco. Evidenciando a falta de trabalhos que correlacione as demais habilidades com o uso de tecnologias educacionais em programas voltados para o ambiente escolar. Sendo que todos os artigos encontrados e selecionados para esta revisão, utilizam para definição e/ou foco de trabalho as habilidades cognitivas base para o desenvolvimento das Habilidades de Vida.
- Carmem Beatriz Neufeld
- Fabiana Versuti
- Isabela Rebessi
- Juliana Silva
- Rafael Mulle
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A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio
Deivid Alex dos Santos, Paula Mariza Zedu Alliprandini -
Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças
Elaine Silva Rocha Sobreira, Alessandra Aparecida Viveiro, João Vilhete Viegas d’Abreu -
Can we teach to think in primary schools? A comparative analysis of the English and the Brazilian National Curriculum and the impact of a small-scale cognitive enhancement study in Brazil.
Stela Marques -
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Learning Strategies Mediated by Technologies: Use and Observation of Teachers
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Fabio Scorsolini-Comin -
Studying in 3D Environments
Roderval Marcelino, Juarez Bento da Silva, Vilson Gruber, Simone Meister Bilessimo, Janaina Oliveria, Simone Barreto Santana, Iury Melo