TICs no ensino de matemática
O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino de matemática
Quais tecnologias têm sido usadas no ensino de matemática?
Quais os tipos de evidências empíricas sobre uso da tecnologia no ensino de matemática?
Qual a prevalência de tecnologias por público-alvo?
- Educação infantil - jogo educativo, software educativo
- Fundamental I - jogos educativos, objeto de aprendizagem, plataforma web, programação gráfica, software educativo
- Fundamental II - AVA, Desenvolvimento web, jogo educativo, objeto de aprendizagem, programação gráfica, robótica, sistema tutor inteligente, software educativo, software em geral
- Médio - aplicativo educacional, ferramenta de autoria, jogos educativos, objeto de aprendizagem, programação gráfica, rede social, robótica, software educativo, software em geral
- EJA - rede social
- Educação escolar indígena - jogos educativos
- Educação especial - AVA, plataforma web, software educativo
Quais as instituições de ensino superior (IES) mais atuantes nas pesquisas em uso de TICs no ensino de matemática?
Houve um aumento, no período, da quantidade de estudos sobre o uso de tecnologia no nesino de matemática, passando de 11 estudos, em 2011, a 23, em 2017.
A maior parte dos estudos (57%) foi conduzida no ensino público; 7% foram realizadas no ensino privados; 5% em ambos e em 31% dos casos não foi possível identificar o tipo de ensino.
A maioria dos estudos abordou projetos de curta duração; 8 estudos trataram de atividades realizadas em duas horas; e a atividade de maior duração abordada nos estudos foi de 6 meses, com dois encontros semanais.
- Ig Ilbert Bittencourt
- Wilk Oliveira dos Santos
-
A Atenção Voluntária na Construção de Conceitos Trigonométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica
-
A Experiência de Alunos de uma Escola Indígena nos Primeiros Contatos com Jogos Digitais de Matemática
-
A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes
-
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS FRACTAIS
-
A Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Ensino e Aprendizagem em Matemática para Alunos com Transtorno do Espectro Autista
-
Abstração refletida presente na aprendizagem cooperativa medida pelo espaço de aprendizagem digital da Matemática
-
ACComplex Aplicativo para aprendizagem de Análilse de Circuitos em Corrente Alternada
-
Análise, Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino Colaborativo de Frações, Números Decimais e Porcentagem
-
Aplicação da Robótica Educacional no Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo
-
APRENDIZAGEM APOIADA POR COMPUTADOR: ENSINANDO GEOMETRIA PLANA ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS
-
Apresentando o BEM: Um Objeto de Aprendizagem para mediar o processo educacional de crianças com deficiência visual e videntes nas operações básicas de Matemática
-
Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino
-
Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática
-
AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE EQUAÇÕES DO 1º GRAU: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
Avaliação do Jogo Educativo Mundo de Euclides: Uma abordagem Multi-Perspectiva
-
Blinds, Education And Mathematics: Objeto De Aprendizagem Sobre As Operações Básicas Da Matemática Com O Uso Dos Recursos De Síntese E Reconhecimento De Voz
-
Brinquedos Numéricos: um jogo para o ensino dos conjuntos numéricos
-
C☺LMEIAS: Um Estudo de Caso na Matemática
-
CASTELO DA MATEMÁGICA: UM ADVENTURE TEXTUAL APLICADO AO ENSINO
-
Ciclo Avaliação-Ação: Uma Abordagem para Análise do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental
-
ClickMath: Editor matemático para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle
-
Conquistando com o Resto: Virtualização de um Jogo para o Ensino de Matemática
-
CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES POLINOMIAIS UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
-
Contribuições de um Objeto de Aprendizagem e dos Registros de Representações Semióticas no Estudo da Função Exponencial
-
Criando Jogos Digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I
-
CriptoMat2: ensinando Matemática utilizando conceitos de Criptografia - em bloco e RSA
-
D.O.M. - Um Jogo Sobre Funções Quadráticas: Entre A Educação e o Entretenimento.
-
Da geometria à álgebra: uma proposta de interpretação gráfica de retas com o GeoGebra
-
Desafios com Palitos: Um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática
-
Desafios das Diagonais: Um Jogo Casual para o Aprimoramento do Raciocínio Lógico
-
Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a matemática utilizando o dispositivo de NUI Leap Motion
-
Desenvolvimento de uma aplicação web para auxiliar no ensino da Matemática para alunos do Ensino Fundamental
-
Ensinando Geometria a Deficientes Visuais: o ambiente dinâmico Geometrix
-
Ensino de Matemática Através de Algoritmos Utilizando Jogos para Alunos do Ensino Fundamental II
-
Estratégias de ensino da matemática utilizando Software Livre na escola pública
-
Estratégias Tecnológicas de Interação e Mediação para o Ensino de Geometria Espacial: Um Estudo de Caso com Alunos Surdos
-
EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA
-
FÁBRICA DE MATEMÁTICAS: UMA ESCOLA EXPANDIDA POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E DA COOPERAÇÃO
-
Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática
-
FARMA: Uma ferramenta de autoria para objetos de aprendizagem de conceitos matemáticos
-
Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
-
Genius Math: uma aplicação mobile para auxiliar a aprendizagem da matemática na pré-escola.
-
GEOMETRIA FRACTAL E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: ANÁLISE DE UM SIMULADOR DE FRACTAIS
-
GEOMODELAGEM COM APRENDIZES DE UMA ESCOLA CICLADA
-
Geradores de Mosaicos: cobrindo o plano através do software GeoGebra
-
Gibi Digital: uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
-
Integrando O Software Scratch ao Ensino da Geometria: Um Experimento Inicial
-
Investigação do Currículo Bootstrap no Ensino de Matemática por meio da Programação de Computadores
-
Jogo Digital como Auxílio no Estudo da Matemática: Um Estudo de Caso com Estudantes do Ensino Fundamental I
-
Jogos digitais educacionais como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem das operações básicas de matemática
-
JOGOS DIGITAIS NA ESCOLA: a utilização como objetos de aprendizagem no ensino da matemática
-
Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática
-
Localização de Recursos Educacionais Digitais Americanos para o Ensino de Matemática no Contexto Brasileiro
-
Mapeamento das competências matemáticas por meio de um jogo online
-
Matematech: Plataforma de Apoio à Aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-
MatematechApp: Aplicativo para Aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
-
Matemática Financeira e Robótica Educacional: Robôparque de aprendizagem divertida
-
Math Timer: um objeto de aprendizagem para apoiar o ensino de Matemática
-
Mecatrônica Educacional Apoiando o Aprendizado de Conceitos de Física e Matemática: Um estudo de caso
-
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: ANÁLISE DA QUALIDADE DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS PARA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
-
Metodologia e Software Educacional para a Investigação e Remediação de Erros Conceituais em Matemática
-
Modelagem matemática e simulações interativas: uma experiência com Função Afim e meio ambiente no ensino de matemática
-
Ninja Prog - Jogo de conceitos matemáticos e lógica de programação
-
NumRac: Proposta de um conjunto de objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais
-
O Ensino de Algoritmos e Lógica de Programação como uma Ferramenta Pedagógica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática: Um Relato de Experiência
-
O uso do jogo educacional Eu sei Contar como auxílio da matemática no ensino infantil
-
OBAMA: um Repositório de Objetos de Aprendizagem para Matemática
-
PAT2Math + Handwriting: Evoluindo Sistemas Tutores de Matemática com reconhecimento da escrita à mão
-
Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos
-
Pirâmide Multiplicativa: um jogo sério para a memorização da tabuada
-
Plataforma SAM: a gamificação e a colaboração em uma plataforma de aprendizagem para o ensino da matemática em crianças portadoras de Síndrome de Down
-
Potencializando a programação de jogos digitais de matemática através do Scratch e da avaliação Game Flow
-
Práticas Pedagógicas em Matemática: experiências em uma escola do Programa UCA
-
PROEJASOCIAL: desenvolvimento e avaliação de uma rede social para ensino de matemática na educação de jovens e adultos
-
Professores e Estudantes trabalhando em Equipe na Escola - Matemática em uma arquitetura simulada no Ensino Fundamental
-
PROGRAMANDO COM O SCRATCH NA AULA DE MATEMÁTICA
-
Recomendação de Jogos na Aprendizagem da Matemática baseado na Análise Diagnóstica e Teoria de Resposta ao Item
-
Reflexões Sobre o Raciocínio Lógico ao Aprender a Programar no Squeak Etoys
-
Reflexões sobre O Software Scratch no Ensino de Ciências e Matemática
-
Robótica com Materiais Recicláveis e a Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática: Estudo Experimental no Ensino Fundamental
-
Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática
-
Sala de aula invertida na prática: implementação e avaliação no ensino de matemática
-
Tabuada da Velha: Um Jogo Educacional Sobre Adição e Subtração
-
Tecnologia educacional e sala de aula: a Robótica Educacional e a Expressão Gráfica integradas no ensino e aprendizado de Matemática
-
Terra das Cores: Uma Proposta de Jogo Educacional Infantil para o Exercício do Raciocínio Lógico-Matemático
-
TME: Aplicativo M-Learning para o Estudo de Conceitos Matemáticos com Ênfase no ENEM
-
Transformice, um game online para o ensino de conceitos de Matemática no Ensino Fundamental - Desafios e Oportunidades
-
Uma Análise sobre o Uso Programação de Jogos para Dispositivos Móveis como Recurso para o Ensino de Matemática
-
Utilizando Scratch e Arduino como recursos para o ensino da Matemática
-
Virtualização de Jogos Educativos: Uma Experiência no Ensino de Matemática
-
VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelectual