Voltar à lista

INSTIGANDO MÚLTIPLAS FORMAS DE NUMERAMENTO COM ATIVIDADES EM SMARTPHONES

Wagner Marques

Resumo

Sentimo-nos inclinados a investigar a inserção de smartphones em aulas que envolvam cálculos associados a informações cotidianas, com o propósito de verificar emersão de múltiplas práticas de numeramento com alunos do ensino médio submetidos a atividades instigadoras. Sob abordagem intervencionista na própria prática e dinâmica de ensino totalmente aberta, criamos um grupo no WhatsApp, cujas interações proporcionaram aporte para elaborarmos e implementarmos tarefas a serem realizadas presencialmente. Pressupostos da neurociência, como o processo de formação de imagens, serviram de alicerce para nossa análise. Gravações de áudio e vídeo, fotografias, folha de atividades, resoluções no aplicativo, postagens na rede on line e diário do pesquisador foram os instrumentos que nos oportunizaram a produção e coleta dos dados. Ilustramos resultados preliminares cuja análise revela múltiplas formas de numeramento possibilitadas pelo emprego de recursos multimidiáticos, o que nos conduz à conjectura de uma nova categoria, o multinumeramento.
Carregando...