Formação docente
A formação docente em serviço para e sobre tecnologia
Estudos analisados na revisão/mapeamento
25
artigos acadêmicos
Publicados de
2012
a
2017
Principal Pergunta de Pesquisa
Quais os modelos e projetos de formação docente em serviço sobre e para tecnologia?
Principal Achado
Entre as experiências encontradas, há uma diversidade de tecnologias e mídias utilizadas para a formação docente (uso de computadores = 2, dispositivos móveis = 2, software educacional = 4, redes sociais = 3, entre outros), inclusive 3 experiências em que a formação se deu sem o uso focal de novas mídias (por meio de grupos de discussão e apresentação de relatos de práticas pedagógicas, por exemplo).
Outros Achados
Quais as metodologias empregadas para formação (modelos presenciais, a distância; locais, regionais, nacionais; pequenos grupos, redes completas; formal ou não formal)?
O estudo identificou formações presenciais (12), on-line (6) e híbridas (6).
Foram empregadas metodologias como autoconfrontação (1), filmagem (3), grupos focais (2), atividade de campo (1), entre outras.
Quais os conteúdos e perspectivas de formação que estão sendo utilizados?
Propostas identificadas: incorporação de tecnologia assistiva para professores de educação física (1), formação para professores de língua estrangeira sobre TICs (1), experiências direcionadas a professores de matemática (6); formações para professores da educação infantil (2), formação sobre software livre (2).
Que tipos de novas mídias estão sendo utilizados para formação docente (plataformas, sistemas, softwares)?
Entre as mídias adotadas, foram identificados usos de: laptops (2), linguagens de programação (2), softwares educacionais (4), dispositivos móveis (2), redes sociais (3), ferramentas de publicação na internet (6).
Quais os resultados relatados pelos projetos?
A diversidade de relatos indica diversas iniciativas emergentes e criativas que podem ser exploradas, implementadas e investigadas.
Quais os públicos-alvo das formações?
Percebe-se a existência de formações com abrangência maior, oferecidas às redes públicas de ensino por programas governamentais (7), e também formações com enfoque em públicos específicos (11).
Foi identificada a oferta de 2 atividades de formação não somente para docentes, mas também para profissionais que exercem outras funções na comunidade educacional, como diretores e coordenadores pedagógicos, o que demonstra a percepção de que a tecnologia não deve envolver apenas professores e alunos.
Produção de conhecimento sobre o tema
- Os problemas mais recorrentes para a realização das formações são a falta de preparo do professor para o uso da tecnologia, infraestrutura precária das escolas, falta de tempo e de apoio.
- Percebe-se também uma tendência de o professor reproduzir metodologias tradicionais nas práticas em sala de aula.
- A mobilização dos saberes sobre tecnologia não produz, diretamente, uma transformação nas práticas pedagógicas, pois estas também são impactadas pelas condições de trabalho dos professores.
- Destaca-se a importância de usar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) não apenas como repositórios de materiais, sendo necessário investir na construção de laços e capital social entre os usuários do ambiente virtual.
- É preciso considerar os saberes docentes e o seu contexto de atuação e realizar decisões conjuntas na concepção, no planejamento e na execução das atividades formativas.
- É necessário o incentivo à produção colaborativa, à autonomia e à autoria no ambiente on-line.
- Existe uma demanda por implementação de formações a longo prazo, promovendo dinâmicas de reflexão individuais e coletivas sobre as práticas pedagógicas e a apropriação crítica da tecnologia.
Desafio Encontrado
A maioria dos estudos aborda experiências pontuais atreladas a programas, e não propicia apoio permanente aos docentes depois de terminadas as atividades.
Há dificuldade de sistematizar os dados e gerar um conhecimento coeso, por conta da falta de informações e, nos casos em que há dados, por conta da diversidade de públicos, áreas de interesse, tempo de duração, modelos de intervenção e usos de novas mídias.
- Amiel, Tel
- Oliveira, Tatiana P. de
-
A docência e os desafios da cultura digital
Paula Beatriz Camargo Súnega, Iara Vieira Guimarães -
A fluência digital do professor: uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras
Isis da Costa Pinho, Marilia dos Santos Lima -
A systemic model for differentiating school technology integration
Tel Amiel, Luis Claudio Kubota, Willian Washington Wives -
As interfaces da implementação do projeto UCA na Bahia e Santa Catarina
Elisa Maria Quartiero, Maria Helena Silveira Bonilla, Mônica Fantin, Nelson De Lucca Pretto, Lívia de Andrade Coelho -
As tecnologias móveis na formação docente
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete -
Avaliação de Impacto Social do Projeto UCA-TOTAL
Lena Lavinas, Suzana Cavenaghi -
Como ficam as escolas nas cidades digitais?
Marilda Aparecida Behrens, Patrícia Lupion Torres, Elizete Lúcia Moreira Matos -
Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores
David dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes -
Core intervention components: Identifying and operationalizing what makes programs work
Karen A. Blase, Dean L. Fixsen, Frank Porter Grahama -
Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry
Design Based Research Collective -
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos -
Essential conditions: Necessary conditions to effectively leverage technology for learning
ISTE -
Formação continuada com apoio de uma rede social na internet: Tecnologias na Prática Docente de Professores de Matemática
Gilmara Teixeira Barcelos, Patricia Alejandra Behar, Liliana Maria Passerino -
Formação continuada de professores indígenas e não indígenas mediada por uma rede social na internet: uma perspectiva intercultural
Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Rosimeire Martins Régis dos Santos, Ana Maria Ribas de Jesus -
Formação continuada para professores de Educação Física: a Tecnologia Assistiva favorecendo a inclusão escolar*
Maria Luiza Salzani Fiorini, Eduardo José Manzini -
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Joana Peixoto -
Mídias na Educação: Discurso Oficial nos Discursos de Professores Egressos de um Programa de Formação Continuada
Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto, Luiz Augusto Coimbra Rezende -
Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor
Suênia Lino Molin, André Raabe -
O "novo" profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul e as tecnologias na educação
Mely Paula Rabadan Cimadevila, Dinora Tereza Zuchetti, Patrícia B. Scherer Bassani -
O blog como possibilidade de aprendizado e novos desafios no contexto da formação continuada de professores da educação infantil
Silvia Sell Duarte Pillotto, Patricia Kricheldorf Hermes de Araujo -
O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
O processo de apropriação pedagógica e tecnológica do Tablet na formação do professor de Matemática
Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Nielce Meneguelo Lobo da Costa -
O uso das novas tecnologias nas aulas de matemática: a questão do poder docente.
Wanderleya Nara Gonçalves Costa -
Padrões de competência em TIC para professores
UNESCO -
Práticas de Letramento Acadêmico no Facebook
Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Maria Lúcia Castanheira -
Procedures for Performing Systematic Reviews
Barbara Kitchenham -
Projeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Ricardo Antunes de Sá, Maria da Glória Galeb -
Qindao declaration: International conference on ICT and post-2015 education
UNESCO -
Quem tem mais interesse pelo uso da informática na educação? Os professores mais jovens ou os mais velhos? – Um estudo correlacional
André Cruz Mendes, Dante Alves Medeiros Filho, Itana Maria de Souza Gimenes -
Rede social na internet: apoio para formação continuada de professores de matemática
Gilmara Teixeira Barcelos, Liliana Maria Passerino, Patricia Alejandra Behar -
Reflexões das mediações online no processo de formação continuada de professores com foco nos problemas ambientais locais
Gabriel Gerber Hornink, Maurício Compiani -
Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições
Lina Maria Gonçalves, Gerlane Romão Fonseca Perrier, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida -
Software Livre e Educação: uma relação em construção
Maria Helena Silveira Bonilla -
Tecnologias na sala de aula: desenvolvimento de animações no contexto de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE
Anna Rita Sartore, Emanuelle de Souza Barbosa, Pedro Henrique Gomes dos Santos -
The missing link: Exploring the context of learning in service-learning
Shelley H. Billig, Janet Eyler, Deborah Hecht -
Theory of Action for Putting ICT into U.S. Schools
Larry Cuban