Voltar à lista

TICs em currículos inovadores

O uso de tecnologia em currículos escolares

Estudos analisados na revisão/mapeamento
8
artigos acadêmicos
40
relatos de escolas*
*Relatos de escolas da plataforma Inovação e Criatividade na Educação Básica (MEC)
Publicados de
2008
a
2018
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais as características do currículo de escolas inovadoras e como as tecnologias educacionais são integradas ao processo de ensino e aprendizagem?

Principais Achados
Outros Achados

Quais as características comuns às escolas com currículo inovador?

Quebra de hierarquia intra-escolar: Gestão democrática e participativa da escola, corresponsabilização de todos os atores no desenvolvimento e formação integral dos alunos;
Aprendizagem pela pesquisa e por meio de projetos individuais e coletivos: promoção da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, ao incentivar alunos a buscar diferentes trajetórias de aprendizagem;
Envolvimento com a comunidade: abertura dos espaços da escola para a comunidade na forma de parcerias e projetos que oportunizem uma aprendizagem prática dos alunos, enquanto parte do desenvolvimento local;
Organização multisseriada: organização didática não seriada, incentivando a liberdade e a responsabilidade, e levando o aluno a construir seu próprio currículo e a interagir com colegas, espaço físico e objeto de estudo de forma autônoma;
Avaliação formativa: desenvolvimento de estudantes críticos e reflexivos com relação ao seu processo de aprendizagem, incentivando-se a autoavaliação e o diálogo com tutores;
Oficinas, ateliês ou projetos: desenvolvimento de colaboração, empatia e integração de diversas áreas do conhecimento por meio da prática, quebrando a rigidez das aulas tradicionais;
Formação contínua dos professores a partir da prática: abertura a docentes para inovar a partir da aprendizagem com seus alunos, entre pares ou com mentores/conselheiros;
A tecnologia é entendida como um meio para promover a inteligência coletiva, integrando diferentes artefatos culturais e equipamentos com os espaços da escola.

Quais os tipos de evidências empíricas sobre características de inovação nos currículos?

Foram analisados estudos com relatos de experiências escolares e análises de currículos, a partir de questionamentos e depoimentos.
Produção de conhecimento sobre o tema

Na análise de implementação de mudanças em escolas públicas da educação básica, os autores dos artigos apontam obstáculos como a falta de preparo docente, falta de equipamentos, falta de apoio, falta de tempo, entre outros. Porém, os modelos de implementação demonstram tentativas exitosas de contornar esses desafios.

Desafio Encontrado
Palavras-chaves
aprendizagem currículo inovação educacional TICs nos currículos
Autores
  • Azenaide Vieira
  • Rodrigo Santolini
Carregando...