TICs em currículos inovadores
O uso de tecnologia em currículos escolares
Estudos analisados na revisão/mapeamento
8
artigos acadêmicos
40
relatos de escolas*
*Relatos de escolas da plataforma Inovação e Criatividade na Educação Básica (MEC)
Publicados de
2008
a
2018
Principal Pergunta de Pesquisa
Quais as características do currículo de escolas inovadoras e como as tecnologias educacionais são integradas ao processo de ensino e aprendizagem?
Principais Achados
Currículos inovadores não necessariamente dão tanta ênfase às tecnologias digitais de comunicação e informação, mas buscam promover uma cultura de inovação na escola, provocando mudanças de atitudes, valores, processos e rotinas.
Em escolas inovadoras, não há distinção entre as TICs e as demais tecnologias analógicas (giz, caderno, lousa etc.), pois a tecnologia é integrada de forma natural, sempre que necessário, para o aluno apreender um objeto de estudo.
Não se percebeu evidências de práticas efetivas de integração de tecnologias digitais de comunicação e informação em currículos de escolas inovadoras.
Outros Achados
Quais as características comuns às escolas com currículo inovador?
Quebra de hierarquia intra-escolar: Gestão democrática e participativa da escola, corresponsabilização de todos os atores no desenvolvimento e formação integral dos alunos;
Aprendizagem pela pesquisa e por meio de projetos individuais e coletivos: promoção da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, ao incentivar alunos a buscar diferentes trajetórias de aprendizagem;
Envolvimento com a comunidade: abertura dos espaços da escola para a comunidade na forma de parcerias e projetos que oportunizem uma aprendizagem prática dos alunos, enquanto parte do desenvolvimento local;
Organização multisseriada: organização didática não seriada, incentivando a liberdade e a responsabilidade, e levando o aluno a construir seu próprio currículo e a interagir com colegas, espaço físico e objeto de estudo de forma autônoma;
Avaliação formativa: desenvolvimento de estudantes críticos e reflexivos com relação ao seu processo de aprendizagem, incentivando-se a autoavaliação e o diálogo com tutores;
Oficinas, ateliês ou projetos: desenvolvimento de colaboração, empatia e integração de diversas áreas do conhecimento por meio da prática, quebrando a rigidez das aulas tradicionais;
Formação contínua dos professores a partir da prática: abertura a docentes para inovar a partir da aprendizagem com seus alunos, entre pares ou com mentores/conselheiros;
A tecnologia é entendida como um meio para promover a inteligência coletiva, integrando diferentes artefatos culturais e equipamentos com os espaços da escola.
Quais os tipos de evidências empíricas sobre características de inovação nos currículos?
Foram analisados estudos com relatos de experiências escolares e análises de currículos, a partir de questionamentos e depoimentos.
Produção de conhecimento sobre o tema
Na análise de implementação de mudanças em escolas públicas da educação básica, os autores dos artigos apontam obstáculos como a falta de preparo docente, falta de equipamentos, falta de apoio, falta de tempo, entre outros. Porém, os modelos de implementação demonstram tentativas exitosas de contornar esses desafios.
Desafio Encontrado
Há poucos estudos no Brasil sobre práticas curriculares inovadoras com evidências sobre uso de tecnologia.
- Azenaide Vieira
- Rodrigo Santolini
-
Educação para transformação social: entre o projeto Âncora e projeto Araribá
Alessandra Possebon -
Experiências inovadoras: aspectos filosóficos e metodológicos da Escola Projeto Âncora, Escola da Ponte e Pedagogia Waldorf
Geovar Miguel dos Santos -
Mudando a educação com metodologias ativas
José Morán -
O cuidado como atitude básica para uma educação interdimensional: análise de uma experiência
Júlio Magno Horta