TICs em letramento matemático
Tecnologias digitais em letramento matemático: práticas de subitização, aproximação e estimativas
Que indícios se apresentam do uso de tecnologias digitais, contribuindo ou não, para a aprendizagem de alunos da Educação Básica no Brasil, no trato do letramento matemático, especificamente no campo da subitização, aproximação ou estimativa?
Quais tecnologias digitais foram encontradas nos estudos que se referem à subitização, aproximação, estimativa, ou mesmo naqueles que se mostram correlatos a essas áreas?
Como se caracterizam as atividades apresentas/sugeridas nesse contexto?
Embora haja uma crescente no que tange a utilização de tecnologias digitais em sala de aula, especialmente na Educação Básica, não há ainda produção de conhecimento acerca da subitização, mas algumas pesquisas apresentam indícios da possibilidade do uso de tais recursos para investigações sobre essa temática.
- Caroline Costelha Marques
- Lívia Martins da Silva Esteves
- Wagner da Silveira Marques
-
FÁBRICA DE MATEMÁTICAS: UMA ESCOLA EXPANDIDA POR MEIO DA TECNOLOGIA DIGITAL E DA COOPERAÇÃO
Camila Aliatti -
Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Veneziano, Maraisa Helena Borges Estevão Pereira, Lucas Thomaz, Thales Eduardo Gomes Moreira, Neuza Meller -
Formas de numeramento em smartphones: arquitetando telas sensíveis ao toque
Wagner Marques -
Genius Math: uma aplicação mobile para auxiliar a aprendizagem da matemática na pré-escola.
Stefane Menezes, Jiani Da Roza -
INSTIGANDO MÚLTIPLAS FORMAS DE NUMERAMENTO COM ATIVIDADES EM SMARTPHONES
Wagner Marques -
Investigando a Estética na Exploração Matemática de Padrões com o uso de Tecnologias Digitais
Rita de Cássia Idem -
Jogos Digitais Educacionais para Alfabetização Matemática: Levantamento de Habilidades e Level Design
Mayco Farias, Isabela Gasparini, Marcelo Hounsell -
O uso do jogo educacional Eu sei Contar como auxílio da matemática no ensino infantil
Eduardo Silva, Fernanda Gabriela de Sousa Pires