A robótica como técnica de aprimoramento no ensino da matemática no quilombo do Peafú - Monte Alegre/Pará
Resumo
01/04/2016
O presente trabalho relata a investigação no cenário da educação quilombola que é compreendida como um processo amplo, que inclui a família, convivência em comunidade e as relações de trabalho. O objetivo geral está centrado em contribuir com a aprendizagem de conteúdos e conceitos matemáticos, com auxílio de dispositivos robóticos aplicados com alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental no quilombo do Peafú, localizado na zona rural no município de Monte Alegre – PA. A metodologia utilizada no desdobramento do projeto está sedimentada em etapas de estudos e pesquisas realizadas na própria comunidade quilombola. Ao fim desta pesquisa, pretendemos contribuir para o estudo e discussões sobre modelos de kits que possam ser adquiridos com baixo custo, utilizando ou não da robótica livre, e em seguida a introdução da robótica na comunidade remanescente de quilombo Peafú, como meio alternativo para o aprimoramento da aprendizagem, tanto matemática quanto para outras disciplinas.