Letramento matemático e pensamento computacional
O pensamento computacional e as tecnologias digitais na educação básica
Como contribuir com a produção de evidências científicas e com o desenvolvimento de políticas públicas na área de Tecnologias aplicadas à Educação Básica, especialmente, no que tange à aplicação do pensamento computacional articulado às tecnologias digitais no Letramento Matemático?
Quais as tecnologias digitais e outros recursos usados em iniciativas de pensamento computacional articuladas na Educação Básica?
As tecnologias digitais mais evidentes, a partir do levantamento realizado neste artigo de revisão, foram: Scratch; Robótica Educacional; Arduino; Code.org; LightBot; App Inventor; Dr. Scratch; Blockly Games.
Além das tecnologias mencionadas acima, foram também evidenciadas nos artigos analisados, as seguintes tecnologias: Ambiente Maker; Animação; BloxorZ; Classcraft; CodeMaster; Code Club Brasil; Excel; FastStone Screen Capture; Hairball; Jogo Batalha Naval; Jogo Navegática; Jogo Pantanal Escolar; Jogos Os Missionários e os Canibais; Jogo Star Wars; Pong; Kahoot; OpenOffice e Calc; PhET Simulações Interativas; Plataformas de Desenvolvimento - Jogos 2D e 3D; Programming Languages - Computer Science Unplugged; Logo; Minecraft; Pesquisas no Google; Pac-Man; Realidade Virtual; Rube Goldberg; Rede Social Teia; Space invaders; Snake II; Snapl; Stencyl e T-mind, porém, com frequência bem inferior às demais.
Todavia, outros recursos também foram identificados como sendo utilizados no desenvolvimento de atividades pedagógicas e que buscam incentivar o pensamento computacional, especialmente, de forma desplugada.
Quais as metodologias empregadas em iniciativas de aplicação do pensamento computacional no âmbito da Educação Básica?
Para viabilizar as práticas pedagógicas com a aplicação do pensamento computacional, identificou-se que as metodologias mais utilizadas, conforme as frequências identificadas nos 41 artigos selecionados, foram: Aprendizagem Baseada em Problemas (17); Aprendizagem Baseada em Projetos (14); Computação Desplugada (8); Gamificação (8); Simulação (5); Mapa Conceitual (1) e Storytelling (1).
Em que nível de ensino da Educação Básica as evidências de aplicação do pensamento computacional são mais representativas?
As evidências de aplicação do pensamento computacional são evidenciadas em todo o ensino fundamental e médio. Considerando os artigos selecionados, foi possível identificar em quais anos/séries do ensino fundamental, evidenciam-se, com mais frequência, no que tange à aplicação do pensamento computacional: Fundamental 8 (22,39%); Fundamental 6 (19,40%); Fundamental 9 (19,40%); Fundamental 7 (16,42%); Fundamental 5 (13,43%); Fundamental 3 (4,48%); Fundamental 4 (2,99%); Fundamental 1 (1,49%); Fundamental 2 (0,00%).
Portanto, no ensino fundamental I, no 1º, 3º e 4º ano, a representatividade é bastante tímida, quando comparada com os demais anos do mesmo segmento, sendo inexpressiva para o 2º ano. Diferentemente, do que ocorre no ensino médio. Enquanto no ensino fundamental as evidências são significativas nos anos finais, no ensino médio a aplicação do pensamento computacional se dá consideravelmente no 1 º ano, reduzindo consideravelmente no 2º ano e timidamente ocorre no 3º ano: Médio 1 (50,00%); Médio 2 (28,57%) e Médio 3 (21,43%).
Nos estudos selecionados há indícios de avanços e desafios a serem superados quanto ao uso das tecnologias digitais e do pensamento computacional na escola?
As evidências que sinalizam avanços alcançados com esta RSL, no que se refere ao desenvolvimento de ações educativas voltadas ao pensamento computacional na educação básica, foram analisadas, a partir dos seguintes eixos temáticos: currículo e o pensamento computacional na escola; impactos na aprendizagem e desenvolvimento de competências; autonomia e trabalho colaborativo; mudanças nas práticas pedagógicas; parceria com a comunidade externa e definição de designer instrucional para o ensino de computação na escola.
Além dos avanços aqui mencionados, nesse processo de investigação, notou-se alguns desafios ainda a serem superados para a implementação efetiva do pensamento computacional no âmbito da educação básica, de forma efetiva. Tais desafios identificados, a partir dos artigos selecionados são apresentados, a partir dos eixos temáticos: interdisciplinaridade; formação do professor; avaliação da aprendizagem e gestão escolar.
Quais instituições brasileiras se destacam na atuação com o pensamento computacional articulado às tecnologias digitais no âmbito da Educação Básica?
Dos 41 artigos selecionados, nesta pesquisa, as instituições que mais se destacaram com publicações que abordam a temática pensamento computacional articulado às tecnologias digitais na educação básica, por meio da identificação dos seus pesquisadores, foram: Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (8,70%); Universidade Federal da Paraíba - UFPB - (6,52%); Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI - (6,52%); Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - (6,52%); Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (6,52%); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo - IFSP - (4,35%); Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - (4,35%); Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - (4,35%).
Outras instituições também foram identificadas, porém cada uma delas com um percentual de apenas 2,17%, a saber: Centro Universitário Internacional - UNINTER; Instituto Federal Baiano – IFBAIANO; Instituto Federal de Brasília - IFB; Mackenzie; Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Fatec – SP; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFarroupilha; Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio; Unicamp – SP; Universidade Católica de Brasília - UCB; Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; Universidade Federal da Bahia - UFBA; Universidade de Pernambuco - UPE; Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Universidade Federal do Acre - UFAC; Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA; Universidade Federal do Pampa - Unipampa; Universidade Federal do Paraná - UFPR; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
Estudos sobre o pensamento computacional na educação básica brasileira estão distribuídos entre as seguintes localidades: Paraíba (PB) - 6; Pernambuco (PE) - 6; Rio Grande do Sul (RS) - 5; Santa Catarina (SC) – 5; Paraná (PR) - 4; São Paulo (SP) - 4; Bahia (BA) - 2; Pará (PA) - 2; Acre (AC) - 1; Ceará (CE) - 1; Distrito Federal (DF) - 1; Minas Gerais (MG) - 1; Rio de Janeiro (RJ) - 1; Rio Grande do Norte (RN) - 1.
O pensamento computacional pode ser pensado dentre duas possibilidades. Assim, como todas as disciplinas, pode fazer parte do currículo escolar; podendo ser articulado, de maneira interdisciplinar. Outra possibilidade que pôde ser vislumbrada, a partir dos estudos realizados, para a inserção do pensamento computacional na educação básica, refere-se à oferta de atividades extraclasse.
Os estudos analisados evidenciaram um aumento gradativo das notas dos estudantes, a partir das ações articuladas ao pensamento computacional. Esse é um resultado positivo, considerado significativo, uma vez que foi possível notar avanços no aprendizado dos estudantes, por meio dos projetos propostos, especialmente nas disciplinas das Ciências Exatas.
As atividades pedagógicas ao serem desenvolvidas para o pensamento computacional promovem autonomia para a resolução de problemas, assim como propicia o desenvolvimento de trabalho colaborativo.
O uso de atividades de diferentes formatos possibilitou mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, o que contribuiu aos estudantes diversas maneiras de explorar o conhecimento e colocá-los em prática.
As experiências evidenciadas favoreceram aos estudantes e professores maior parceria com a comunidade externa, uma vez que houve o apoio e a comunicação com membros de outras instituições da comunidade, como exemplo, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, de cursos afins.
Os projetos implementados e apresentados nos artigos analisados também ofereceram um feedback muito interessante em termos de design instrucional para o desenho de práticas pedagógicas voltadas ao ensino e à aprendizagem de computação na educação básica.
Para a efetivação do pensamento computacional na escola, ainda há que se superar o desafio de um trabalho interdisciplinar.
A discussão a respeito do desenvolvimento de currículos, contendo conteúdos da Ciência da Computação na educação básica pode ser considerada um avanço. Nesse sentido, será preciso pensar como será a formação inicial e continuada dos professores nesse cenário.
As avaliações de aprendizagem devem ocorrer continuamente para acompanhar o desenvolvimento do aluno. Por isso, requer que o professor tenha um olhar mais crítico em relação às habilidades, que são desenvolvidas quando os alunos desenvolvem o pensamento computacional.
A equipe gestora da escola deve assumir papel fundamental na concepção, planejamento, implementação e acompanhamento das ações articuladas ao uso das tecnologias e do pensamento computacional em seu ambiente de atuação.
- Adriana Aparecida de Lima Terçariol
- Agnaldo Keiti Higuchi
- Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji
- Ingrid Santella Evaristo
-
A abstração reflexionante no pensamento computacional e no desenvolvimento de projetos de robótica em um makerspace educacional
Maria Inês CASTILHO, Karen Selbach BORGES, Léa da Cruz FAGUNDES -
A experiência de implantação de uma disciplina obrigatória de pensamento computacional em um colégio de educação básica
André Luís Allice RAABE, André Luiz Maciel SANTANA, Elieser Ademir de JESUS, Eduardo Alves da SILVA, James Roberto BOMBASAR, Natália Ellery Ribeiro COUTO -
A tool for the introduction of programming and computational thinking with motivation using Virtual Reality
Herminio Paucar CURASMA, Alberto Barbosa RAPOSO -
Aplicação da ferramenta scratch para o aprendizado de programação no ensino fundamental I
Gercineide Torres da SILVA, José Luziel de SOUZA, Luiz Augusto Matos da SILVA -
Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional
Débora Priscillla da Silva SILVA, Simone Shirley SIDNEI, Ângelo Magno de JESUS, Carlos Eduardo Paulino SILVA -
Atividades maker no processo de criação de projetos por estudantes do ensino básico para uma feira de ciências
André L. A. RAABE, André L. M. SANTANA, Luís F. M. SANTANA, Marli F. Vick VIEIRA, Julia Peron METZGER, Eduardo Borges GOMES -
Clubes de programação com Scratch nas escolas e a interdisciplinaridade
Eliana S. LISBÔA, Helio H. L. C. MONTE-ALTO, Maria L. da SILVA -
CodeMaster – automatic assessment and grading of app inventor and snap ! Programs
Christiane Gresse Von WANGENHEIM, Jean C. R. HAUCK, Matheus Faustino DEMETRIO, Rafael PELLE, Nathalia da CRUZ ALVES, Heliziane BARBOSA, Luiz Felipe AZEVEDO -
Computational thinking in mathematics education : A joint approach to encourage problem-solving ability
Erick John Fidelis COSTA, Livia Maria Rodrigues Sampaio CAMPOS, Dalton Dario Serey GUERRERO -
Construção do pensamento computacional através do desenvolvimento de games
Rafael Marimon BOUCINHA, Christian Puhlmann BRACKMANN, Dante Augusto Couto BARONE, Ana CASALI -
Contribuições do pensamento computacional para o ensino e aprendizado de língua portuguesa
Carlos Alexandre NASCIMENTO, Débora Abdalla dos SANTOS, Adolfo Tanzi NETO -
Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil
Rozelma Soares de FRANÇA, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli TEDESCO -
Desenvolvendo o raciocínico lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando
Anelise Lemke KOLOGESKI, Camille Grings SILVA, Débora Nice Ferrari BARBOSA, Rodrigo Reis MATTOS, Sandra Teresinha MIORELLI -
Ensino de computação com SCRATCH no ensino fundamental – um estudo de caso
Christiane Gresse von WANGENHEIM, Vinícius Rodrigues NUNES, Giovane Daniel dos SANTOS -
Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência
Luciano Frontino MEDEIROS, WÜNSC -
Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da OBI e computação desplugada
Jessica Silva De Souza, Alba Sandyra, Bezerra Lopes -
Estudo comparativo de abordagens referentes ao desenvolvimento do pensamento computacional
Daniel CÂNDIDO, Gabriele PESSOA, Bruna VASCONCELOS, Klebson SILVA, Renato OLIVEIRA, Maurício TAUMATURGO, Taciana Pontual FALCÃO -
Explorando o uso da robótica na educação básica: um estudo sobre ações práticas que estimulam o pensamento computacional
Isabelle M. L. SOUZA, Lívia M. R. SAMPAIO, Wilkerson L. ANDRADE -
Explorando Robótica com Pensamento Computacional no Ensino Médio : Um estudo sobre seus efeitos na educação
Isabelle M. L. SOUZA, Rivanilson S. RODIGUES, Wilkerson L. ANDRADE -
Gamificando a sala de aula : desafios e possibilidades em uma disciplina experimental de Pensamento Computacional no ensino fundamental
Tancicleide C. S. GOMES, Patricia C. de A. R. TEDESCO -
Jogos lúdicos sob a ótica do pensamento computacional : Experiências do projeto logicamente
Graziela Ferreira GUARDA, Ione Ferrarini GOULART -
Mensurando o desenvolvimento do pensamento computacional por meio de mapas auto-organizáveis : Comparação de métricas de complexidade de software com dr . Scratch e CT-Test .
Rafael Pereira RIBEIRO, Alexandra SOUZA, Thiago BARCELOS, Leandro A. SILVA -
Metodologia para ensino do pensamento computacional para crianças baseada na alternância de atividades plugadas e desplugadas
Letícia Mara BERTO, Luciana Aparecida Martinez ZAINA, Tiemi Christine SAKATA -
O ensino do pensamento computacional em séries neurociências nais do ensino fundamental : uma proposta embasada na neurociências
Douglas Furtado FELIX, Cleo Zanella BILLA, Diana Francisca ADAMATTI -
O pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação : como utilizar recursos computacionais no ensino da matemática ?
Gilson Pedroso dos SANTOS, José Ricardo e Souza MAFRA -
O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental
André KOSCIANSKI, Fabiana Rodrigues de Oliveira GLIZT -
Pensamento computacional : uma proposta de ensino com estratégias diversificadas para crianças do ensino fundamental
Fernanda de Melo REIS, Fábio Cristiano Souza OLIVEIRA, Danielle Juliana da Silva MARTINS, Patrícia da Rocha MOREIRA -
Pensamento Computacional na Educação básica: uma análise da relação de questões de matemática com as competências do Pensamento Computacional
Erick John Fidelis COSTA, Livia Maria Rodrigues Sampaio CAMPOS, Dalton Dario Serey GUERRERO -
Pensamento computacional no ensino de computação em escolas : Um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas
Vladimir SILVA, Aryesha SOUZA, Dyego MORAIS -
Prática de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional
Humberto Augusto Piovesana ZANETTI, Cláudio Luís Vieira OLIVEIRA -
Production of scratch learning objects by elementary school students
Márcia Regina KAMINSKI, Clodis BOSCARIOLI -
Projeto codIFic @ r : Oficinas de programação dispositivos móveis no ensino fundamental
Rudieri Dietrich BAUER, Gian Luca Motta FLORES, Ângelo Nery Vieira CRESTANI, Jaline Gonçalves MOMBACH -
Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch
Rozelma Soares de FRANÇA, Haroldo José Costa do AMARAL -
Raciocínio lógico nas escolas : Uma introdução ao ensino de algoritmos de programação
Nyara SILVA, Ana Carina LIMA, Niellen SOUZA, Decíola SOUSA -
Self-organizing maps to find computational thinking features in a game building workshop
A. A SOUZA, T. S. BARCELOS, R. MUNOZ, I. F. SILVEIRA, N. OMAR, L. A. SILVA -
Significação da aprendizagem através do pensamento computacional no ensino médio : uma experiência com scratch
Fellipe Oliveira RAMOS, Lilian da Silva TEIXEIRA -
T-mind : um aplicativo gamificado para estímulo ao desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional
Francisco Ittalo Ribeiro PESSOA, Ana Liz Souto Oliveira de ARAÚJO, Wilkerson L. ANDRADE, Dalton D. Serey GUERRERO -
Um método para o desenvolvimento de software com crianças utilizando o ambiente scratch
Stephanie da Silva RIBEIRO, Amanda Meincke MELO -
Um relato de experiências de estagiários da licenciatura em computação com o ensino de computação para crianças
Pasqueline Dantas SCAICO, Mychelline Souto HENRIQUE, Felipe Oliveira Miranda CUNHA, Yugo Mangueira de ALENCAR -
Uma abordagem baseada em robótica e computação desplugada para desenvolver o pensamento computacional na educação básica
Felipe Oliveira Miranda CUNHA, Cristiane Ribeiro do NASCIMENTO -
Utilizando scratch e arduino como recursos para o ensino da matemática
Selam Bessa SALES, Ronald Brasil SILVA, Elaine Silva Rocha SOBREIRA, Marcos Dionisio Ribeiro do NASCIMENTO