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A revolução da robótica utilizando lixo eletrônico no ensino básico: formação ampliada e menor vulnerabilidade de jovens à violência nas escolas públicas

Carolina Cajazeira de Melo e Silva, Josualdo Junior Dias da Silva, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Débora Abdalla Santos, Hugo Saba

Resumo

14/05/2016
Este artigo apresenta a aplicação da robótica educacional livre no ambiente das escolas públicas utilizando lixo eletrônico ao invés de soluções comerciais para a construção dos robôs. Para demonstrar o percurso metodológico, foi realizado um experimento utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos (PBL - Problem ou Project Based Learning) com estudantes da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) do município de Alagoinhas. Como resultado, observou-se que a robótica na escola é uma atividade capaz de manter os jovens afastados das ruas e de lhes proporcionar uma formação ampliada multidisciplinar, reduzindo a sua vulnerabilidade por estar afastado das ruas e com outros objetivos. Dessa forma, o tempo livre do aluno é empregado em uma atividade educacional profissionalizante e inclusiva.
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