Pensamento crítico auxilia no desenvolvimento de soft skills
Evidências no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Crítico por meio de TICs para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras
Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais/ (soft skills) na educação brasileira?
Quanto aos dados analisados em relação aos estudos de Pensamento Crítico no Brasil, os estudos indicam o uso de jogos digitais e elaboração de narrativas, que auxiliam no desenvolvimento socioemocional. À vista disso, a pesquisa revela que o Pensamento Crítico auxilia no desenvolvimento de habilidades como: Colaboração (capacidade de desenvolver um entendimento compartilhado e trabalhar de forma coordenada com várias pessoas para um objetivo comum, trabalho em grupo/cognição social); Resolução de problemas (capacidade de identificar uma solução, construí-la e implementá-la efetivamente); Criatividade (processo de criação de uma solução considerada nova, inovadora e relevante para abordar uma situação-problema e adaptar ao contexto); Pensamento Computacional (por meio do conjunto de estratégias cognitivas e metacognitivas relacionadas à modelagem de conhecimento e de processos, à abstração, algoritmo, decomposição de problemas, e organização de estruturas complexas e conjuntos lógicos); Empatia, pró-atividade e ética (desenvolvidas por meio da gamificação). Alguns estudos selecionados relatam o uso da ferramenta Scratch, para o desenvolvimento de narrativas infantis durante o processo de desenvolvimento do Pensamento Crítico.
Os achados ligam de forma clara o desenvolvimento do Pensamento Crítico com a Empatia, desta forma, pode-se associar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais a sua prática, por meio da prática de Mindfulness.
A pesquisa informa o cronograma de execução, bem como, tempo e/ou período utilizado para realizar a coleta dos dados?
São mencionadas as ameaças à validade e também como essas ameaças afetam os resultados e conclusões?
Qual a distribuição dos estudos encontrados em bases internacionais/ nacionais e em quais estados (em caso de bases nacionais)?
Qual data de publicação do estudo?
Há algum custo para implementação?
Qual tipo de escola o estudo é realizado?
Qual tipo de intervenção é realizada?
Qual a distribuição dos estudos encontrados referentes ao tipo de publicação?
Qual a idade média do público ?
Qual o tipo de público do estudo ?
Qual a técnica/método estatístico usado para avaliar a evidência ?
Sobre qual área/subárea a intervenção é realizada ?
Qual a quantidade por gênero da amostra ?
Qual a escolaridade dos participantes?
Há o uso de tecnologias educacionais ou digitais?
As intervenções identificadas são, na maioria, de curta duração, e com grupos reduzidos de alunos. Estudos sobre as habilidades socioemocionais nas escolas públicas estão distribuídos pelas regiões Nordeste (38%), Sudeste (25%), Sul (19%), Norte (12%) e Centro-oeste (6%). No geral, as evidências de desenvolvimento do Pensamento Crítico são avaliadas por técnicas/métodos estatísticos mais rigorosos (teste t, escala Likert) que fornece mais apoio as evidências, além de testes para avaliação do seu desenvolvimento.
- Cícero Gonçalves dos Santos
- Maria Augusta Silveira Netto Nunes
Nenhum artigo nesta revisão