Voltar à lista

Pensamento crítico auxilia no desenvolvimento de soft skills

Evidências no desenvolvimento de habilidades do Pensamento Crítico por meio de TICs para crianças do século XXI: um mapeamento sistemático do estado da arte como fomento a gestores para apoio à políticas públicas brasileiras

Estudos analisados na revisão/mapeamento
21
artigos acadêmicos
Publicados de
2013
a
2019
Principal Pergunta de Pesquisa

Quais evidências existem que relacionam o uso de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais/ (soft skills) na educação brasileira?

Principal Achado
Outros Achados

A pesquisa informa o cronograma de execução, bem como, tempo e/ou período utilizado para realizar a coleta dos dados?

Em relação ao Pensamento Crítico dos (19 estudos) selecionados, (18 estudos) apresentaram cronogramas parciais, e apenas (1 estudo) cronograma completo. Alguns estudos apresentaram maiores detalhes como quantidade de semanas, quantidade de sessões e quantidade de dias em que a intervenção foi feita. Que, por sua maioria são estudos realizados em um dia.

São mencionadas as ameaças à validade e também como essas ameaças afetam os resultados e conclusões?

(1 estudo) não apresentou ameaças a validade e (18 estudos) apresentaram de forma parcial. Vale ressaltar que é importante informar as ameaças para que em uma eventual replicação tenha-se noção de fatores de risco a validação e como mitigar esses fatores.

Qual a distribuição dos estudos encontrados em bases internacionais/ nacionais e em quais estados (em caso de bases nacionais)?

Todos os estudos selecionados são brasileiros distribuídos nos estados de Rio grande do Sul (4 estudos); Paraíba, São Paulo, Amazônia e Paraíba (3 estudos cada); Alagoas, Pernambuco, Distrito Federal e Bahia, (1 estudo cada).

Qual data de publicação do estudo?

O escopo é formado por estudos de 2009 a 2019. Existe um aumento de estudos comparando ao ano de 2013 (1 estudo), 2014 (1 estudo), 2015 (4 estudos), 2016 (2 estudos), 2017 (3 estudos), 2018 (6 estudos) e 2019 (4 estudos).

Há algum custo para implementação?

Nenhum dos estudos informaram o custo para implementação. Acredita-se que as atividades propostas para a o desenvolvimento do Pensamento Crítico sejam de baixo custo, que por sua maioria utilizam a ferramenta Scratch .

Qual tipo de escola o estudo é realizado?

(14 estudos) foram em escolas públicas, (3 estudos) em escolas particulares e (2 estudos) não informaram o tipo de escola. Desse total, todas as escolas são brasileiras, por sua maioria na região nordeste.

Qual tipo de intervenção é realizada?

Foram identificados os seguintes tipos de intervenções: Relato de caso (7 estudos); Caso-controle (experimento) (5 estudos); Experimento Único (4 estudos); Quase-experimento (2 estudos); e Estudo de caso (1 estudo). Nota-se a uma tendência a estudos que levem um rigor mais estatístico em suas evidências, como nos estudos de caso-controle(experimental) e experimento de caso único.

Qual a distribuição dos estudos encontrados referentes ao tipo de publicação?

Houveram estudos publicados em periódico (2) e conferência (17). Nota-se o bom espaço dado a estudos relacionados ao tema em conferências nacionais.

Qual a idade média do público ?

(3 estudos) não informaram a idade média. A idade média do público nas aplicações para o desenvolvimento do Pensamento Crítico foi expressa em 16 dos 19 estudos selecionados, apresentando idade média entre 6 e 25 anos.

Qual o tipo de público do estudo ?

Os estudos selecionados são direcionados para alunos (19 estudos).

Qual a técnica/método estatístico usado para avaliar a evidência ?

Quanto aos dados analisados em relação aos estudos sobre o Pensamento Crítico, não foi identificada nenhuma padronização no que se trata a métodos estatísticos usados para avaliar as evidências. Muitos estudos apresentaram diversos questionários e avaliações. Dos identificados podemos Cronbach , Pearson, Cohen, teste t, e Escala Likert de 5 pontos.

Sobre qual área/subárea a intervenção é realizada ?

Quanto aos estudos analisados, as intervenções são na área de Letramento Matemático – Pensamento Computacional (19 estudos).

Qual a quantidade por gênero da amostra ?

Quanto aos dados analisados em relação aos estudos referentes ao Pensamento Crítico, a distribuição por gênero nem sempre foi expressa, totalizando 12 estudos sem especificação. Nos estudos especificados, (7 estudos), 78 participantes do gênero masculino e 79 participantes do gênero feminino, totalizando 157 participantes.

Qual a escolaridade dos participantes?

Os estudos selecionados referentes ao Pensamento Crítico se concentram em Ensino Fundamental 1º ao 5º ano (7 estudos); Ensino Fundamental 6º ao 9º ano (2 estudos); Ensino Médio (5 estudos); e não declarados (5 estudos).

Há o uso de tecnologias educacionais ou digitais?

Quanto aos dados analisados em relação aos estudos sobre Pensamento Crítico, os principais tipos de tecnologia empregados são Jogos Digitais e a ferramenta Scratch . Os 19 estudos apresentam o uso de tecnologias digitais para desenvolver o Pensamento Crítico.
Produção de conhecimento sobre o tema

As intervenções identificadas são, na maioria, de curta duração, e com grupos reduzidos de alunos. Estudos sobre as habilidades socioemocionais nas escolas públicas estão distribuídos pelas regiões Nordeste (38%), Sudeste (25%), Sul (19%), Norte (12%) e Centro-oeste (6%). No geral, as evidências de desenvolvimento do Pensamento Crítico são avaliadas por técnicas/métodos estatísticos mais rigorosos (teste t, escala Likert) que fornece mais apoio as evidências, além de testes para avaliação do seu desenvolvimento.

Desafios Encontrados
Palavras-chaves
Algorithmic Thinking Aprendizagem socioemocional Educational Tools Ferramenta educacional Non-cognitive skills Pensamento Algorítmico Soft Skills
Autores
  • Cícero Gonçalves dos Santos
  • Maria Augusta Silveira Netto Nunes

Nenhum artigo nesta revisão

Carregando...