TICs em alfabetização
Uso de tecnologia nos processos de alfabetização
Quais tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm sido adotadas no Brasil para apoiar o processo de alfabetização e como vêm sendo utilizadas?
Quais os tipos de evidências empíricas sobre o uso da tecnologia na alfabetização?
Quais os públicos-alvo dos estudos?
Em que tipo de rede de ensino a tecnologia foi aplicada?
Qual o período de duração da pesquisa na escola?
Quais os resultados da aplicação de tecnologia no processo de alfabetização?
Percebeu-se a falta de publicações relatando as dificuldades dos professores e alunos na utilização da tecnologia, assim como estudos envolvendo a utilização de dispositivos móveis e no contexto da alfabetização de idosos.
A maior parte das publicações envolveu a aplicação de TICs em instituições de ensino públicas (10 estudos).
Uma quantidade significativa de publicações (8 estudos) foi classificada como de longa duração.
- Elaine Harada Teixeira de Oliveira
- Walter Takashi Nakamura
-
A ALFABETIZAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O USO DO COMPUTADOR: O SUPORTE DIGITAL COMO MAIS UM INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Julianna Silva Glória, Isabel Cristina Alves da Silva Frade -
A Coefficient of Agreement for Nominal Scales
Jacob Cohen -
A informática no processo de alfabetização escolar: um estudo de caso
Sérgio Antonio da Silva Leite, Cynthia Bauab Fabricio D’Estefano -
Adoletras: Um jogo de Realidade Aumentada para auxiliar no processo de Alfabetização
Tatyane Silva, Amanda Da Silva, Jeane Melo -
Alfabeta: Uma proposta de objeto de aprendizagem para apoio a alfabetização
Livia Barreto, Isabela Cavaco, Danielle Rousy Silva -
Alfabetização e leitura
Jose Juvencio Barbosa -
Alfabetize: um aplicativo móvel de apoio à alfabetização.
Robson Lins, Maria Barbosa, Naidja Souza -
AlfabetoKinect: Um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças com o uso do Kinect
Rodrigo de Sales Alves, Jefferson Oliveira Alves de Araujo, Francisco Madeiro -
alfabetzAR: Uma Aplicação Móvel com base na Realidade Aumentada como Ferramenta de Apoio no Processo de Alfabetização de Portadores de Síndrome de Down
Dayane R. de Souza, Genarde M. Trindade, Bruno A. Bonifácio, Priscila S. Fernandes -
AlfaGame: Um Jogo para auxílio no processo de alfabetização
Dorgival Pereira da Silva Netto, Mayara Wanessa Alves dos Santos -
Ambiente Virtual de Aprendizagem Apoiado por um Agente Pedagógico de Acompanhamento para Alunos PNEEs Surdos
Anderléia Pereira, Marcia Elena Jochims Kniphoff -
Análise do uso do celular no contexto educacional
Silvia Cristina Freitas Batista, Gilmara Teixeira Barcelos -
Aplicativo para Auxiliar Professores nas Avaliações de Psicogênese da Escrita
Jaline Mombach, Paulo Silas Souza, Lara Leal -
Avaliação da eficácia do software "Alfabetização Fônica" para alunos com deficiência mental
Julia Margarida Hein, Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Alessandra Gotuzo Seabra, Elizeu Coutinho de Macedo -
Desenvolvimento de Software Para Alfabetização de Adultos Baseado em Princípios Freirianos
Marcos Carvalho, Márcia Campos, Thiago Chagas, Marcos D. R. Nascimento -
Digita - um Jogo Educativo de Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil
Ding Yih An, Cesar Dick Da Silva, Danton Moura G. Ribeiro, Perla Batista R. Da Rocha, Caio Maltinti, Vanessa Battestin Nunes, Rutinelli Fávero -
Experimentation in software engineering
Claes Wohlin -
Felpo Filva e as TICs: oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
Lisandra Almeida da Silva, Silvana Corbellini -
Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering
Barbara Kitchenham, Stuart Charters -
Inclusão Digital: Uma Proposta na Alfabetização de Jovens e Adultos
Mônica Gardelli Franco -
Joy e as Letrinhas: um Serious Game como ferramenta de auxílio no processo de alfabetização de crianças do ensino fundamental
Mateus José de Faria, Rogério Colpani -
Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização
Leonardo Cunha de Miranda, Elaine C. S. Hayashi, Rosângela de Assis, Maria Cecília Martins, M. Cecília C. Baranauskas -
língua portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais -
Meu ABC: uma aplicação multimédia para alfabetização contextualizada
Rivanildo Dos Santos, Josimar Alves de Almeida Junior, Rhaleff Nascimento, Yuska Paola Costa Aguiar -
O Celular e a Alfabetização: Uma Ferramenta de Apoio
Carlos S R Marinho, Marla T B Geller, Marialina C Sobrinho -
O processo de alfabetização e as tecnologias digitais: uma análise sobre o software “Coelho Sabido”
Rita de Cassia De Souza Landin, Giseli De Souza Lucas, Maria Iolanda Monteiro -
O uso das tecnologias digitais na busca da superação do analfabetismo
Larisse Barreira de Macêdo Santiago, Marcos Dionísio Ribeiro do Nascimento, Rita Maria Lopes Sampaio -
Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando
Júlio César Araújo -
Programa Participar: Software Educacional de Apoio à Alfabetização de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Henrique Veneziano, Maraísa Helena Borges Estevão Pereira, Tiago Galvão Mascarenhas Freire, Renato Domingues Silva -
Projeto Sopa de Letrinhas
Regina Célia de Jesus D. Santos, Lilian T. Carvalho -
Proposta de um Jogo Educacional para alfabetização de crianças com dislexia
Jucelio Soares dos Santos, Rodrigo Alves Costa, Rakel Pereira de Souza, Isolda Bezerra Pereira, Rafaela Samara Oliveira Pereira -
SAEPS: Uma ferramenta de apoio à alfabetização do surdo
Yane W S Rodrigues, Nelson G R Silva, Everson V Silva, Diogo S Severo, A Diniz, Gilson M O Júnior, Alex Sandro Gomes, Carina Alves -
The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data
J. Richard Landis, Gary G. Koch -
Uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no Ensino Fundamental
Karla Angélica Silva do Nascimento, José Aires de Castro Filho -
Unidos no combate da prática do bullying - jornal, literatura, comunidade e cidadania, uma grande parceria
Cristina Pires Dias Lins -
Usability evaluation methods for the web: A systematic mapping study
Adrian Fernandez, Emilio Insfran, Silvia Abrahão -
Uso de Jogo Computacional para Auxílio à Alfabetização de Jovens e Adultos do Ciclo I
Luciene Cavalcanti Rodrigues, Daynara Minucelli Campos, Susana Cristina Pupio -
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA MÓVEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: entre tijolos e tecnologia uma proposta de Alfabetização
Eliane Alves de Freitas, Timothy Denis Ireland -
Utilizando o KTouch como uma ferramenta de apoio ao reconhecimento das letras do alfabeto: Um relato de experiência com a turma do EJA
Ana Katarine de Freitas S. Santos, Maérico Dos Santos Pessoa