Desenvolvendo de habilidades espaciais no Ensino Fundamental com TICs
-
-
Contribuições da Geometria Dinâmica na Introdução ao Estudo de Perspectiva para Alunos do Ensino Médio
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos -
Games for Teaching Mathematics in Nigeria: What Happens to Pupils’ Engagement and Traditional Classroom Dynamics?
Opeyemi Dele-Ajayi, Rebecca Strachan, Alison Jane Pickard, Jonathan J. Sanderson -
Improving the Working Memory During Early Childhood Education Through the Use of an Interactive Gesture Game-Based Learning Approach
Tareq Alzubi, Raquel Fernández, JuliáN Flores, Montserrat Duran, José M. Cotos -
Poly e GeoGebra 3D: um experimento de ensino na educação básica
Andressa Trainotti, Rodrigo Sychocki da Silva
Desenvolvendo empatia e mindfulness com TICs
-
Action Learning's Effects on Special Educators’ Attitudes Towards Students
Manuela Mauceri, Graziella Di Marco, Orazio Licciardello -
Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil
Marisa Cosenza Rodrigues, Renata De Lourdes Miguel da Silva -
Building Resilience Intervention (BRI) with teachers in Bedouin communities: From evidence informed to evidence based
Naomi L. Baum, Yaffa N. Stokar, Rivkah Ginat-Frolich, Yuval Ziv, Ibrahim Abu-Jufar, Barbara Lopes Cardozo, Ruth Pat-Horenczyk, Danny Brom -
Calling for character education: promoting moral integrity in early childhood education in Jordan
Amy Betawi -
Effects of the Maytiv positive psychology school program on early adolescents' well-being, engagement, and achievement
Anat Shoshani, Sarit Steinmetz, Yaniv Kanat-Maymon
Ensino de pessoas com deficiência
-
A avaliação da aprendizagem e o uso dos recursos de tecnologia assistiva em alunos com deficiências
Rosana Carla do Nascimento Givigi, Juliana Nascimento de Alcântara, Raquel Souza Silva, Solano Sávio Figueiredo Dourado -
aBoard: uma Plataforma Computacional na Nuvem para Comunicação Alternativa e Educação Inclusiva
Thiago Lima, Edson Silva, Augusto Lima, Natália Franco, Robson Fidalgo -
aBoard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa
Natália Franco, Thiago Lima, Augusto Lima, Edson Silva, Rinaldo Lima, Ticia Cavalcante, Robson Fidalgo -
Acessibilidade na Educação a Distância: desenvolvimento de um player de mídia acessível utilizando HTML5 e WAI- ARIA e sua integração com o Moodle
Alan Ghelardi, Joice Lee Otsuka, Cristian Kawakami -
Aplicativos de tradução para Libras e a busca pela validade social da Tecnologia Assistiva
Ygor Corrêa, Maristela Compagnoni Vieira, Lucila Maria Costi Santarosa, Maria Cristina Villanova Biasuz
Formação docente
-
As interfaces da implementação do projeto UCA na Bahia e Santa Catarina
Elisa Maria Quartiero, Maria Helena Silveira Bonilla, Mônica Fantin, Nelson De Lucca Pretto, Lívia de Andrade Coelho -
As tecnologias móveis na formação docente
Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Rodrigo Bozi Ferrete -
Avaliação de Impacto Social do Projeto UCA-TOTAL
Lena Lavinas, Suzana Cavenaghi -
Design-based research: An emerging paradigm for educational inquiry
Design Based Research Collective -
Dialogando sobre e Planejando com o SuperLogo no Ensino de Matemática dos Anos Iniciais
Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Letramento matemático e pensamento computacional
-
A abstração reflexionante no pensamento computacional e no desenvolvimento de projetos de robótica em um makerspace educacional
Maria Inês CASTILHO, Karen Selbach BORGES, Léa da Cruz FAGUNDES -
A experiência de implantação de uma disciplina obrigatória de pensamento computacional em um colégio de educação básica
André Luís Allice RAABE, André Luiz Maciel SANTANA, Elieser Ademir de JESUS, Eduardo Alves da SILVA, James Roberto BOMBASAR, Natália Ellery Ribeiro COUTO -
A tool for the introduction of programming and computational thinking with motivation using Virtual Reality
Herminio Paucar CURASMA, Alberto Barbosa RAPOSO -
Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional
Débora Priscillla da Silva SILVA, Simone Shirley SIDNEI, Ângelo Magno de JESUS, Carlos Eduardo Paulino SILVA -
Computational thinking in mathematics education : A joint approach to encourage problem-solving ability
Erick John Fidelis COSTA, Livia Maria Rodrigues Sampaio CAMPOS, Dalton Dario Serey GUERRERO
Pensamento crítico auxilia no desenvolvimento de soft skills
Em breve, os artigos desta pesquisa serão disponiblizados.
Robótica na educação
-
A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino
Gabriela Lígia Reis, Luis Fernando Freire Souza, Márcio Falcão Santos Barroso, Eduardo Bento Pereira, Erivelton Geraldo Nepomuceno, Gleison Fransoares Amaral -
A revolução da robótica utilizando lixo eletrônico no ensino básico: formação ampliada e menor vulnerabilidade de jovens à violência nas escolas públicas
Carolina Cajazeira de Melo e Silva, Josualdo Junior Dias da Silva, Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Débora Abdalla Santos, Hugo Saba -
A robótica como técnica de aprimoramento no ensino da matemática no quilombo do Peafú - Monte Alegre/Pará
Juliane Conceição de Meireles, José Ricardo e Souza Mafra -
A utilização da robótica educacional nas aulas de ciências
Josilda dos Santos Nascimento Mesquita, Mirian Pacheco Silva Albrecht -
Aplicação da robótica educacional em escolas públicas: relato de experiência
Maria C. Brito, Deise A. Peralta, Gustavo Morceli, José P. A. Prado
TICs e discalculia na educação básica
Em breve, os artigos desta pesquisa serão disponiblizados.
TICs e habilidades de vida
-
Aprendizagem criativa na construção de jogos digitais: uma proposta educativa no ensino de ciências para crianças
Elaine Silva Rocha Sobreira, Alessandra Aparecida Viveiro, João Vilhete Viegas d’Abreu -
Jogos digitais e aprimoramento do controle inibitório: um estudo com crianças do atendimento educacional especializado
Daniela Karine RAMOS, Fernanda Albertina GARCIA -
Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento
Vera Masagão Ribeiro, Maria Conceição Fonseca -
Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação
Fabio Scorsolini-Comin
TICs e habilidades socioemocionais
-
Educating the next generation of atmospheric scientists within a European Network of Excellence
E. Schuepbach, E. Uherek, A. Ladstätter-Weissenmayer, M.J. Jacob -
ProUCA-TO: Espaço de Construção de Competências Socioemocionais
Rosária Helena Ruiz Nakashima, Marilene Andrade, George França -
Teacher perceptions of the value of game-based learning in secondary education
J.C. Huizenga, G.T.M. ten Dam, J.M. Voogt, W.F. Admiraal -
Wag the dog – The nature and foundations of preschool educators' positive ICT pedagogical beliefs
Pekka Mertala
TICs e transtornos do neurodesenvolvimento
-
A proposal software for multidisciplinary treatment of autistic children
E. Guerra, F. Furtado -
A tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista
Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Neiza de Lourdes Frederico Fumes -
The Use of Educational Applications by Children with Autistic Spectrum Disorder: A Case of Study
Heloise Cristini Magaton, Silvia Amélia Bim
TICs em alfabetização
-
Análise do uso do celular no contexto educacional
Silvia Cristina Freitas Batista, Gilmara Teixeira Barcelos -
Digita - um Jogo Educativo de Apoio ao Processo de Alfabetização Infantil
Ding Yih An, Cesar Dick Da Silva, Danton Moura G. Ribeiro, Perla Batista R. Da Rocha, Caio Maltinti, Vanessa Battestin Nunes, Rutinelli Fávero -
O processo de alfabetização e as tecnologias digitais: uma análise sobre o software “Coelho Sabido”
Rita de Cassia De Souza Landin, Giseli De Souza Lucas, Maria Iolanda Monteiro -
Programa Participar: Software Educacional de Apoio à Alfabetização de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Henrique Veneziano, Maraísa Helena Borges Estevão Pereira, Tiago Galvão Mascarenhas Freire, Renato Domingues Silva -
Proposta de um Jogo Educacional para alfabetização de crianças com dislexia
Jucelio Soares dos Santos, Rodrigo Alves Costa, Rakel Pereira de Souza, Isolda Bezerra Pereira, Rafaela Samara Oliveira Pereira
TICs em currículos inovadores
TICs em letramento matemático
-
Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
Wilson Veneziano, Maraisa Helena Borges Estevão Pereira, Lucas Thomaz, Thales Eduardo Gomes Moreira, Neuza Meller -
Jogos Digitais Educacionais para Alfabetização Matemática: Levantamento de Habilidades e Level Design
Mayco Farias, Isabela Gasparini, Marcelo Hounsell -
O uso do jogo educacional Eu sei Contar como auxílio da matemática no ensino infantil
Eduardo Silva, Fernanda Gabriela de Sousa Pires
TICs na formação de professores
-
Aplicativos para Tablets: Ferramentas para o Pensar
Débora Valletta -
Autoevaluación y Emociones en la Formación Inicial de Profesores de Educación Física
Alberto Moreno D, Carmen Trigueros C, Enrique Rivera G -
CINEMA: INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Solange Castro Schorn -
Competencias tic para el desarrollo profesional docente en educación básica
César Augusto Hernandez Suarez, Mayra Alejandra Arévalo Duarte, Audin Aloiso Gamboa Suarez -
Educação, tecnologias e narrativas pibidianas : a incorporação das TIC nas experiências de professores em formação.
Joice Nunes Lanzarini
TICs no ensino de matemática
-
A Atenção Voluntária na Construção de Conceitos Trigonométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica
-
Aplicação da Robótica Educacional no Ensino das Relações Métricas do Triângulo Retângulo
-
Apresentando o BEM: Um Objeto de Aprendizagem para mediar o processo educacional de crianças com deficiência visual e videntes nas operações básicas de Matemática
-
Avaliação de Jogos Educativos: Uma Abordagem no Ensino de Matemática
-
Avaliação do Jogo Educativo Mundo de Euclides: Uma abordagem Multi-Perspectiva
TICs para compreensão de leitura
-
EDUCATION, TECHNOLOGY AND CREATIVE INDUSTRY: A CASE STUDY OF WATTPAD
Patrícia Margarida Farias Coelho, Marcos Rogério Martins Costa, Rodrigo Otávio dos Santos -
Inovação no ensino: letramento crítico no smartphone em sala de aula de língua portuguesa / Innovation in education: critical literacy using smartphones in the Portuguese language lesson
Élida Paulina Ferreira, Daiane Conceição Simões Santos
TICs para letramento de surdos
-
A Framework to Inform Design of Learning Objects for Teaching Written Portuguese (2nd Language) to Deaf Children via Sign Language (1st Language)
Cayley Guimaraes, Moisés H.R. Pereira, Sueli Fernandes -
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS SURDAS
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Ana Paula Cortina Liz
Carregando...