Voltar à lista

Atividades maker no processo de criação de projetos por estudantes do ensino básico para uma feira de ciências

André L. A. RAABE, André L. M. SANTANA, Luís F. M. SANTANA, Marli F. Vick VIEIRA, Julia Peron METZGER, Eduardo Borges GOMES

Resumo

01/04/2016
O artigo relata e promove uma reflexão acerca da aprendizagem e do potencial de atividades maker (“mão na massa”) para o desenvolvimento do pensamento computacional. Um projeto de extensão inspirado em pressupostos construcionistas foi realizado com 12 estudantes do ensino médio de uma escola estadual e 2 (dois) alunos voluntários de escolas particulares do município de Itajaí. O artigo relata a criação dos projetos utilizando diferentes tecnologias e enfatiza um atividade voltada a criação de artefatos a serem apresentados na feira de ciências da escola. As atividades makers são relatadas nesse artigo seguidas de reflexões apoiadas nos registros e nas observações realizadas em campo. Os resultados indicam que atividades makers em ambientes construcionistas estimulam a criatividade, a inventividade, a colaboração, o compartilhamento de ideias e de informações que possibilitam tornar os participantes protagonistas no desenvolvimento de sua própria aprendizagem, não privilegiando gênero nem diferença de contexto social. DOI:
Artigo completo
Carregando...