Atividades maker no processo de criação de projetos por estudantes do ensino básico para uma feira de ciências
Resumo
01/04/2016
O artigo relata e promove uma reflexão acerca da aprendizagem e do potencial de atividades maker (“mão na massa”) para o desenvolvimento do pensamento computacional. Um projeto de extensão inspirado em pressupostos construcionistas foi realizado com 12 estudantes do ensino médio de uma escola estadual e 2 (dois) alunos voluntários de escolas particulares do município de Itajaí. O artigo relata a criação dos projetos utilizando diferentes tecnologias e enfatiza um atividade voltada a criação de artefatos a serem apresentados na feira de ciências da escola. As atividades makers são relatadas nesse artigo seguidas de reflexões apoiadas nos registros e nas observações realizadas em campo. Os resultados indicam que atividades makers em ambientes construcionistas estimulam a criatividade, a inventividade, a colaboração, o compartilhamento de ideias e de informações que possibilitam tornar os participantes protagonistas no desenvolvimento de sua própria aprendizagem, não privilegiando gênero nem diferença de contexto social. DOI: