Pensamento Computacional na Educação básica: uma análise da relação de questões de matemática com as competências do Pensamento Computacional
Resumo
01/04/2016
O pensamento computacional pode ser aplicado em diversas ar´ eas e seu principal objetivo e´ desenvolver a capacidade de resoluc¸ ˜ao de proble- mas. A sua utilizac¸ ˜ao ainda ´e emergente quando considerada em conjunto as disciplinas do ensino b´asico. O estudo aqui descrito apresenta uma an´alise com o objetivo de identificar a relac¸ ˜ao das competˆencias do pensamento com- putacional com quest˜oes de matem´atica do 8◦ e 9◦ anos do ensino b´asico. O resultado dessa an´alise identificou uma relac¸ ˜ao das quest˜oes analisadas com as competˆencias do PC e que o est´ımulo a resoluc¸ ˜ao de problemas atrav´es de uma abordagem conjunta (pensamento computacional e matem´atica) pode ser con- siderada para melhorar o desempenho dos alunos em resoluc¸ ˜ao de problemas. 1.