Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência
Resumo
01/04/2019
Este artigo relata práticas de ensino de programação para plataforma Arduino, vivenciadas por meio de um curso elaborado para alunos do ensino fundamental II pertencentes a nove escolas publicas do municipio de Curitiba, abrangendo ao toto 117 alunos do 5º ao 9º ano. Esses alunos fazem parte de grupos que participam de competições de robotica de forma regular, entretanto, sem possuir familiaridade com a plataforma Arduino, de modo geral. No decorrer do curso, os alunos foram observados e constatou-se a capacidade de aprendizado emum tempo bastante breve, assim como as dificuldades na assimilação dos conceitos básicos de programação visual, da qual os alunos já possuiam certo conhecimento, para uma programação mais textual. Este relato busca mostrar, ainda, como o aprendizado de programação pode auxiliar na constituição do pensamento formal a partir do concreto. Ficou evidenciado o caráter motivador que as atividades de robótica proporcionam ao processo de aprendizagem e que podem, por sua vez, servir de facilitador para a introdução de conceitos mais complexos relativos a linguagens de programação.