Ensino de computação com SCRATCH no ensino fundamental – um estudo de caso
Resumo
01/04/2014
Apesar da computação estar presente em todos os setores da sociedade hoje, existe uma carência de conhecimento e interesse da população nesta área. Uma das razões é a ausência do ensino de compu- tação no ensino fundamental. Observa-se que o ensino focando somente na utilização de TI (IT literacy – alfabetização digital) não é mais suficiente. Já no Ensino Fundamental precisa-se ensinar a proficiência digital (IT fluency), incluindo o pensamento computacional1 e a programação. Isso atu- almente é uma tendência mundial e existem diversos ambientes para ensinar computação para esta faixa etária. Um dos mais populares é SCRATCH - uma linguagem de programação visual com que crianças podem programar e compartilhar histórias interativas, jogos e animações. Porém, ainda exis- tem poucas pesquisas adaptadas e aplicadas na realidade brasileira. Dentro deste contexto, a presente pesquisa propõe uma unidade instrucional para o ensino de computação no Ensino Fundamental de forma interdisciplinar, seguindo as diretrizes de currículo para o ensino de computação K-12 usando SCRATCH. A unidade instrucional foi aplicada e avaliada com uma turma do primeiro ano de uma escola em Florianópolis/SC. Os resultados demonstram que a unidade instrucional e o uso do SCRATCH possibilitaram a aprendizagem de conceitos básicos de computação (especificamente da programação) de forma efetiva e divertida e despertaram o interesse e motivação dos alunos para esta área de conhecimento.