Gestores e gestoras que estão reinventando a rede pública de ensino com a transformação das experiências de aprendizagem e das práticas administrativas

Imagem de capa do transformador

Adriana Lisbôa Rosa

Secretaria da Educação do Amazonas

Desde maio de 2020, o CEPAN (Centro de Formação Padre José de Anchieta) é o responsável por fomentar as práticas pedagógicas para uso das tecnologias na rede estadual do Amazonas. Adriana Lisbôa Rosa é gerente de Formação do CEPAN e nos conta mais sobre como tem sido a formação de docentes.

Imagem de capa do transformador

Erickle Lucena

Secretaria da Educação da Paraíba

Confira a experiência da rede estadual de educação da Paraíba na implementação de um currículo de tecnologia e computação baseado no referencial do CIEB

Imagem de capa do transformador

Carmem Prata

Secretaria da Educação do Espírito Santo

Com a criação de comunidades de prática, a rede estadual do Espírito já conseguiu mobilizar 4 mil professores em um movimento colaborativo de aprendizagem e experimentação de ferramentas e práticas pedagógicas inovadoras

Imagem de capa do transformador

Aldemira Araújo Câmara

Secretaria de Educação de Manaus (AM)

Mesmo com obstáculos em termos de infraestrutura, rede pública de Manaus consegue incorporar tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. Na visão desta professora formadora, o segredo está na resiliência e no engajamento do corpo docente.

Imagem de capa do transformador

Maritê Neocatto

Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (RS)

Com mais 20 anos de experiência no uso de tecnologias para educação, a gestora de Santa Maria fala sobre os desafios de inovar na rede pública e os meios de viabilizar transformações de forma sustentável.

Imagem de capa do transformador

Carla Zinn

Conselho Municipal de Educação de Cachoeira do Sul (RS)

Com a experiência de quem liderou projetos de inovação educacional na Secretaria Municipal de Cachoeira do Sul (RS), a especialista faz uma análise sobre as condições necessárias para as redes públicas de ensino transformarem as práticas pedagógicas.