Quem Somos

Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2016, com o intuito de promover a cultura de inovação na educação pública brasileira.

Atuamos em apoio à formulação de políticas públicas, desenvolvemos conceitos, prototipamos ferramentas e articulamos os atores do ecossistema do ensino básico.

A partir de estudos realizados por nossos especialistas, defendemos o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) como forma de realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem.

A tecnologia, acreditamos, pode gerar qualidade, equidade e contemporaneidade para a educação, além de apoiar os gestores nas tomadas de decisões sobre investimentos em tecnologia educacional.

Faça o download de nossa teoria de mudança clique aqui

 

Lúcia
LÚCIA GOMES VIEIRA DELLAGNELO
Gabriela
GABRIELA GAMBI
Edna
EDNA SILVA
Gabriel
GABRIEL ROMITELLI
Lidiana
LIDIANA OSMUNDO
Mairum
MAIRUM CEOLDO ANDRADE
Wilmax
WILMAX MARREIRO CRUZ
Victor
VICTOR CASTRO
Ana Paula
ANA PAULA GASPAR
Jéssica
JÉSSICA NUNES
Thais
THAÍS SANCHES
Thalles
Thalles Gomes
Larissa
Larissa Santa Rosa
Ana Lemos
Ana Lemos

NOSSOS PRINCÍPIOS

INDEPENDÊNCIA

Atuamos de maneira independente, apartidária. Não representamos ideias de um único segmento ou grupo de poder. O que nos orienta é a nossa causa: inovar para impulsionar a qualidade, a equidade e a contemporaneidade na educação pública brasileira.

CONECTIVIDADE PLURAL

Somos um elo conector, estimulando interações qualificadas entre os diferentes atores e segmentos da sociedade envolvidos direta ou indiretamente na educação pública. Reconhecemos e valorizamos as diferentes visões.

TRANSPARÊNCIA

Todas as nossas ações são públicas e voltadas ao bem público, estando disponíveis neste portal e em nossas redes sociais. Abrimos espaços permanentes de diálogo com a sociedade para aprimorar nossos processos e dar visibilidade aos nossos resultados.

INOVAÇÃO

Ousamos imaginar o novo. Inovar, questionar padrões, propor um novo jeito de fazer, de pensar e um novo olhar sobre o já conhecido. A inovação está presente não apenas em nossas propostas, mas também em nossos processos.

EXCELÊNCIA

Atuamos sempre visando o mais alto nível de qualidade e de rigor de técnico. Nossa equipe e a rede de especialistas associada à instituição garantem excelência em todas as ações – o que entendemos não se tratar de um objetivo a ser atingido, mas de um padrão de atuação.

TRANSFORMAÇÃO SISTÊMICA

Visamos transformar efetivamente o sistema público de ensino, contribuindo para que o ensino seja cada vez mais inovador, instigante, sintonizado com as particularidades de cada realidade local e aberto a considerar e a integrar as individualidades de cada estudante.

MANIFESTO

Quando sonhamos o Brasil, sonhamos com educação.

Acreditamos que todo brasileiro tem o direito a uma educação pública de qualidade, viva e instigante que o prepare para apreender as oportunidades do seu tempo.

Uma educação que respeite suas particularidades e possa ser aplicada na escala necessária para transformar o Brasil em uma sociedade mais justa e com mais equidade.

Queremos inovar. Pensar o novo com a liberdade de quem se compromete com as possibilidades, não com as limitações.

Pensar o novo com o desprendimento de quem quer aprender, testar, experimentar. Pensar o novo de forma sistêmica. Incessantemente.

Articular as conexões necessárias para gerar um ecossistema impulsionador de inovações na educação pública brasileira.

Conectando múltiplos atores, que irão facilitar a transformação. Conectando diferentes ideias, na busca das melhores soluções.

Conectando as mais inovadoras ofertas educacionais às necessidades reais da educação pública brasileira. Conectando esforços para gerar impacto.

Quando sonhamos o Brasil, sonhamos com educação. Quando sonhamos educação, nosso caminho é a inovação.

PARCEIROS

MANTENEDORES 2019

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação (MEC) - Cessão da metodologia Guia EduTec - 27/dez/2018

Acordo de Cooperação e Parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES - Lançamento da Chamada Pública BNDES - Educação Conectada e implantação e acompanhamento dos projetos selecionados no âmbito da Chamada Pública - 27/abr/2018

Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC) - Implantação e operacionalização do projeto do Centro de Formação EfeX em Maceió - 29/nov/2017

Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC) - Planejamento e implantação de diversas ações de inovação e tecnologia na rede de ensino - 28/nov/2017

Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) e com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) - Implantação e operacionalização do projeto do Centro de Formação EfeX em Blumenau - 19/set/2017

Acordo de Cooperação Técnica com a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP - Promoção de ações conjuntas, de interesse mútuo, visando à pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas e metodologias inovadoras na educação brasileira - 12/jul/2017

Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação (MEC) - Mútua cooperação no desenvolvimento de projetos - 31/mai/2017

Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina - Implantação do Programa Desenvolvimento de competências para o uso de tecnologias educacionais em Santa Catarina - 21fev2017

Termo de Cooperação com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) - Fomentar atividades no âmbito do GT de Tecnologia e Inovação do CONSED - 02/ago/2016

Acordo de Cooperação Técnica com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) - Mútua cooperação no desenvolvimento de projetos para subsidiar a aprendizagem de alunos da educação básica das redes públicas de ensino - 28/mar/2016

GOVERNANÇA

A governança do CIEB é compartilhada e equilibrada entre os mantenedores e o poder público. Além de organizações civis, responsáveis por financiar a operação, fazem parte do Conselho de Administração e da Assembleia Geral – as duas principais instâncias decisórias da organização – representantes de órgãos da administração pública federal, estadual e municipal.

Essa diversidade garante o aporte de conhecimentos e de visões sobre as questões educacionais e da gestão pública da educação. Complementando a estrutura de governança, o Comitê de Ética é o responsável pelo cumprimento de padrões éticos da instituição; e o Conselho Fiscal, por fiscalizar as ações dos administradores e as contas da organização.

ASSEMBLEIA

A Assembleia se reúne presencialmente duas vezes ao ano, com o objetivo de deliberar sobre grandes temas de governança, como as eleições do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, solicitações de alteração do Estatuto e aprovação de contas.

Pedro Cruz Villares
Presidente do Conselho
Instituto Natura

 

Alessio Costa Lima
UNDIME

 

Alexandre Fernandes Barbosa
membro independente

 

Ana Maria Diniz D’Avila
Instituto Península

 

Anna Penido
membro independente

 

Angela Cristina Dannemann
Fundação Itaú Social

 

Denis Fernando Mizne
Fundação Lemann

 

Eduardo Deschamps
ex-Secretário de Educação

 

Jorge Almeida Guimarães
membro independente

 

Maria Cecília Amendola da Motta
CONSED

 

Rafael Lucchesi Ramacciotti
membro independente

 

Renato Janine Ribeiro
ex-Ministro de Educação

 

Roque Antônio Mattei
UNDIME
Eduardo Szazi

 

Flavia Regina de Souza Oliveira

 

Gilberto Mifano

 

Renato Janine Ribeiro (presidente)   Claudia Maria Costin   Fernando Haddad  
Maria do Pilar Lacerda