Gestores e gestoras que estão reinventando a rede pública de ensino com a transformação das experiências de aprendizagem e das práticas administrativas
Com o objetivo de inserir definitivamente a tecnologia na prática pedagógica, a rede municipal de ensino de Tocantins (MG) adota a ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores e inicia um plano de formação continuada para os seus 120 docentes
Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Paranhos (Lauro de Freitas, Bahia), Maria das Graças Silva Chaves afirma nesta entrevista que as tecnologias digitais serão definitivamente incorporadas à prática pedagógica
Secretário de Educação de Sobral (CE), município que se tornou referência em gestão educacional, Herbert Lima conta nesta entrevista como tem sido esses quase dois anos de ensino remoto e híbrido e os aprendizados em relação ao uso das tecnologias na educação
Desde maio de 2020, o CEPAN (Centro de Formação Padre José de Anchieta) é o responsável por fomentar as práticas pedagógicas para uso das tecnologias na rede estadual do Amazonas. Adriana Lisbôa Rosa é gerente de Formação do CEPAN e nos conta mais sobre como tem sido a formação de docentes.
Confira a experiência da rede estadual de educação da Paraíba na implementação de um currículo de tecnologia e computação baseado no referencial do CIEB
Com a criação de comunidades de prática, a rede estadual do Espírito já conseguiu mobilizar 4 mil professores em um movimento colaborativo de aprendizagem e experimentação de ferramentas e práticas pedagógicas inovadoras