Organização consolida suas ações para transformar escolas brasileiras em escolas conectadas e amplia sua incidência nas políticas públicas do país.
As ações e conquistas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) durante o ano de 2019 mostram o comprometimento da instituição com a missão de apoiar a transformação de todas as escolas brasileiras em Escolas Conectadas. A trajetória detalhada desse terceiro ano de atividades está reunida no Relatório de Atividades 2019, disponível para o conhecimento de toda a sociedade.
O conceito de Escola Conectada, desenvolvido pela equipe do CIEB, identifica se a escola possui uma visão estratégica e planejada para incorporação de tecnologia em seu currículo e prática pedagógica, conta com equipe capacitada para o uso de tecnologia, utiliza recursos digitais selecionados e dispõe de equipamentos e conectividade adequados.
“Acreditamos que estas características são fundamentais para transformar a escola em uma organização contemporânea, capaz de oferecer oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes e prepará-los adequadamente para a cidadania e a inserção profissional no século 21”, afirma Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
Gabriela Gambi, gerente-executiva do CIEB, ressalta o crescimento e a excelência do trabalho construído pela organização. “Ao longo de sua atuação, o CIEB vem conquistando reconhecimento nacional e internacional, propondo novos conceitos que têm sido apropriados pelo ecossistema de inovação e tecnologia educacional. As ações que desenvolvemos em 2019 demonstram uma maturidade do nosso modelo de trabalho, que associa excelência técnica e capacidade de entrega a serviço de gestoras e gestores públicos comprometidos com a melhoria da educação.”
Apresentação e destaques gerais
O Relatório de Atividades 2019 está dividido em três capítulos, cada um deles sobre as frentes de atuação do CIEB:
- Ferramentas e produtos: o CIEB produz e sistematiza conhecimentos, cria ferramentas e os disponibiliza gratuitamente para gestores de Secretarias de Educação.
- Assessoria individualizada e fortalecimento técnico: o CIEB capacita equipes e apoia tecnicamente o planejamento e a implementação de ações de inovação e tecnologia em redes públicas de ensino.
- Estratégias estruturantes: o CIEB contribui de diversas formas para estimular o ecossistema de inovação na educação, fortalecendo a capacidade técnica e articulando seus diversos atores.
Entre os destaques de 2019, estão:
- O aprimoramento da Plataforma Guia EduTec, que faz um diagnóstico do grau de adoção de tecnologia educacional por professores e escolas de redes públicas de ensino;
- O lançamento da ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, que possibilita aos professores da educação básica identificar suas competências digitais para que possam se desenvolver profissionalmente. Até o final de 2019, mais de 22 mil educadores fizeram a autoavaliação e receberam devolutivas personalizadas;
- O alcance nacional com apoio a estados e municípios para implementar ações para o uso pedagógico da tecnologia. Como parceiro técnico da Iniciativa BNDES Educação Conectada, a equipe acompanhou os projetos territoriais em Tocantins, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Sul.
Clique aqui e faça o download do Relatório de Atividades 2019.
Publicado em: Notícias Gerais