Notícias Gerais

A urgência de investir nas competências digitais de professores

clique na imagem para ampliar

“Para garantir a aprendizagem efetiva de seus alunos, professores precisam estar preparados para oferecer uma educação híbrida que disponibilize experiências de aprendizagem por diferentes modalidades”. Confira o artigo.

Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB 

Entre os profissionais mais afetados nesta pandemia, estão os professores!

O fechamento das escolas gerou a necessidade de assumirem novas formas de atuação para o qual não estavam preparados tanto do ponto de vista técnico quanto emocional.

Uma pesquisa recente do Instituto Península mostra que, neste momento, a ansiedade é o sentimento mais comum entre os professores, e que 88% dos respondentes nunca tinha dado uma aula remota. 

O nível incipiente de competência digital já tinha sido identificado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao analisar as respostas de milhares de professores de todo o país que utilizaram a Autoavaliação de Competências Digitais para conhecer melhor as competências que necessitam desenvolver.

Para garantir a aprendizagem efetiva de seus alunos, professores precisam estar preparados para oferecer uma educação híbrida que disponibilize experiências de aprendizagem por diferentes modalidades.

Que esta pandemia deixe de lição que incluir o desenvolvimento de competências digitais na formação inicial e continuada de professores é urgente.

Leia também:

Professor, avalie já suas competências digitais para apoiar a aprendizagem remota

Publicado em: Notícias Gerais