Integrantes da Rede IEB




Adelson de Paula Silva

Belo Horizonte - MG
Mestrado Doutorado

Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.

Aladir Ferreira da Silva Junior

Jataí - GO
Mestrado Doutorado

Disponibilizar recursos educacionais digitais de modo livre, em formato de facil acesso e compreensao.

Alan Pedro

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Fui fundador do Nucleo de Excelencia em Tecnologias Sociais, que pertence a Universidade Federal de Alagoas, que visa desenvolver Tecnologias Sociais tanto voltadas para a Educacao quanto para a Saude. Nesse nucleo temos tecnologias que podem ser utilizadas de forma aplicada na educacao de areas estrategicas para o Pais, por exemplo, ensino de sustentabilidade para o ensino fundamental. Alem disso, tambem sou socio fundador da Empresa MeuTutor, que visa desenvolver produtos voltados para a educacao. No momento essa empresa possui clientes para a rede privada, no entanto, no momento atual, nao temos um modelo de negocio para o ensino publico.

Alex Sandro Gomes

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.

Aparecida Maria Zem Lopes

Jaú - SP
Mestrado Doutorado

Meu projeto de pesquisa atual na Fatec Jahu tem como tema "Educação e as tecnologias da indústria 4.0" e o objetivo principal é desenvolver um modelo para apropriação das tecnologias da Indústria 4.0 pelas escolas do ensino médio de Jaú/SP, a partir das TIC existentes, que contribua com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Charles Andryê Galvão Madeira

Natal - RN
Mestrado Doutorado Pós doutorado

A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Christian Puhlmann Brackmann

Santa Maria - RS
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.

Cristian Cechinel

Pelotas - RS
Mestrado Doutorado

DANILO ARNALDO BRISKIEVICZ

Belo Horizonte - MG
Mestrado

Douglas Veras e Silva

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.

Ederson Malheiros Menezes

Ijuí - RS
Mestrado

Compartilhar conhecimento, ensinar e aprender. Ajudar a abrir as portas atraves da tecnologia que oportuniza novas e multiplas experiencias para o desenvolvimento humano. Usar o que ja sei para ajudar aqueles que ainda nao conseguiram integrar-se com este novo mundo. Creio que posso contribuir com muitas ideias em projetos que envolvam educacao e tecnologia. Sou apaixonado por esta area e estou dando enfase a ela.

Eduardo Gomes de Oliveira

Cataguases - MG
Mestrado

Desenvolvimento e avaliação de aplicativos educacionais para apoiar o ensino e aprendizagem de diversas áreas.

Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Teresina - PI
Mestrado Doutorado

Venho desenvolvendo desde o meu doutoramento pesquisas relacionadas ao uso das TICs para o ensino, pesquisa e extensao na formacao de alunos de Enfermagem, pacientes e profissionais de Enfermagem principalmente em temas que envolvem doencas cronicas nao transmissiveis.

Erika de Azevedo Carvalho

Niterói - RJ
Mestrado

Equidade - Acredito que eu possa contribuir através do meu conhecimento acadêmico e experiência profissional nesse quesito, desde o planejamento dos programas e projetos educacionais até a implementação tecnológica. Reconheço o grande desafio em navegar entre o velho e o novo mundo, hoje antecipado pela tecnologia e sedimentado pelo dinamismo que a tecnologia trouxe aos conteúdos. Porém esse posicionamento não garante nenhuma vitória sobre o processo ensino-aprendizagem, mas sem sombra de dúvida a tecnologia nos permite chegar a vários pontos do mundo, garantindo acesso a todos e dessa forma contribuindo para a promoção da Equidade, entretanto chegar a lugares distantes não significa interagir verdadeiramente com essas comunidades existentes, venho estudando sobre o fabuloso recurso que o Big Data oferece, e assim, no que tange a educação podemos enxergar grandes grupos e subdividi-los em grupos cada vez menores ainda, dessa forma observando alunos e suas carências de maneira cada vez mais assertiva, e ainda trabalhar com dados não estruturados, que são aqueles que traduzem a vida social e comportamental do aluno, permitindo uma análise cada vez mais individualizada, para finalmente garantir um olhar para todos sem que o indivíduo tenha que enquadrar-se, obrigatoriamente, em grupos maiores no tange ao seu apreender. O segundo quesito que é qualidade dos conteúdos e sua disseminação, é um resultante do trabalho supracitado, pois a partir dos interesses suscitados, a riqueza de conteúdos e a interatividades são processos bastante garantidos pelas tecnologias existentes e também pertinentes as possibilidades permitidas pela tecnologia Big Data. Acredito que o terceiro quesito, que é o da contemporaneidade, trata-se de fomentar a capacitação dos "designers" de conteúdos para que possam usar seus talentos no que tange a usabilidade, sem jamais deixar de ouvir os docentes e especialistas que são a "alma" ou o pulsar da educação dos indivíduos. Vale ressaltar, que tenho conhecimento como gestora na área de processos e qualidade e desenvolvi um sistema que tem o propósito de avaliar processos e contribuir, através de indicadores parametrizáveis, para uma gestão dinâmica absolutamente necessária nos tempos atuais. Esse sistema rodou em grandes empresas como HARSCO METALS & MINERAIS e TRANSPETRO.

Especialista em EaD

Niterói - RJ
Mestrado

Gestao de Projetos e Desenvolvimento de materiais relevantes para a EaD

FABIANO AZEVEDO DORcA

Uberlândia - MG
Mestrado Doutorado

Vislumbro contribuir no sentido de simplificar, tornar mais direto, mais leve, mais efetivo e mais atraente o processo de ensino aprendizagem atraves do uso de tecnologias e metodologias apropriadas.

Fernando Roberto Hebeler Andrade

São José do Rio Preto - SP
Mestrado Doutorado

Na minha visao as tecnologias web e sistemas virtuais de aprendizagem apresentam-se como democratizadores de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem de qualidade sem se importar com condicoes sociais. Assim em minhas pesquisas almejo desenvolvimento de ambientes e estrategias motivadoras que auxiliem nesse processo. Buscando oferecer auxilio para outros desenvolvedores e interessados a partir do uso de codigo aberto e trocas de experiencias. Atualmente minhas pesquisas tem por objetivo identificar maneiras inteligentes de utilizar as estrategias motivacionais respeitando e tratando a individualidade dos estudantes.

Geiser Chalco

São Carlos - SP
Mestrado Doutorado

Fornecendo tecnologia que de suporte ao docente e estudante para design e execucao da aprendizagem colaborativa

Helena Macedo Reis

Dois Vizinhos - PR
Mestrado Doutorado

Ismar Frango

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

Acredito que possa contribuir com a experiencia com recursos educativos abertos, educacao a distancia e tecnologia educacional em geral. Alem disso, a experiencia acumulada em projetos e redes de pesquisa de ambito iberoamericano sao um bom background.

Carregando...