Erika de Azevedo Carvalho

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Métodos de Avaliação, 2015 - 2017

Instituição de Mestrado: Fundação Cesgranrio

Formação inicial:

  • Outra : Ciências Humanas

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Equidade - Acredito que eu possa contribuir através do meu conhecimento acadêmico e experiência profissional nesse quesito, desde o planejamento dos programas e projetos educacionais até a implementação tecnológica. Reconheço o grande desafio em navegar entre o velho e o novo mundo, hoje antecipado pela tecnologia e sedimentado pelo dinamismo que a tecnologia trouxe aos conteúdos. Porém esse posicionamento não garante nenhuma vitória sobre o processo ensino-aprendizagem, mas sem sombra de dúvida a tecnologia nos permite chegar a vários pontos do mundo, garantindo acesso a todos e dessa forma contribuindo para a promoção da Equidade, entretanto chegar a lugares distantes não significa interagir verdadeiramente com essas comunidades existentes, venho estudando sobre o fabuloso recurso que o Big Data oferece, e assim, no que tange a educação podemos enxergar grandes grupos e subdividi-los em grupos cada vez menores ainda, dessa forma observando alunos e suas carências de maneira cada vez mais assertiva, e ainda trabalhar com dados não estruturados, que são aqueles que traduzem a vida social e comportamental do aluno, permitindo uma análise cada vez mais individualizada, para finalmente garantir um olhar para todos sem que o indivíduo tenha que enquadrar-se, obrigatoriamente, em grupos maiores no tange ao seu apreender. O segundo quesito que é qualidade dos conteúdos e sua disseminação, é um resultante do trabalho supracitado, pois a partir dos interesses suscitados, a riqueza de conteúdos e a interatividades são processos bastante garantidos pelas tecnologias existentes e também pertinentes as possibilidades permitidas pela tecnologia Big Data. Acredito que o terceiro quesito, que é o da contemporaneidade, trata-se de fomentar a capacitação dos "designers" de conteúdos para que possam usar seus talentos no que tange a usabilidade, sem jamais deixar de ouvir os docentes e especialistas que são a "alma" ou o pulsar da educação dos indivíduos. Vale ressaltar, que tenho conhecimento como gestora na área de processos e qualidade e desenvolvi um sistema que tem o propósito de avaliar processos e contribuir, através de indicadores parametrizáveis, para uma gestão dinâmica absolutamente necessária nos tempos atuais. Esse sistema rodou em grandes empresas como HARSCO METALS & MINERAIS e TRANSPETRO.

Principais atividades ligadas à inovação educacional:

Atuação focada nos níveis de ensino:

Atuação focada nas disciplinas específicas:

Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Não

Logo

E-mail: erika_az@ambientetecnologico.com.br

Cidade: Niterói

Estado: Rio de Janeiro

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/9459228421829634

Carregando...