Charles Andryê Galvão Madeira
Formação acadêmica/titulação:
Mestrado: Ciência da Computação, 1999 - 2001
Instituição de Mestrado: Universidade Federal de Pernambuco
Doutorado: Informática, 2002 - 2007
Instituição de Doutorado: Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)
Pós doutorado: Informática, 2007 - 2008
Instituição de Pós doutorado: Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)
Formação inicial:
-
Ciência da Computação
Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:
A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
Principais atividades ligadas à inovação educacional:
Atuação focada nos níveis de ensino:
Atuação focada nas disciplinas específicas:
Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:
A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:
- Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
- Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
- Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
- Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão
Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim
Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:
Ação/Projeto | Objetivo | Vigência da Ação/Projeto |
---|---|---|
Ensino de programação com auxílio de jogos digitais para alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN | Desenvolvimento do pensamento computacional para crianças do Ensino Fundamental I | 01/08/2015 - 30/10/2018 |
Ações de divulgação e treinamento de alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática | Desenvolvimento do pensamento computacional para jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio | 01/03/2015 - 30/11/2015 |
Formação Docente sobre Tecnologias Educacionais com foco em Jogos Digitais | Formação de docentes da Secretaria de Educação do Município de Macaíba/RN | 01/03/2017 - 30/11/2017 |
Concepção de proposta de Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais | Criação de curso de mestrado profissional voltado à formação tecnológica de professores e gestores do Ensino Básico | 01/02/2016 - 31/05/2016 |

E-mail: charles@imd.ufrn.br
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Pais: Brasil