Charles Andryê Galvão Madeira

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Ciência da Computação, 1999 - 2001

Instituição de Mestrado: Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado: Informática, 2002 - 2007

Instituição de Doutorado: Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)

Pós doutorado: Informática, 2007 - 2008

Instituição de Pós doutorado: Université Pierre et Marie Curie (Paris 6)

Formação inicial:

  • Ciência da Computação

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
Ensino de programação com auxílio de jogos digitais para alunos do Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN Desenvolvimento do pensamento computacional para crianças do Ensino Fundamental I 01/08/2015 - 30/10/2018
Ações de divulgação e treinamento de alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática Desenvolvimento do pensamento computacional para jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio 01/03/2015 - 30/11/2015
Formação Docente sobre Tecnologias Educacionais com foco em Jogos Digitais Formação de docentes da Secretaria de Educação do Município de Macaíba/RN 01/03/2017 - 30/11/2017
Concepção de proposta de Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais Criação de curso de mestrado profissional voltado à formação tecnológica de professores e gestores do Ensino Básico 01/02/2016 - 31/05/2016
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E-mail: charles@imd.ufrn.br

Cidade: Natal

Estado: Rio Grande do Norte

Pais: Brasil

Site: http://lattes.cnpq.br/2381782879955327

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