A minha contribuicao se da por meio de uma visao indissociada de educacao superior como ensino, pesquisa e extensao, aproximando a Universidade das comunidades escolares. Decorre dai a minha propria producao cientifica. Acredito na formacao inicial e continuada dos professores e gestores escolares, integrando as tecnologias digitais como mediadoras nos processos de aprendizagem, consolidando-as, deste modo, como tecnologias cognitivas.
Fui fundador do Nucleo de Excelencia em Tecnologias Sociais, que pertence a Universidade Federal de Alagoas, que visa desenvolver Tecnologias Sociais tanto voltadas para a Educacao quanto para a Saude. Nesse nucleo temos tecnologias que podem ser utilizadas de forma aplicada na educacao de areas estrategicas para o Pais, por exemplo, ensino de sustentabilidade para o ensino fundamental. Alem disso, tambem sou socio fundador da Empresa MeuTutor, que visa desenvolver produtos voltados para a educacao. No momento essa empresa possui clientes para a rede privada, no entanto, no momento atual, nao temos um modelo de negocio para o ensino publico.
Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.
Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!
Aliar conhecimentos de aplicacao de tecnologia em contextos educacionais, com toda sua diversidade contextual (cultura, pessoas, tecnologias).
Sou desenvolvedora do aplicativo de literatura infantil, TecTeca, e desejo disponibilizar para o sistema público de ensino a fim de incentivar as competências literárias na comunidade discente, do Ensino Fundamental !. Estou em fase final do Estágio Pós-Doutoral onde pesquiso sobre a relação entre as mídias dinâmicas e o processo de leitura em aplicativo, tendo como objetivo principal compreender o comportamento do usuário no processo de leitura em aplicativos de literatura-serviço.
A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.
Proporcionando pesquisa e estudos que viabilizem a educacao publica para todos com qualidade e inovacao
Dentro do universo de possibilidades e novidades digitais, é preciso pensar sobre a aplicação das tecnologias digitais na área educacional, além de seu oferecimento, apoios e como está – e se está - ocorrendo a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nas relações estabelecidas com os instrumentos tecnológicos.
Investigar como jogos digitais e sistemas tutores inteligentes podem contribuir para os processos de ensino, avaliacao e aprendizagem no ensino basico, principalmente no tocante ao pensamento computacional e Matematica.
Realizamos formações com um grupo de professores da Rede pública de ensino e criamos histórias para o ensino de matemática. Sendo estas em formato de e-book animados com acessibilidades para o público com surdez , baixa visão e cegueira. Os ebooks animados estão disponíveis em 4 idiomas : português espanhol, guarani e inglês.
Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.
Enquanto Docente de futuros pedagogo(a)s busco trabalhar com meus discentes e orientando(a)s o uso das tecnologias em projetos interdisciplinares e lúdicos, com foco na inclusão social, com o olhar ético e em construções compartilhadas.
Desenvolvimento de metodologias inovadoras ou com a utilizacao de CRED. Desenvolvimento de pesquisas na area de TDIC, para uso em sala de aula ou em situacoes de aprendizagem formal, nao formal e informal. Investigar processos cognitivos basicos de ensino-aprendizagem e de construcao de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilizacao de jogos digitais e gamificacao e suas relacoes com os distintos espacos de aprendizagem. Estuda os fundamentos, condicoes e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.
Propor caminhos para uma apropriacao das tecnologias em praticas pedagogicas de forma critica, autonoma e responsavel, identificando percursos alinhados as realidades locais.
Qualidade em educacao e algo complexo de ser discutido pois exige equidade, democratizacao e atualizacao constante.
Espero compartilhar minhas vivencias e aprendizados para contribuir com o ecossitema educacional brasileiro e participar das pautas que tenham relevancia para o mesmo. Estou embarcando em uma jornada de pesquisa onde pretendo trazer referencias e contribuicoes importantes para apoiar as redes na construcoes dos seus curriculos.
Meu objetivo e promover acoes de capacitacao e formacao de professores que atuam na rede publica de ensino, proporcionando inclusao e literacidade digitais e tecnologica para esses professores.