No segundo vídeo sobre ensino híbrido da websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia, o foco está na rotação por estações. Saiba mais sobre a metodologia.
Imagine uma aula de ciências sobre o cérebro humano. Agora, pense em três grupos formados por quatro ou cinco alunos – um deles usará aplicativos, o outro pesquisará em livros e o terceiro focará no debate sobre o mesmo tema central. O objetivo é fazer com que os estudantes façam um rodízio e passem pelas três atividades desenvolvidas.
Esse modelo de “circuito dentro da sala de aula” se encaixa na metodologia rotação por estações, temática do terceiro vídeo da websérie “Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia”, lançada pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) neste começo de ano letivo.
Como funciona a rotação por estações?
Como contamos no texto anterior (quando abordamos a Sala de Aula Invertida), o ensino híbrido é uma das teorias de uso de tecnologia na educação mais contemporâneas, por combinar aprendizado on-line com off-line. O modelo de rotação por estações deve contemplar, ao menos, uma atividade que inclua tecnologia digital.
“Existem alguns pontos fundamentais nesse modelo. O primeiro é a personalização: os grupos são organizados de acordo com as características escolhidas pelo professor”, explica Lilian Bacich, da Tríade Educacional, especialista convidada para comentar a websérie criada pelo CIEB.
“Caso o professor queira uma troca entre grupos, eles podem ser mais heterogêneos. Se optar por ficar mais próximo de um grupo, a fim de ajudá-lo a resolver uma dificuldade ou alavancar quem está avançado, pode seguir pelo caminho homogêneo”, explica Lilian, que também é uma das organizadoras do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação.
O segundo ponto importante relacionado à rotação por estações, segundo a especialista, é o fato de as experiências de aprendizagem oferecidas nos grupos serem diversificadas – o que também ajuda muito a personalização.
Três atividades em uma só aula
Ana Paula Gaspar, consultora em tecnologia e inovação, ressalta mais um ponto de atenção em relação ao modelo de rotação por estações: o tempo a ser dedicado ao planejamento.
“Por serem três atividades diferentes em apenas uma aula, é preciso que o professor tenha tempo para planejá-la. É necessário, também, que a gestão da escola compreenda que o planejamento para o uso das metodologias ativas exige um tempo diferente, até que o professor fique fluente no planejamento desse modelo.”
Vale lembrar, também, que o docente deve reservar um período ao final da aula para sistematizar as aprendizagens. Por último e não menos importante, as estações são independentes: cada uma delas tem começo, meio e fim. “Não é o percurso que interessa, mas as experiências pelas quais os estudantes passam”, finaliza Lilian.
São seis os modelos de Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia que compõem a websérie, disponível no YouTube do CIEB a partir das seguintes datas: aula enriquecida com tecnologia (já disponível), ensino híbrido: sala de aula invertida (no ar dia 28/01), ensino híbrido: rotação por estações (matéria acima), ensino personalizado (no ar dia 11/02), aulas mão na massa (no ar dia 18/02) e aprendizagem baseada em projetos (no ar dia 03/03).
Como você usa as Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia? Tem alguma sugestão? Gostou do material? Conte para CIEB! Mande o seu relato para o e-mail comunicacao@cieb.net.br com nome completo, cidade e escola na qual atua.
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MATERIAIS DE APOIO
Por que (e para quê) tantas metodologias – Porvir
Ensino Híbrido: o que é e como implementar na Escola – PAR (Plataforma Educacional)
O que é ensino híbrido? Saiba mais sobre esse modelo de aprendizagem – EAD Box
INSPIRAÇÕES
Personalização do ensino: aula em rotação – Porvir
Para uma aula diferente, aposte na rotação por estações de aprendizagem – Nova Escola
CURSOS
Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Coursera
Gamificação descomplicada para educadores – Tiago Eugênio
Publicado em: Notícias Gerais