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Como relatar pesquisas científicas sobre tecnologias educacionais?

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CIEB e parceiros constroem documento orientador voltado ao relato de pesquisas científicas sobre tecnologias educacionais e anunciam chamada pública para interessados em colaborar.

Em meio aos debates sobre soluções e avanços na cultura digital, a equipe do projeto Guia de Evidências Educacionais levou ao Congresso Brasileiro de Informática da Educação, realizado em Brasília entre os dias 11 e 14 de novembro, o desenho do documento base com recomendações para a publicação de pesquisas acadêmicas na área de tecnologia na educação.

A proposta faz parte das Orientações para Relato de Pesquisa envolvendo Tecnologias Educacionais e tem sido construída, desde julho, por especialistas com ampla experiência na área, ligados a diferentes especialidades da neurociência à computação. 

O primeiro desenho desse guia orientador foi apresentado ao público em Brasília por Diego Dermeval (UFAL), Fabiana Marís Versuti (USP), Julia Rocca (UFMT), Mairum Ceoldo Andrade (CIEB) e Patrícia Jaques (UNISINOS).

“Nossa proposta principal é qualificar o registro das pesquisas científicas”, explica Andrade, gerente de tecnologias educacionais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O registro qualificado e padronizado das pesquisas poderá aumentar a integração das diferentes áreas que atuam neste campo de aplicação, bem como facilitam seu uso por gestores públicos em suas decisões, apoiando, inclusive, a implementação de políticas públicas no setor. 

Equipe do projeto Guia de Evidências Educacionais no Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Equipe do projeto Guia de Evidências Educacionais no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. (Crédito: Divulgação)

O grupo anunciou durante o Congresso a abertura de uma chamada pública para a construção final do documento base, a ser composto por orientações para relato de pesquisas qualitativas e quantitativas ligadas à tecnologia na educação. “O material foi muito bem recebido no Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Ficou clara a importância de trazer, cada vez mais, a comunidade científica, de diferentes áreas de pesquisa, para essa construção coletiva”, explica Andrade.

Em breve, o Comitê Gestor anunciará uma ferramenta digital por meio da qual os pesquisadores interessados poderão enviar suas sugestões.

O projeto Orientações para Relato de Pesquisa envolvendo Tecnologias Educacionais é uma parceria entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).

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