Notícias Gerais

Professor, que tal avaliar agora mesmo suas competências digitais?

clique na imagem para ampliar

Você, professor, sabe o quão preparado está para utilizar tecnologias a fim de melhorar a aprendizagem de seus alunos? Conheça os debates mais recentes sobre o tema e a ferramenta de autoavaliação desenvolvida pelo CIEB.

Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB

Quando se fala em tecnologia na educação, corre-se o risco de superestimar o impacto de ferramentas tecnológicas na aprendizagem dos alunos. Na verdade, a tecnologia só gera mais aprendizagem quando transforma práticas pedagógicas, isto é, quando amplia as possibilidades da ação dos professores. 

Em seu mais recente livro (AI Superpowers: China, Silicon Valley and the New World Order), Kai-Fu Lee prevê que a inteligência artificial terá grande impacto na educação, mas não deverá substituir nem minimizar o trabalho dos professores. As máquinas poderão fazer o trabalho de análise e otimização de dados que auxiliem o professor a personalizar a experiência de aprendizagem de seus alunos. Mas habilidades socioemocionais como empatia, escuta atenta e capacidade de criar laços afetivos, indispensáveis para promover a aprendizagem, continuarão como prerrogativas dos professores e gestores escolares.

A pergunta é como preparar professores para utilizar tecnologias que potencializem sua atuação. A equipe do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) buscou referências nacionais e internacionais para criar uma Matriz de Competências Digitais para Professores. Identificamos 12 competências básicas que foram agrupadas em três grandes áreas: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. Em parceria com o Instituto Natura, criamos rubricas dos diferentes níveis de cada uma destas competências.

Este trabalho resultou na Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, uma ferramenta que ajuda os docentes a identificarem em que nível de competência digital se encontram e sugere caminhos para seu desenvolvimento profissional. Mais de 22 mil professores já utilizaram a ferramenta em todo o Brasil.

Você, professor, sabe o quão preparado está para utilizar tecnologias para melhorar a aprendizagem de seus alunos?

Clique aqui, faça a autoavaliação e descubra agora mesmo:

Leia também:

Qual é o impacto da tecnologia em crianças e jovens?

Como a inteligência artificial irá impactar o trabalho dos professores?

A tecnologia vai mudar a educação?

Publicado em: Notícias Gerais