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Os benefícios da Sala de Aula Invertida na Prática Pedagógica Inovadora

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A aprendizagem on-line, fora do ambiente escolar, pode qualificar – e muito –  o ensino. Saiba mais sobre o modelo de Sala de Aula Invertida no segundo vídeo da Websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia.

Para Clayton M. Christensen, renomado professor de Harvard, o ensino on-line “oferece a chance de darmos oportunidades sob medida para cada estudante”. Inventor do conceito de “inovação disruptiva”, Christensen, que morreu no dia 24 de janeiro, acreditava que a inovação pode salvar uma empresa, um país e até mesmo a educação. “Sempre pensei que o professor ensinava, e os alunos escutavam. Não penso mais assim. Felizmente estamos aprendendo como aprender e ensinar como ensinar”, disse.

Trazemos a reflexão de Christensen com o intuito de homenageá-lo, reforçando a potência do encontro da tecnologia com a sala de aula, e para apresentar a temática dos próximos três vídeos da websérie Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia: ensino híbrido. 

O ensino híbrido é uma das teorias de uso de tecnologia na educação mais contemporâneas, em linhas gerais, é a metodologia que combina aprendizado on-line com off-line. A equipe do Centro de Inovação pela Educação Brasileira (CIEB) reuniu três práticas ligadas ao ensino híbrido. E a primeira delas é a Sala de Aula Invertida.

Como funciona a Sala de Aula Invertida?

A tecnologia amplia muito a possibilidade de experiência de aprendizagem dos estudantes fora do ambiente escolar. Hoje, é possível ter contato com diferentes conteúdos até mesmo via celular. 

A premissa da Sala de Aula Invertida é que o estudante acesse determinado conteúdo de sua casa ou de outros espaços nos quais possa ter acesso, a fim de fazer suas reflexões, e ganhar tempo para se preparar para os debates, para as atividades colaborativas e reflexivas preparadas pelo professor para serem aplicadas em classe. 

Mas, ao pedir para que um aluno acesse determinado material antes do momento da aula (um vídeo ou um jogo, por exemplo), é preciso proporcionar a interação: sugerir que faça anotações, levante dúvidas, responda a um Quiz e leve essas questões de volta para a escola. “Em termos de aprendizagem, os estudantes agora podem aprender on-line em ambientes que não sejam os da escola e isso pode qualificar muito o uso de tecnologia. Mas para estudar em casa e para usar a tecnologia, é muito importante contar com a orientação prévia do professor”, reforça Ana Paula Gaspar, coordenadora de educação do CIEB. 

São seis os modelos de Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia que compõem a websérie, disponível no YouTube do CIEB a partir das seguintes datas: aula enriquecida com tecnologia (já disponível), ensino híbrido: sala de aula invertida (no ar dia 28/01), ensino híbrido: rotação por estações (no ar dia 06/02), ensino personalizado (no ar dia 11/02), aulas mão na massa (no ar dia 18/02) e aprendizagem baseada em projetos (no ar dia 03/03).


Processo ativo de aprendizado

De acordo com Lilian Bacich, da Tríade Educacional, especialista convidada para comentar a websérie criada pelo CIEB, o vídeo com a prática da Sala de Aula Invertida mostra justamente o processo ativo e o papel da tecnologia digital como uma preparação para o estudante, para que ele aprenda no próprio ritmo, pausando e retomando o conteúdo quando achar adequado. 

“Isso permite que o aluno chegue preparado para a aula, com dúvidas, com as conclusões que tirou para compartilhar. A sala de aula é o olho no olho, é o momento de sentar com os pares, trocar ideias, refletir sobre as questões levantadas pelo professor e até sobre situações voltadas a problemas reais a serem solucionados a partir do que o aluno aprendeu em sala”, complementa Lilian. 

Lilian oferece uma dica aos professores: sistematizar aprendizagens ao final da aula. “Depois de tudo o que foi feito, se prepararam em casa e a gente discutiu aqui, o que a gente leva dessa aula? Quais os aprendizados? Pode ser feito um mapa conceitual ou outra forma de registro”, finaliza.

 

ícone aprendizagem

Como você usa as Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologia? Tem alguma sugestão? Gostou do material? Conte para CIEB! Mande o seu relato para o e-mail comunicacao@cieb.net.br com nome completo, cidade e escola na qual atua.

*Quer saber mais sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras Mediadas por Tecnologias? Confira nossas sugestões!
Livros

“Metodologias ativas para uma educação inovadora”

“Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação” 

Materiais de apoio

Modelos de Ensino Híbrido – Blended Learning

Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação – Fundação Lemann

Ensino Híbrido: o que é e como implementar na Escola – PAR (Plataforma Educacional)

Inspirações

Professora aposta na sala de aula invertida para estimular autonomia dos alunos – Porvir

Cursos

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação – Coursera

Gamificação descomplicada para educadores – Tiago Eugênio

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