Notícias Gerais

Estimular as competências digitais dos professores reforça o ensino na infância


Lucia Dellagnelo, diretora do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), em palestra no Tomorrow Institute
Crédito: Tmrw Institute

CIEB participa de evento na Inglaterra e ressalta o papel fundamental dos docentes na inovação educativa.

Como as crianças aprendem? Qual o papel da tecnologia nesse cenário? O Seminário How Kids Learn (Como as Crianças Aprendem, em tradução livre), promovido pelo Instituto Tomorrow e pela Fundação Varkey no último fim de semana de setembro, em Londres, reuniu 30 especialistas de todo o mundo para debater e trocar experiências sobre a transformação digital na educação infantil.

“Reforçar as competências digitais dos professores é fundamental para que a tecnologia cumpra sua promessa de oferecer um ambiente mais inovador para as crianças”, afirmou Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), uma das palestrantes do evento. 

Lucia apresentou duas importantes ferramentas desenvolvidas pelo CIEB. A “Autoavaliação de Competências Digitais de Professores”, disponível na plataforma EduTec, já foi usada por mais de 20 mil educadores em todo o Brasil – o profissional recebe um diagnóstico de suas competências digitais a partir de um questionário que contempla três áreas (pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional). 

Já o EfeX (Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores), conceito também desenvolvido pelo CIEB, consiste em um laboratório voltado à formação continuada dos professores, estimulando suas competências digitais. O EfeX pode ser implantado pelos gestores escolares em suas redes de ensino. 

“O mais importante é pensarmos quais mudanças precisamos fazer na educação para que realmente as crianças consigam desenvolver as habilidades no século 21 e consigam competir num mundo cada vez mais globalizado. O Brasil deve estar junto com outras nações pensando em promover essa qualidade da educação”, assegura Lúcia.

Acompanhe as novidades do CIEB no YouTube!

Publicado em: Notícias Gerais