O papel da atividade de programação no processo de construção de conhecimentos para a docência
Resumo
01/04/2016
Neste artigo analisamos dois episódios envolvendo conceitos matemáticos e atividade de programação, os quais integraram pesquisas sobre formação continuada de professores de Matemática. O objetivo foi o de compreender as possibilidades das atividades de programação utilizadas nos episódios, em relação à (re)construção de conhecimentos necessários para a docência com tecnologia. A metodologia de caráter qualitativo utilizou como instrumentos: questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e protocolos das atividades desenvolvidas pelos professores com o uso do Geogebra e Scratch. O referencial teórico pautou-se nas ideias do construcionismo de Papert e Valente em relação à programação e, na base de conhecimentos para a docência, em Mishra e Koehler. A análise do primeiro episódio evidenciou que a atividade de programação desenvolvida no Geogebra possibilitou ao grupo de professores a revisão e sistematização de conceitos matemáticos envolvidos, favorecendo a (re)construção do conhecimento tecnológico do conteúdo. No segundo episódio, o uso da programação Scratch desvelou que os conhecimentos envolvidos - conteúdo específico, tecnológico e pedagógico - se realimentam, no caso propiciando ao grupo a (re)construção do conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo. Os episódios analisados evidenciaram o potencial da atividade de programação para a (re)construção de conhecimentos necessários à docência na perspectiva do TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Os resultados dão-nos indícios de que a atividade de programação é uma possibilidade a ser utilizada na formação do professor visando a auxiliá-lo a integrar as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) em sua prática pedagógica.