Voltar à lista

Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor

Suênia Lino Molin, André Raabe

Resumo

01/04/2012
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada ‘Introdução à Educação Digital’, evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários denominados de pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação no referido curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução dos recursos mais avançados. A pesquisa, contudo, também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso restringe-se aos laboratórios de Informática das escolas.
Artigo completo
Carregando...