Notícias Gerais

Como o uso da tecnologia pode ajudar o Brasil a ter uma educação com mais qualidade e equidade?

clique na imagem para ampliar

O CIEB acredita que as tecnologias digitais podem ser um caminho para gerar qualidade e equidade na educação e transformar e inovar os processos de ensino, de aprendizagem e de gestão. E é por meio do desenvolvimento de Escolas Conectadas que conseguimos alcançar essa evolução e impactar na aprendizagem de milhares de estudantes brasileiros.

O conceito refere-se não apenas à conexão com a internet, mas a uma escola inserida em uma cultura digital que permeia a sociedade e a vida cotidiana de gestores/as, docentes e estudantes. Uma escola capaz de oferecer experiências educacionais utilizando as tecnologias digitais.

Entendemos que uma escola se desenvolve quando aplica ações e investimentos simultâneos em quatro dimensões: visão, competências, recursos educacionais digitais e infraestrutura. Isso é, quando possui visão estratégica e planejada para o uso da tecnologia na educação, expressa em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com gestores/as e docentes com competências digitais desenvolvidas, com recursos educacionais selecionados e alinhados ao currículo, e com a infraestrutura adequada.

Considerando um mundo contemporâneo que demanda cada vez mais novas habilidades relacionadas a competências digitais, entendemos que todo estudante precisa aprender COM e SOBRE tecnologia, com o intuito de se preparar para esse novo cenário.

É para isso que existimos e atuamos, articulando diferentes setores e frentes. Destacando ainda o poder público como importante ator viabilizador dessa transformação. 

Neste Dia Nacional da Educação, convidamos você para se aprofundar em como a tecnologia pode contribuir com qualidade e equidade na educação do Brasil. Confira o Marco Conceitual Escola Conectada

Leia mais: Publicação do CIEB explica como as tecnologias digitais podem ajudar o brasil a oferecer uma educação com mais qualidade e equidade

Publicado em: Notícias Gerais