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Ensino remoto: como saber se os estudantes estão aprendendo

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‘Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota’, desenvolvido pelo CIEB, traz orientações para as redes conduzirem esse acompanhamento

Com as aulas suspensas há cem dias, aproximadamente, muitas redes de ensino já conseguiram se estruturar para dar continuidade às aulas de forma remota. Algumas optaram pela disseminação de conteúdos pedagógicos pelo rádio e pela TV, enquanto outras estão trabalhando com materiais impressos. Há também as que estão se comunicando pela internet e as que combinaram diferentes estratégias. Independentemente das escolhas, todas têm um desafio em comum: acompanhar o aprendizado dos estudantes.

“É importante monitorar se os estudantes estão recebendo ou acessando os roteiros de aprendizagem e os conteúdos propostos e, mais do que isso, se estão, de fato, aprendendo. O professor é peça-chave para fazer esse acompanhamento, que idealmente deve acontecer regularmente, e não apenas no retorno às aulas presenciais”, explica afirma Ana Dal Fabbro, coordenadora de Projetos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

Com o objetivo de ajudar as redes públicas a enfrentar este e outros desafios da aprendizagem remota, a organização desenvolveu o Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem Remota. O material é gratuito e traz informações detalhadas sobre todas as etapas do processo, incluindo a parte de acompanhamento da aprendizagem.

Como fazer

Para instituir uma rotina de acompanhamento dos alunos, as redes de ensino devem começar com uma orientação clara aos professores e à equipe pedagógica sobre a importância dessa ação, recomenda o Guia.

“A partir desse entendimento, os professores podem pedir aos alunos que façam exercícios ou realizem atividades ou projetos para conseguirem avaliar, ainda que informalmente, como eles estão evoluindo. Se alguma dificuldade de aprendizagem for identificada, eles conseguem intervir e dar continuidade ao planejamento pedagógico”, acrescenta Ana.

No caso das redes que estão usando o rádio e a TV e os materiais impressos, esse acompanhamento ganha um grau extra de desafio. Para essas situações, o Guia recomenda a adoção de portfólios. “Os professores podem pedir às crianças e jovens que registrem as atividades desenvolvidas durante o período e depois entreguem esse relatório no retorno às atividades normais. Isso também permitirá uma avaliação da trajetória dos estudantes. Com esse material, os professores terão insumos para entender o quanto eles evoluíram nos objetivos estipulados”, explica Thaís Sanches, especialista em Educação do CIEB.

Esse registro também é fundamental do lado dos professores. Para isso, as redes podem recomendar e, inclusive compartilhar com os docentes, um diário de classe ou ferramenta similar. “Para que esse acompanhamento tenha sentido e efetivamente ajude os estudantes em sua trajetória de aprendizagem, é importante que os professores preencham regularmente a ferramenta escolhida pela rede. Eles também devem ser incentivados a propor melhorias, afinal, são eles que estão em contato direto com as famílias e com os alunos. Os docentes podem trazer insumos altamente relevantes para o aprimoramento do processo”, comenta Gabriel Romitelli, analista em Compras Públicas do CIEB.

Além de explicar o passo a passo dessa etapa de acompanhamento, o Guia também traz indicações de leitura e uma ferramenta desenvolvida especialmente para os professores registrarem informações sobre seus estudantes nesse momento de aprendizagem remota.

Apoio completo

O Guia de Implementação de Estratégias de Aprendizagem integra uma série de conteúdos especiais produzidos pelo CIEB para atender aos desafios identificadas em uma ampla pesquisa realizada em mais de 3 mil secretarias de Educação do Brasil durante o mês de março. O levantamento foi liderado pelo CIEB e contou com a parceria do Consed, Undime e Fundação Lemann.

A partir dessa escuta, o CIEB também sistematizou sete Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR). desenvolveu a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota para ajudar os gestores a identificar rapidamente quais se adaptam à sua realidade e, finalmente, criou o Guia.

 

 

Publicado em: Notícias Gerais