“Para garantir a aprendizagem efetiva de seus alunos, professores precisam estar preparados para oferecer uma educação híbrida que disponibilize experiências de aprendizagem por diferentes modalidades”. Confira o artigo.
Por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB
Entre os profissionais mais afetados nesta pandemia, estão os professores!
O fechamento das escolas gerou a necessidade de assumirem novas formas de atuação para o qual não estavam preparados tanto do ponto de vista técnico quanto emocional.
Uma pesquisa recente do Instituto Península mostra que, neste momento, a ansiedade é o sentimento mais comum entre os professores, e que 88% dos respondentes nunca tinha dado uma aula remota.
O nível incipiente de competência digital já tinha sido identificado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao analisar as respostas de milhares de professores de todo o país que utilizaram a Autoavaliação de Competências Digitais para conhecer melhor as competências que necessitam desenvolver.
Para garantir a aprendizagem efetiva de seus alunos, professores precisam estar preparados para oferecer uma educação híbrida que disponibilize experiências de aprendizagem por diferentes modalidades.
Que esta pandemia deixe de lição que incluir o desenvolvimento de competências digitais na formação inicial e continuada de professores é urgente.
Leia também:
Professor, avalie já suas competências digitais para apoiar a aprendizagem remota
Publicado em: Notícias Gerais