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Quais as diferenças entre ensino a distância e estratégias de aprendizagem remota?

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Esclarecer os significados e as diferenças entre as terminologias é a proposta da nova Nota Técnica do CIEB.

Com o isolamento social imposto pela pandemia, muito se fala sobre a aprendizagem não-presencial e as estratégias adotadas pelas redes de ensino para apoiar os estudantes. A fim de contribuir com o debate, a equipe de educação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) lança, nesta quarta-feira (27), a Nota Técnica 17Estratégias de Aprendizagem Remota (EAR): Características e Diferenciação da Educação a Distância (EAD). 

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Neste cenário emergencial, o CIEB reuniu experiências e boas práticas em um site especial, intitulado pandemia.cieb.net.br. A equipe também elaborou sete Estratégias de Aprendizagem Remota, com o objetivo de auxiliar Secretarias de Educação a garantir acessibilidade e adaptação no aprendizado dos estudantes. O material está disponível em aprendizagemremota.cieb.net.br.

“As estratégias oferecem um entrecruzamento de tecnologias, meios impressos e de comunicação, formatos possíveis para apoiar as redes de ensino neste momento emergencial. Diferenciam-se da Educação a Distância, modalidade que possui normas, metodologias e conceitos específicos de aplicação”, explica Jean Rafael Tomceac, coordenador de educação do CIEB.

O caderno de 16 páginas está disponível gratuitamente para download. Nele, apresenta-se a sistematização das EAR como formatos possíveis para apoiar redes de ensino a planejar ações pedagógicas no atual contexto da Covid-19 e também toda a análise conceitual que a diferencia da Educação a Distância, com uma bibliografia relacionada. 

“O CIEB fez esta Nota Técnica para apoiar, neste momento emergencial, gestores educacionais, pesquisadores e demais profissionais da área a desvendar a educação não-presencial. É um desafio ensinar e aprender nesse contexto, mas ao compreendermos as características e as diferenças entre as Estratégias de Aprendizagem Remota e a Educação a Distância, podemos buscar quais são as soluções adequadas para os nossos desafios”, afirma Lidiana Osmundo, especialista em educação do CIEB. “A proposta da Nota Técnica é suscitar discussões acerca de temas e nomenclaturas que podem gerar dúvidas aos profissionais da área, visto que tem-se observado diversas falas com terminologias equivocadas. Por isso, a importância deste material”, complementa Larissa Santa Rosa, analista em educação do CIEB. 

 

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