Notícias Gerais

Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota: conheça a nova ferramenta do CIEB

clique na imagem para ampliar

On-line e gratuita, ferramenta apoia gestores públicos a selecionar formatos possíveis para a implementação de aulas remotas, a partir da realidade de cada rede de ensino.

O apoio oferecido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) às secretarias municipais e estaduais de Educação ganha um importante reforço nesta segunda-feira (13). Acaba de ser lançada a ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem Remota.

Voltada aos gestores públicos, a ferramenta oferece um quiz, de fácil e rápido preenchimento, que leva em consideração a infraestrutura e a conectividade locais (para estudantes e professores) e o conhecimento técnico dos atores da rede de ensino. A partir de todas as questões respondidas, obtém-se detalhadas estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas imediatamente neste momento emergencial causado pela Covid-19. A depender das características de sua rede, uma ou mais estratégias podem ser combinadas, originando formatos únicos e personalizados.

“A proposta da ferramenta é ajudar o gestor e o educador a tomar uma decisão. Nela, levantamos alguns requisitos técnicos relacionados às características que a rede tem e/ou o que já está sendo preparado, para oferecer qual estratégia de aprendizagem remota melhor se encaixa naquela realidade”, explica Mairum Andrade, gerente de tecnologias educacionais do CIEB. 

São oferecidas sete estratégias de aprendizagem remota. Ao preencher o questionário, o gestor receberá uma sugestão (ou mais de uma) entre os planos desenhados pela equipe do CIEB:

Confira também o novo hotsite do CIEB (https://pandemia.cieb.net.br/), que reúne todas as ferramentas e materiais de apoio aos gestores públicos nestes tempos de coronavírus.

Funcionalidades da ferramenta

Nem sempre é fácil entender ou visualizar todas as relações entre as ações educacionais e técnicas – e como elas podem ser utilizadas de maneira efetiva durante o distanciamento social. Por isso, a equipe do CIEB fez estudos e uma série de testes para o lançamento da ferramenta, levando em consideração a perspectiva das secretarias de educação em todos os aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem.

“Dentro da ferramenta, foi criado um algoritmo que leva em conta qual a influência de cada um desses desses fatores em cada uma das estratégias de aprendizagem oferecidas. A comparação é feita quase como uma inteligência artificial por trás do sistema: nesse cenário que o gestor apresentou por meio das alternativas escolhidas, sugerimos o melhor plano para que aplique em suas redes”, diz Andrade. 

A ferramenta Seleção de Estratégias de Aprendizagem remota também é baseada na pesquisa de alcance nacional realizada pelo CIEB, que identificou as necessidades das secretarias municipais e estaduais de educação e contou com 3.032 secretarias respondentes, das quais 3.011 são municipais (54,5% do total nacional) e 21 são estaduais (77,8% do total nacional).

“Em um momento de isolamento, quarentena e distanciamento social, a ferramenta cumpre um papel importantíssimo para que as secretarias de Educação possam apoiar suas estratégias em planos seguros e eficazes”, ressalta Jean Rafael Tomceac, coordenador de educação do CIEB.

Equidade de acesso

Apesar do apoio oferecido pela tecnologia, já presente em cinco estratégias desenhadas pela equipe do CIEB, é preciso considerar a realidade de muitas cidades brasileiras, onde estudantes ainda não têm acesso à internet, a boas conexões ou a dispositivos de apoio digital para a aprendizagem remota. A equipe do CIEB elaborou mais duas estratégias especiais para auxiliar redes de ensinos envolvidas neste contexto: “Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via rádio” e “Envio de material impresso com conteúdos educacionais”.

“Para a elaboração de todas essas estratégias, fizemos um momento de escuta com as redes de ensino a fim de gerar soluções rápidas e eficazes. Ninguém pode mais esperar diante deste cenário emergencial. É preciso atender quem está na ponta, garantindo a aprendizagem com ou sem internet”, salienta Lidiana Osmundo, especialista em educação do CIEB.

“Nosso objetivo é disponibilizar materiais que apoiem as secretarias a garantir equidade, acessibilidade e adaptação de experiências de aprendizado para atender às necessidades de todos os estudantes”, complementa Larissa Santa Rosa, analista de educação do CIEB.

Convém ressaltar que as estratégias de aprendizagem remota são referências que podem ser utilizadas de modo combinado. “Assim, duas ou mais estratégias, juntas, podem compor um modelo que será adotado por uma rede de ensino, de acordo com seu contexto”, finaliza Lidiana.

Leia também:

Pesquisa analisa estratégias de ensino remoto de Secretarias de Educação durante a crise da Covid-19

Professor, avalie já suas competências digitais para apoiar a aprendizagem remota

Publicado em: Notícias Gerais