Notícias Gerais

Iniciativa BNDES Educação Conectada chega a dois municípios baianos

clique na imagem para ampliar
Lauro de Freitas e Ilhéus receberão a Iniciativa, da qual o CIEB é o parceiro técnico. O projeto alcançará 33 mil estudantes de 63 escolas públicas. 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram por meio de uma webconferência, nesta quarta-feira (15/04), o acordo de parceria para a implantação da Iniciativa BNDES Educação Conectada (IEC-BNDES) em Lauro de Freitas e Ilhéus. O projeto deve beneficiar 33 mil estudantes de 63 escolas públicas localizadas nos dois municípios baianos.

O CIEB é parceiro técnico da Iniciativa, que busca prototipar uma política pública de implementação de tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras. Atualmente, a atuação técnica do CIEB acontece em seis territórios (e seus respectivos municípios): Campina Grande e Sousa, na Paraíba; Cachoeira do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul; Lagarto, em Sergipe; Araguaína e Gurupi, no Tocantins. Dois municípios do Paraná (Guarapuava e Campo Mourão) estão em fase de contratação pelo BNDES.

 

Também presente na webconferência, a secretária de Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão, reforçou o alcance da Iniciativa. “Esta é uma proposta que vai levar mais inovação e tecnologias para as escolas da nossa rede de ensino”. A secretária de Educação de Ilhéus, Eliane Oliveira, apontou “o fundamental trabalho de colaboração entre os municípios, o Estado e as instituições para consolidação do projeto”.

Histórico da IEC-BNDES

O CIEB apoiou o BNDES no desenho da Iniciativa e hoje tem o papel de auxiliar tecnicamente as decisões estratégicas e prestar assessoria técnica individualizada às Secretarias de Educação (estaduais e municipais) no desenvolvimento e implementação dos seus planos de inovação educacional. Ao longo de 2019, o CIEB apoiou os seis territórios, e suas 17 redes de ensino, nas seguintes ações:

  • Planejar formações efetivas de professores orientadas por competências digitais;
  • Consolidar uma visão clara dos objetivos e resultados do projeto;
  • Identificar recursos educacionais digitais (REDs) a partir dos desafios educacionais da rede de ensino;
  • Definir equipamentos necessários à implementação dos projetos nas redes.

“O BNDES vem buscando ampliar sua atuação e o apoio à educação é um fator fundamental desta nova proposta. Estamos desde abril de 2018 com o projeto Educação Conectada, atingindo 170 mil estudantes em 11 municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraíba e Sergipe. E sempre ressaltando a importância das parcerias do CIEB e das Fundações Lemann e Itaú Social, e da participação dos secretários de Educação que abraçaram a ideia”, ressalta Júlio Leite, superintendente de Gestão do BNDES.

Publicado em: Notícias Gerais