Comunidade de especialistas compartilha boas práticas de inovação e práticas digitais em sala de aula.
Identificar desafios, tornar visíveis propostas de trabalho bem-sucedidas, expor modelos com potencial de serem escaláveis e compartilhar experiências do trabalho realizado na América Latina e no Caribe, no campo da educação e tecnologia digital. Esse foi o foco da primeira reunião anual da Aliança para Digitalização da Educação na América Latina (ADELA), iniciativa composta por organizações de nove países da América Latina e do Caribe e coordenada pela Fundación Ceibal, do Uruguai.
O CIEB participou do evento, que ocorreu na Costa Rica, de 25 a 27 de setembro, com apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é co-organizado pela Fundação Omar Dengo (FOD).
Participaram 50 representantes de governos, centros de pesquisas e universidades da Argentina, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Costa Rica.
O encontro foi uma oportunidade de fortalecimento dessa comunidade regional, gerando maior sinergia entre pesquisadores e formuladores de políticas. Foram abordadas temáticas como o desenvolvimento profissional docente, as habilidades para enfrentar os desafios do século XXI e as chamadas carreiras STEM (do inglês Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, apresentou o Guia EduTec, ferramenta desenvolvida pelo CIEB para apoiar as escolas a fazer o diagnóstico de seus níveis de adoção de tecnologia e no planejamento de planos de inovação. A gerente-executiva do CIEB, Gabriela Gambi, apresentou a ferramenta Autoavaliação de Competências Digitais de Professores, que apoia o docente a identificar seu grau de domínio de tecnologias educacionais, auxiliando-o a desenvolver uma formação focada em suas necessidades.
Publicado em: Notícias Gerais