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CIEB é citado em seminário sobre Educação Digital promovido pelo MEC

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O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) foi um dos participantes do Seminário “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”, realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O evento marca o início de um ciclo de seminários e oficinas intitulado “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, que seguirá até junho deste ano.

Julia Sant’Anna, diretora-executiva, Guilherme Soares, gerente-executivo, e Izabella Martins, gerente de articulação e fomento a políticas públicas, representaram o CIEB no evento. 

A abertura do seminário foi conduzida por Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, que reforçou a importância da educação digital na agenda do MEC e a relevância dos seminários como oportunidades de troca e construção de políticas públicas dedicadas ao tema.

Com mediação da coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC, Ana Úngari Dal Fabbro foram realizados dois painéis com os temas: “Educação Digital na Educação Básica: a experiência da BNCC, do Reino Unido e da Colômbia”; e “Educação Digital na Educação Básica: desafios e oportunidades para as redes de ensino no Brasil”.

O primeiro painel foi iniciado por Ivan Siqueira, relator da resolução no Conselho Nacional de Educação e docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ivan compartilhou detalhes sobre a elaboração da resolução que aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de computação e enfatizou a importância da participação de profissionais de diversas áreas e o próprio CIEB no processo de discussão e elaboração das diretrizes. Destacou ainda a necessidade de alinhar a resolução às demandas pedagógicas, visando não apenas promover o uso de tecnologia, mas também desenvolver habilidades de pensamento computacional nos alunos.

Em seguida Luís Roberto Liz, presidente do Conselho Nacional de Educação, abordou a educação digital no contexto brasileiro, ressaltando a importância de repensar a educação para o século XXI diante das transformações tecnológicas e sociais em curso. Liz enfatizou a necessidade de garantir acesso à tecnologia e formação adequada dos professores para enfrentar os desafios da era digital, além de uma abordagem inclusiva que considere as desigualdades socioeconômicas e regionais existentes no país.

Finalizando o primeiro painel, Diana Daste, diretora do British Council no Brasil, trouxe uma perspectiva internacional sobre a educação digital, destacando experiências do Reino Unido e Colômbia. Ela enfatizou a importância de uma abordagem integrada que considere não apenas o uso de tecnologia, mas também questões pedagógicas e culturais, além da necessidade de formação adequada dos professores e desenvolvimento de competências digitais dos alunos.

Adoção de tecnologias por estados e municípios

Roni Miranda, Secretário Estadual da Educação do Paraná e representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) destacou as ações da entidade acerca da educação digital, como por exemplo as atividades do Grupo de Trabalho de Tecnologia – no qual o CIEB é parceiro técnico, com o objetivo de fortalecer as políticas estaduais destinadas a adoção de tecnologias nas redes de ensino a partir de três eixos: infraestrutura, formação de equipes pedagógicas e gestão para tecnologias. Roni ressaltou a importância de garantir acesso equitativo à educação digital em todas as escolas, incluindo aquelas com acesso limitado à internet, além da necessidade de formação digital para os professores e uma abordagem personalizada para cada escola, levando em consideração as diferentes realidades e necessidades dos alunos e professores.

Luiz Miguel Martins, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci e Diretor da Região Sudeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) também trouxe importantes reflexões sobre a implementação da educação digital. Iniciou sua fala destacando os resultados do estudo “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações” realizado em parceria com o CIEB no ano de 2023 e enfatizou a importância da conectividade e da formação dos professores na implementação eficaz da educação digital. 

O dirigente também lançou luz sobre a necessidade de políticas e práticas educacionais adaptadas a cada realidade local e ressaltou o papel dos conselhos municipais de educação na construção de práticas pedagógicas inclusivas que incorporem a tecnologia de forma eficaz.

Já Fabiane Bitello,Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul, ressaltou o papel dos conselhos municipais na implementação da educação digital, destacando a importância de construir práticas pedagógicas significativas que incorporem a tecnologia de forma eficaz e colaborativa entre os diversos atores educacionais.

Assista ao evento na íntegra no youtube

Publicado em: Notícias Gerais