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UNESCO lança novo relatório global de tecnologia na educação

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Nos dias 26 e 27 de julho aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, o lançamento mundial do Relatório GEM 2023 da UNESCO sobre tecnologia na educação. Esta foi a primeira vez que o lançamento global do relatório foi realizado na América Latina.

Realizado em parceria da UNESCO com o Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e a Fundação Ceibal, o evento reuniu especialistas e profissionais das áreas de educação e tecnologia, além de representantes de organizações da sociedade civil e governos de países da América Latina.

A diretora executiva do CIEB, Julia Sant’Anna, participou remotamente do painel Tecnologia para uma educação inclusiva, equitativa, escalável e sustentável para a América Latina.

“Hoje, 60% das escolas brasileiras não utilizam a tecnologia para fins pedagógicos. Essa é uma situação que demanda ação urgente e esforço integrado para uma solução de longo prazo”, afirmou.

Nesse sentido, Julia Sant’Anna reforçou a importância de promover o acesso à conectividade e a recursos educacionais digitais integrados ao diário de classe e aos sistemas de gestão.  A diretora destacou ainda a atuação do CIEB para a melhoria da aprendizagem dos estudantes brasileiros por meio da tecnologia.

“O CIEB lidera uma coalizão de seis organizações da sociedade civil que trabalha em conjunto com o Governo Federal, os governos estaduais e municipais na construção de políticas públicas que visem esse trabalho integrado nas soluções de tecnologia para educação”, apontou a diretora executiva do CIEB.

Confira a fala de Julia Sant’Anna na íntegra:

Principais mensagens

De acordo com o Relatório GEM 2023, os avanços expressivos na tecnologia digital estão transformando o mundo rapidamente, mas ainda promovem mudanças desiguais. 

A publicação traz como exemplo a conectividade – que hoje é considerada um direito à educação – mas segue em proporções desiguais de acesso em todo o mundo. Segundo o relatório, apenas 40% das escolas primárias, 50% das escolas de primeiro nível da educação secundária e 65% das escolas de segundo nível da educação secundária estão conectadas à internet.

O relatório também aponta que a tecnologia digital aumentou o acesso a recursos de ensino e aprendizagem, mas muitos estudantes não têm muitas chances para usar tecnologias digitais em práticas escolares. Dados do material indicam que mesmo nos países mais ricos do mundo, somente cerca de 10% dos estudantes de 15 anos utilizam aparelhos digitais por mais de uma hora por semana para estudar matemática e ciência, por exemplo.

O que é o Relatório GEM?

O Global Education Monitoring Report (GEM Report) é um relatório anual publicado pela UNESCO. Baseado em evidências internacionais, é utilizado como ferramenta para monitorar os desafios educacionais e avanços no cumprimento das metas de educação relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) da ONU.

Em 2022, o CIEB participou da consulta online para a construção do Relatório GEM 2023. Em apresentação enviada para a UNESCO, contextualizamos o cenário de adoção de tecnologia pelas escolas públicas brasileiras e mostramos como  a organização, junto a outros atores do ecossistema, colabora com políticas de inovação e educação nas diversas instâncias de governo.

O Relatório recomenda que a tecnologia seja introduzida na educação com base em evidências que demonstrem que ela seja apropriada, igualitária, escalonável e sustentável. Ou seja, que contribua para alcançar melhores resultados na aprendizagem e complementar uma educação baseada na interação humana.

Acesse aqui o Relatório GEM 2023.

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