Jornada Escola Conectada

Após instalação do SIMET e diagnóstico das escolas, redes municipais de Alagoas avançam no tema da tecnologia

clique na imagem para ampliar

As ações são parte da Jornada Escola Conectada do CIEB com o Itaú Social e o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas

Após dois meses, as 17 redes de ensino municipais de Alagoas que fazem parte da Jornada Escola Conectada do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) avançaram em diversas ações para compreenderem melhor o cenário de tecnologia da sua secretaria e suas escolas. 

A iniciativa em Alagoas é resultado de uma parceria do Itaú Social e o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), que ampliaram a atuação no território através do CIEB. O acordo deverá impactar 328 escolas, 75.805 estudantes e 3.954 professores, de acordo com dados do Censo Escolar sobre esses municípios.

A Jornada faz parte da frente de atuação do CIEB que tem como parceiros e financiadores o BNDES Fundo Socioambiental e o Movimento Bem Maior. Saiba mais!

Por meio dos esforços coordenados pelos pontos focais das secretarias, as redes concluíram mais uma etapa e alcançaram resultados expressivos no preenchimento do Guia Edutec Diagnóstico com 100% de participação das escolas.

Além disso, a instalação do medidor Educação Conectada (SIMET) atingiu 93% das escolas, segundo dados do Mapa de Conectividade. A mobilização contou com o apoio técnico da MegaEdu. 

A partir dessas ferramentas, será possível identificar o nível de adoção de tecnologias digitais das escolas e mapear o contexto de cada secretaria na contração de recursos educacionais digitais pedagógicos ou de gestão.

Além de mensurar a qualidade da conexão das escolas, gerando dados que servem de insumo para políticas, ações e projetos de conectividade e para responsabilizar fornecedores pelo acesso e qualidade da internet. 

Publicado em: Jornada Escola Conectada, Notícias Gerais