Notícias Gerais

Evento aborda chaves para a transformação digital educativa

clique na imagem para ampliar

À luz da experiência do Ceibal no Uruguai, Cieb participa de encontro realizado pelo BID, que aponta os caminhos para a transformação digital da Educação.

A diretora-presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo, participou de um evento na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para celebrar os 15 anos de atuação do Ceibal. A organização uruguaia é pioneira no uso da tecnologia na educação na América Latina e foi uma referência para a criação do Centro de Inovação para a Educação Brasileira.

“Na época em que o CIEB foi criado, fizemos uma visita ao Ceibal no Uruguai e os fundadores ficaram muito impressionados com o que viram e exigiram nada menos de nós, uma organização iniciante. Portanto, a régua foi muito elevada desde o início e temos que agradecer ao Ceibal por isso,” afirmou a diretora-presidente do Cieb.

Lúcia Dellagnelo participou do painel Chaves para a transformação digital educativa à luz da experiência de Ceibal. Ao lado dela, estavam Leandro Folgar, presidente do Ceibal, Richard Culatta, CEO ISTE, Jean Claude Brizard, presidente e CEO da Digital Promise.

Para Lúcia, dois fatores-chave ajudaram o Ceibal a ter resultados tão bons. O primeiro, segundo ela, foi o foco do Ceibal nos elementos certos, desde o início, para usar tecnologia à serviço da educação, como ter uma visão multidimensional sobre o uso da tecnologia. Já o segundo elemento, estaria relacionado à continuidade.

“Todos sabemos que na América Latina é muito difícil ter continuidade de políticas públicas. Então, quando o Ceibal oferece essa continuidade e a capacidade de aprimorar políticas já existentes, isso tem um impacto notável em todo mundo”, afirmou a diretora-presidente do Cieb.

No evento, Lúcia também compartilhou a experiência do Cieb junto ao governo brasileiro, como o apoio ao Ministério da Educação para desenhar o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), que depois se transformou em uma política pública.

“Acredito que existam papéis complementares para organizações governamentais e não governamentais quando pensamos em tecnologia educacional,” apontou Lúcia.

Assista na íntegra o evento pelo canal do Youtube do BID.

Publicado em: Notícias Gerais