Notícias Gerais

CIEB reúne representantes do Banco Mundial e dos poderes Executivo e Legislativo do Brasil para levantar soluções para os desafios da conectividade e do uso de tecnologias na educação

clique na imagem para ampliar

Lideranças se reunirão no Seminário internacional Repensando o Papel das Tecnologias na Educação, que também terá a participação de membros da Anatel, RNP e NIC.br, com quem o CIEB desenvolveu o Mapa de Conectividade

Em comemoração aos seus cinco anos de atividades, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) realiza em 30 de março o Seminário Internacional Repensando o Papel das Tecnologias na Educação.

“A proposta é discutir o uso das tecnologias digitais na educação a partir das experiências com o ensino remoto na pandemia, além de debater como o Brasil pode viabilizar o acesso a equipamentos e conectividade para todas as escolas, crianças e jovens. Essa condição já era fundamental antes da pandemia e que agora se tornou inadiável”, diz Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

Michael Trucano, líder global para Inovação na Educação do Banco Mundial, está entre os palestrantes. Na ocasião, ele vai falar das estratégias empregadas por diferentes países para conectar seus estudantes e de que maneira essas experiências poderiam servir de inspiração e referência para o Brasil.

Outro destaque do evento é o lançamento do Mapa Integrado da Conectividade, desenvolvido pelo CIEB em parceria com o NIC.br a partir da necessidade de unir diversas bases de dados para informar melhor a situação de conectividade das escolas públicas brasileiras. A ferramenta traz informações sobre 140 mil escolas municipais e estaduais e permite uma série de consultas sobre como está o acesso à internet dessas instituições, qual é a qualidade desse acesso, quais são as fontes de recursos disponíveis para viabilizá-lo, entre outras informações.

Conectividade e uso de tecnologias nas escolas sob diferentes perspectivas

O evento está dividido em cinco painéis e contará com a presença de grandes lideranças.  O desafio que as secretarias de educação enfrentam para garantir conectividade de alta qualidade para escolas, estudantes e docentes será abordado por Claudio Furtado, secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba e membro do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação. Eduardo Jacomassi, da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Daniela Naufel Schettino, do Ministério das Comunicações (MCOM), e Nelson Simões, da Rede Nacional de Ensino e Pessoas (RNP), vão debater como podemos avançar para ajudar a ter todas as escolas e estudantes conectados.

Por fim, Mauro Luiz Rabelo, secretário adjunto de Educação Básica do MEC, e a deputada Tabata Amaral (PDT) falarão sobre como unir o melhor dos projetos direcionados à conectividade para educação (PL 3477/2020 e PLC 142) de modo a garantir, em curto prazo, a conectividade para a educação.

A transmissão será feita pelo YouTube a partir das 14h (horário de Brasília) com interpretação em Libras e tradução simultânea do inglês para o português.  As inscrições devem ser feitas aqui.

 

Programação:

14h: Abertura

14h15: Como os países estão usando a tecnologia para garantir a educação de todas as crianças e jovens – Michael Trucano (Banco Mundial).

15h:  Uso de tecnologias nas redes públicas: a visão de secretários e secretárias de educação – Claudio Furtado, secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba e membro do Consed.

15h30: Apresentação do Mapa Integrado de Conectividade na Educação – Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e Paulo Kuester Neto, analista de Projetos do NIC.br.

16h15: Como podemos avançar para conectar escolas e estudantes de todo o Brasil – Eduardo Jacomassi, gerente da Superintendência de Planejamento e Regulamentação e da Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso da Anatel; Daniela Naufel Schettino, coordenadora-geral de projetos de infraestrutura do Ministério das Comunicações, e Nelson Simões, diretor-geral da RNP.

17h:   Políticas públicas para viabilizar o uso de tecnologias na educação – Mauro Luiz Rabelo, secretário adjunto de Educação Básica do MEC, e Tabata Amaral, deputada federal.

17h30: Encerramento.

 

Serviço

O quê: Seminário Internacional: Repensando o Papel das Tecnologias na Educação.

Quando: 30 de março

Horário: das 14h às 17h30

Local: https://www.youtube.com/channel/UCLsXTZx271nx9j88WVeJ8mQ

Publicado em: Notícias Gerais